Piscina de ondas e lagos estão se popularizando ao redor do mundo. Agora, é possível aproveitar um clima litorâneo e até mesmo praticar surfe em locais antes inimagináveis.

Muitos parques aquáticos contam com essa atração, chamando a atenção do grande público e especialmente daqueles que não moram tão perto da praia, ou então, preferem aproveitar o clima litorâneo em um local mais confortável.

Como as piscinas de ondas artificiais surgiram?

A primeira piscina de ondas foi construída em 1927, em Budapeste (Hungria), e fez grande sucesso, especialmente entre turistas. Dez anos depois, uma piscina semelhante foi criada em Londres.

Mas registros apontam que a primeira vez que o homem “fabricou” ondas foi no século 19, quando Ludwig II, rei da Bavária, eletrificou um lago que havia ao redor de seu castelo, criando, assim, as ondas artificiais. 

Entre os anos 1990 e 2000, vários parques temáticos adotaram a ideia de piscina de ondas, algumas delas ideais para a prática de surfe, como a Typhoon Lagoon na Disney americana. 

No mesmo período, deu-se início a novos conceitos de piscinas de ondas, dessa vez voltadas para a prática de surfe. Entre eles, destacam-se os conceitos de Kelly Slater e Greg Webber, duas grandes referências no esporte.

Como funciona a piscina de ondas

Na praia, as ondas são formadas por conta do vento. Um acúmulo formado pelas moléculas de ar junto às moléculas de água causa uma perturbação em determinadas áreas e, assim, as ondas naturais se formam.

Mas e na piscina de ondas? Para saber como funciona a piscina de ondas, é necessário saber como é a máquina que “fabrica” as ondas. Ao contrário do que se pode pensar com base na criação de ondas por Ludwig II, as ondas em uma piscina não são feitas com eletricidade. Tudo funciona como uma espécie de barreira mecânica.

A água da piscina é empurrada até determinado ponto por essa máquina. Com isso, a energia do movimento realizada por esse mecanismo se dissipa na água e forma as ondas. É muito semelhante ao que acontece quando movemos as mãos em uma bacia com água.

Onde encontrar a piscina de ondas?

Em muitos países do mundo há ao menos uma piscina com ondas, seja em um parque aquático ou em um local estratégico, para receber eventos como competições de surfe. Veja abaixo alguns países que possuem esse tipo de piscina.

Austrália

A grande sensação no momento é a URBNSRF, na Austrália. Ela é a primeira piscina de ondas artificiais do mundo, com o tamanho ideal para a prática de surfe. São mil tubos perfeitos a cada hora, cada um de seis pés. 

O local foi projetado com o intuito de receber campeonatos de surfe em piscinas com ondas artificiais — categoria que tem ganhado muito espaço dentro do esporte, quebrando diversos preconceitos. 

Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem uma considerável quantidade de piscinas de ondas artificiais, entre elas a Surf Ranch, do surfista Kelly Slater, construída em 2017. Mas mesmo pertencendo a uma estrela do esporte, essa ainda não é uma das principais referências. 

A Big Surf, que fica no Arizona, foi construída em 1969 e é considerada uma das primeiras piscinas de ondas artificiais do país. Ela serviu, ainda, de cenário — e também de inspiração — para o filme North Shore (Desafio no Havaí, em português). 

Brasil 

É possível encontrar uma piscina de ondas em Caldas Novas, que está localizada na maior praia artificial de águas naturalmente quentes do país: em Goiânia. Ela está localizada dentro do Hot Park e é chamada de Praia do Cerrado. 

Nela são ministradas aulas de surfe para grupos de oito pessoas e crianças a partir dos sete anos. Ela é ideal para quem deseja aprender o esporte, uma vez que suas ondas não passam de 1,20 m de altura. 

Piscina de ondas é no Hot Park!

Agora que você sabe onde encontrar uma piscina de ondas no Brasil, que tal conhecê-la? Faça uma visita ao Hot Park e venha desfrutar de ótimos momentos de diversão e relaxamento nas águas termais do Rio Quente!

Confira nossos pacotes promocionais e venha nadar na nossa praia artificial! 


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos