Dois pequis cortados ao meio sobre uma mesa de madeira

Se você já teve a sorte de provar o pequi, sabe que esse fruto do cerrado goiano é muito mais do que apenas uma iguaria regional.

O pequi é uma verdadeira explosão de sabor que tem conquistado paladares ao redor do país. E se você ainda não teve o prazer de experimentar, está prestes a descobrir um mundo de sabores incríveis que o pequi pode oferecer.

Aqui a gente vai te levar por uma viagem gastronômica incrível, aproveitando para mostrar como ele pode ser usado de maneiras que vão te surpreender.

O que é Pequi?

O pequi, cientificamente conhecido como Caryocar brasiliense, é um fruto que ganhou esse nome por sua característica de “pele espinhenta", de acordo com a língua Tupi.

Essas fruteiras são nativas do cerrado brasileiro, facilmente reconhecíveis por sua altura imponente, folhas grandes e uma penugem super peculiar. No entanto, a verdadeira estrela é o fruto em si. O pequi, aproximadamente do tamanho de uma maçã, tem uma polpa amarela, macia e saborosa, que conquista muitos paladares por aí.

Mas, aqui vai um pequeno aviso: essa deliciosa polpa vem com uma camada de espinhos finos por baixo. O jeito certo de apreciar a fruta é ir raspando ela com os dentes, até que o amarelo da fruta comece a ficar esbranquiçado - é aí que ficam os espinhos.

Lembre-se disso, viu? Nunca morda um pequi! Se não, vai ficar com a língua e o céu da boca cheinhos de pequenos espinhos.

Agora sim, vamos embarcar nessa jornada gastronômica!

Por que o Pequi é tão popular na culinária goiana?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem quando experimentam pela primeira vez as deliciosas iguarias preparadas com esse fruto do cerrado.

Quando você visita Goiás, é impossível não se deparar com pratos que celebram o pequi. Mas por que essa fruta é tão especial para a culinária local?

A resposta está nas raízes culturais - quando os tropeiros exploravam a região - e na riqueza do cerrado, que proporciona condições perfeitas para o crescimento da fruta.

A fruta é colhida durante a temporada quente do cerrado, entre dezembro e março, quando ela atinge todo o seu sabor e aroma. Essa colheita é mais do que um momento importante para a economia local; é um ritual que marca o início de uma temporada de pratos incrivelmente saborosos.

O pequi é versátil, mas brilha especialmente quando combinado com arroz, frango, carne e outros ingredientes do centro-oeste. O arroz com pequi é um clássico goiano, e a simples adição deste fruto transforma o prato em uma iguaria irresistível.

E a tradição do pequi não se limita apenas à cozinha! Ela se estende às conversas nas mesas de jantar, às receitas de família transmitidas de geração em geração e às festas que celebram a cultura local.

Comer pequi é uma experiência social, uma maneira de se conectar com as raízes e compartilhar histórias enquanto se curte um sabor que é verdadeiramente único!

Quais os benefícios do pequi?

É claro que uma fruta tão popular e cultural carrega vários benefícios para a saúde!

Vamos listar os principais benefícios do pequi para você ficar com ainda mais vontade de experimentar! Olha só:

  • O pequi é rico em nutrientes, vitaminas A, C e B, além de fibras e gorduras saudáveis;
  • É muito bom para a saúde capilar, deixando seu cabelo mais macio e brilhante, além de auxiliar no tratamento de cabelos danificados, ásperos e quebradiços;
  • É um fruto antioxidante: melhora a imunidade e previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a digestão, por conta do alto teor de fibras;
  • Com grande quantidade de potássio e as propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar no controle da pressão arterial;
  • É ótimo para a visão: rico em vitamina A e carotenóides, promove a saúde dos olhos;
  • Melhora a sua pele quando utilizado como óleo;
  • Pode prevenir o câncer de fígado;
  • O alto teor de ácidos graxos monoinsaturados faz com que os níveis de colesterol no sangue diminuam.

Vários destes benefícios podem ser absorvidos pelo óleo de pequi, mas comer a fruta faz muito bem também!

E quais os principais pratos goianos com pequi?

visão aérea de uma panela aberta de arroz com pequi e uma colher de madeira ao lado

Agora que você já sabe o que é pequi, como comer a fruta, suas raízes culturais e benefícios que traz para a saúde, chegou a hora de ficar com água na boca enquanto conhece os pratos goianos com pequi!

E esses aqui são só os mais tradicionais, viu? Quando você for para Goiás, vai perceber que essa frutinha é aproveitada em muitos outros pratos.

Arroz com pequi

Quando se trata da culinária goiana, poucos pratos são tão icônicos quanto o famoso arroz com pequi.

É um prato apreciado por sua simplicidade e, ao mesmo tempo, pela complexidade de sabores. No seu aspecto mais básico, estamos falando do arroz branco cozido com pequis e um tempero especial. A mágica acontece quando os sabores se entrelaçam durante o cozimento.

Ele frequentemente enfeita as mesas durante festas tradicionais, eventos familiares e celebrações locais.

Este prato muitas vezes é servido com carne, especialmente frango, que complementa perfeitamente o sabor do pequi. Outro acompanhamento popular é a guariroba, um tipo de palmito típico da região.

Galinhada com pequi

A galinhada com pequi tem raízes profundas na cultura goiana. É uma herança da influência indígena, o resultado é uma harmonia perfeita entre sabores e muita história!

A preparação deste prato exige habilidade e atenção aos detalhes. Primeiro, a galinha caipira é cozida lentamente até ficar macia e saborosa. Em seguida, o pequi, que é conhecido pelo sabor distinto, é cuidadosamente preparado e adicionado ao cozido.

Frango com pequi

Quando se fala em pratos típicos de Goiás, não tem como deixar de fora o frango com pequi!

É um prato que celebra a simplicidade dos ingredientes locais e a criatividade na cozinha. A combinação do frango com a frutinha é o que torna esse prato tão especial.

A preparação do frango com pequi é uma tradição em Goiás. O segredo está na maneira como o pequi é preparado antes de ser adicionado ao prato. Ele é colhido, aberto com cuidado para evitar espinhos e cozido em água e sal. Esse processo é essencial para eliminar o gosto amargo característico do pequi.

O frango, que é uma carne muito apreciada na culinária goiana, é cozido lentamente até ficar suculento e cheio de sabor. E então, o pequi já cozido é adicionado à panela.

Para completar a festa, o frango com pequi é frequentemente servido com arroz branco e guariroba. Esses acompanhamentos adicionam textura e complementam o gostinho de Goiás.

Salada goiana

A salada goiana é um prato típico da região, que combina ingredientes frescos e o toque especial do inconfundível gosto do pequi. Os ingredientes básicos incluem tomate, cebola, pimenta e cheiro-verde.

O segredo da salada goiana está na maneira como o pequi é preparado. Primeiramente, os espinhos são retirados com cuidado, e então o fruto é cozido até ficar macio. Após o cozimento, ele é cortado em pedaços pequenos e adicionado à salada.

Quando você experimenta a salada goiana, é uma explosão de sabores na boca. O frescor dos vegetais se mistura ao aroma do pequi, criando um prato que é ao mesmo tempo leve e repleto de sabor.

Então, quando estiver em Goiás, não deixe de experimentar a salada goiana. É uma maneira deliciosa de curtir os sabores autênticos do cerrado.

E por falar em quitutes goianos, que tal aproveitar os melhores sabores e ainda curtir o Rio Quente Resorts?

E aí, gostou de conhecer mais dessa parte tão gostosa da cultura goiana?

Agora, e se você juntar isso com fontes de águas termais que vão fazer você descansar e viver uma experiência inesquecível? Além de restaurantes que também oferecem as melhores gostosuras do cerrado, o Rio Quente Resorts tem piscinas incríveis, com águas naturalmente quentes, além de muitas atrações no meio da natureza.

A gente espera você aqui!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos