Paisagem do cerrado goiano, com uma árvore em primeiro plano e o pôr do sol ao fundo

Você já ouviu falar no Cerrado goiano, né?

Mesmo que o nome não te pareça muito familiar, você com certeza já deve ter visto alguma foto das paisagens espetaculares da Chapada dos Veadeiros, por exemplo. Vales cortados por longos rios, imensos chapadões cobertos por vegetação verde, cachoeiras, rios, paredões rochosos…

Pois é, as belezas do Cerrado são mesmo de tirar o fôlego. Por isso, o bioma é queridinho de quem adora uma boa aventura em contato com a natureza ou busca um destino perfeito para relaxar e fugir da rotina. E se as imagens já impressionam, pode acreditar: elas ficam ainda mais incríveis quando você conhece a grandeza do Cerrado.

Hoje, a gente te ajuda a desvendar os encantos infinitos dessa área tão especial. Pode se preparar para uma jornada inesquecível, pois estamos prestes a te levar para aprender um pouco mais sobre o Cerrado goiano e os tesouros que ele guarda.

Separa aí os seus melhores sapatos de trilha e vem com a gente!

Por que o Cerrado goiano é tão conhecido no turismo radical?

Savana Brasileira. Caixa d’água do Brasil. Berço das Águas… Os títulos que o Cerrado recebe são muitos.

Como você deve ter percebido, todos esses apelidos carinhosos deixam bem nítida a importância imensa que ele tem para o país. E não é à toa: estamos falando de um bioma que cobre 25% do território nacional, ficando atrás apenas da Floresta Amazônica quando o assunto é extensão.

Apesar de passar por muitos estados e proporcionar muitos dos mais lindos pontos turísticos da região Centro-Oeste, é em Goiás que o Cerrado exibe sua potência máxima. As paisagens por lá são completamente dominadas pelo precioso bioma, o que atrai uma grande quantidade de turistas interessados em conhecer essa imensidão de pertinho.

Diz aí: você curte fazer trilhas passando pelo coração da mata? O Cerrado Goiano tem várias. Quer apreciar vistas incríveis, com direito a cânions e cordilheiras que se estendem até o horizonte? Vai encontrar as oportunidades perfeitas em Goiás também. Agora, se você prefere tomar longos banhos de rio e se refrescar em quedas d’água lindas… Adivinha!

As águas, aliás, são o maior trunfo do Cerrado goiano. O apelido de Berço das Águas nasceu justamente porque o bioma abriga muitos recursos hídricos grandiosos, incluindo as famosas cachoeiras de Goiás. O estado está cheio de nascentes, rios e praias fluviais que não deixam a desejar em nada quando comparadas ao oceano. Isso sem falar nas fontes termais, de onde brotam águas naturalmente mornas. Parece mágica!

Por todos esses motivos – e outros, que vamos te mostrar já já –, o turismo no Cerrado goiano deixa muita gente apaixonada. As possibilidades de ecoturismo em Goiás são praticamente inacabáveis tanto que sempre dá para montar um roteiro com a sua cara: de trilhas suaves até atividades radicais, como rapel e escalada, nunca falta o que fazer por lá.

Quais são os frutos do Cerrado goiano?

Além da geografia agraciada pela natureza, que já abordamos aqui, o Cerrado também guarda muitos tesouros preciosos quando o tema é biodiversidade.

Árvores frutíferas, gramados, arbustos, campos e florestas garantem a tonalidade de verde intenso – ou amarelo, a depender do lugar e da época do ano – que torna as paisagens do Cerrado goiano tão vistosas. E essa explosão de vida proporciona muitos ingredientes usados nos deliciosos pratos típicos de Goiás. O melhor exemplo, é claro, é o dos adorados frutos do Cerrado.

Entre as estrelas da culinária do estado, estão o pequi, o baru, o buriti, o bacupari e o murici. Usados em doces artesanais, sucos, sobremesas e até pratos salgados, os frutos do Cerrado são um espetáculo à parte! Sério, você vai concordar com a gente assim que provar um bom arroz com pequi ou um picolé de buriti.

E quais os principais animais do Cerrado goiano?

Como é de se imaginar, não são só os humanos que adoram a rica vegetação de Goiás e os saborosos frutos do Cerrado.

O bioma é habitado por uma gigantesca variedade de animais, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção. A gente poderia facilmente passar um texto inteirinho falando só sobre os animais do Cerrado goiano, de tão diversa que é a fauna. Entre os simpáticos habitantes que você pode encontrar durante a sua estadia, estão a ema, o tamanduá-bandeira, o quati, o lobo-guará, o cachorro-do-mato e o tatu-canastra.

E antes que você se preocupe, a gente te acalma: os bichinhos não representam perigo para os visitantes que desbravam o Cerrado. É só admirá-los de longe e seguir as orientações dos guias de turismo. Talvez você até tenha a chance de apreciar o espetáculo que é a revoada das araras!

Qual a melhor época do ano para fazer ecoturismo no Cerrado goiano?

Se você deseja curtir as férias no Cerrado goiano, vai adorar saber que ele oferece ótimas possibilidades de passeios e atividades radicais durante o ano todo.

Mas a maioria dos aventureiros prefere visitar a região no período entre maio e setembro, conhecido por ser a época de seca no Cerrado. Nesses meses, as chuvas são menos frequentes, o que deixa programações como trilhas um pouco mais seguras e facilita o acesso a alguns pontos turísticos. É também nessa temporada que as cachoeiras e rios exibem mais intensamente a beleza das águas cristalinas, com menos formação de trombas d’água.

Caso você não consiga viajar durante a seca, fica a dica: o mês de outubro, considerado um período de transição climática, também é uma ótima época para visitar o Cerrado goiano.

Principais belezas do Cerrado goiano

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em um cenário do cerrado goiano

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre os elementos que fazem do Cerrado goiano um lugar tão único, é hora de conhecer as belezas que te esperam nele.

É claro que um bioma tão grande está cheio de locais que valem um espaço no seu roteiro, mas aqui, vamos te mostrar os pontos que mais deixam os visitantes de queixo caído. Confira, abaixo, nossa lista especial com alguns dos maiores atrativos do Cerrado!

Chapada dos Veadeiros

Não tem como negar que a Chapada dos Veadeiros é a grande estrela do Cerrado goiano.

Na verdade, estamos nos referindo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma unidade de conservação ambiental com mais de 240.600 hectares de extensão. Estendendo sua imensidão por vários municípios de Goiás, o parque preserva uma porção muito especial do Cerrado goiano: o Cerrado de altitude. Por isso, os cenários por lá são verdadeiramente cinematográficos.

As principais portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros são os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante. Entre as principais atrações, estão a Trilha da Siriema (ótima para quem prefere percursos de baixa dificuldade), a Trilha dos Cânions. Se você busca uma dose extra de emoção, pode se jogar na Trilha das Sete Quedas!

Cristalina

Como o próprio nome sugere, o município de Cristalina se destaca pela preciosidade de seus recursos geológicos, como cristais variados.

Além de criar formações rochosas de beleza incomparável, a composição única dos minerais de Cristalina faz com que as águas tenham uma coloração diferenciada. Não faltam opções de lagoas e poços de tonalidade azul-turquesa que rendem banhos refrescantes e, é claro, fotos fantásticas. Entre um mergulho e outro, aproveite para conhecer um dos pontos turísticos mais adorados da região, a curiosa Pedra Chapéu do Sol. Ela existe há mais de um bilhão de anos (sim, tudo isso!), impressionando goianos e visitantes com seu formato peculiar.

Mambaí

Menos conhecida do que os destinos que apresentamos antes, Mambaí fica na porção norte de Goiás, quase na divisa com a Bahia.

A pacata cidadezinha tem aquele charme rústico perfeito para viagens relaxantes. Mas não pense que as oportunidades de aventura são poucas: Mambaí abriga mais de 200 cavernas (contando só com as catalogadas!), além de 20 cachoeiras e mais uma enorme quantidade de cânions e fervedouros. Tudo isso ainda está rodeado por grandes áreas de mata nativa! Se for visitar a cidade, não deixe de conhecer o Cânion do Funil e a Cachoeira do Funil. A Cachoeira Paraíso do Cerrado também é de uma beleza incomparável.

Aruanã

Que tal curtir um dia na praia, bem longe do litoral? Essa é uma das experiências que você pode ter em Aruanã!

Como já mencionamos aqui, apesar de não ser banhado pelo mar, Goiás é um estado cheio de praias de água doce incríveis. Em alguns lugares, as orlas são tão imensas que você até tem a impressão de estar olhando para o oceano por alguns instantes. Em Aruanã, entretanto, a vegetação verde que forma o pano de fundo da Praia do Araguaia faz parte do encanto. Formada pelo rio de mesmo nome, a praia tem uma grande faixa de areia com espaço e opções de entretenimento para todo mundo: dá para pescar, aproveitar um mergulho tranquilo ou aproveitar os clubes e bares que agitam o município depois que o sol se põe.

Terra Ronca

Assim como a Chapada dos Veadeiros, o Parque Estadual da Terra Ronca é responsável por proteger um número enorme de grutas e cachoeiras.

A imensa área de preservação ecológica é a prova perfeita de que o Cerrado goiano tem paisagens apaixonantes tanto na superfície quanto debaixo da terra. Se você adora conhecer cavernas e rios subterrâneos, esse destino vai te conquistar! Nada se compara à emoção de caminhar pelas trilhas que levam a pontos como a Caverna da Angélica. Na Caverna São Bernardo, você vai se deparar com o Rio Palmeira, responsável por cavar as galerias cheias de estalactites que parecem esculpidas à mão.

Antes ou depois de se aventurar no Cerrado goiano, vem pro Rio Quente Resorts!

Até aqui, você com certeza já percebeu que os cenários do Cerrado goiano parecem saídos de um livro de fantasia.

E eles são ainda mais fascinantes quando você tem o privilégio de vê-los de pertinho. O melhor de tudo é que essa exuberância natural garante experiências inesquecíveis para visitantes dos mais diversos perfis: não importa se a sua vibe é mais aventureira ou se você prefere um passeio relax, a natureza de Goiás tem um cantinho para as suas férias.

Quer curtir as paisagens com o máximo de conforto e se banhar nas águas termais que são tão características do Cerrado goiano? Vem pro Rio Quente Resorts! Nossa super estrutura é especialmente pensada para te fornecer a melhor experiência de estadia, com toda a comodidade que sua família merece – e, é claro, a beleza que só Goiás pode oferecer –.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos