É fato: ninguém planeja uma viagem pensando no cancelamento. Contudo, imprevistos podem acontecer e mudar completamente os planos. Nesse momento, uma das grandes preocupações é como cancelar passagem de avião.

Sabendo da preocupação dos viajantes em situações como essa, o Rio Quente criou um conteúdo explicando quais são os direitos dos passageiros que precisam cancelar a passagem. Confira o texto abaixo e veja como agir.

Como cancelar a passagem aérea?

Na verdade, o processo de como cancelar passagem aérea não é complicado. A solicitação pode ser feita diretamente no guichê da companhia ou por outros canais da empresa, como site ou telefone.

Inclusive, é indicado verificar as políticas da companhia e os seus direitos como consumidor antes mesmo de finalizar a compra da passagem. Desse modo, você fica ciente das porcentagens de reembolso em caso de cancelamento, além de saber como solicitá-lo quando for necessário.

As passagens promocionais merecem uma atenção especial porque, em muitos casos, cobram uma taxa alta de cancelamento ou remarcação, podendo chegar a 60% do valor da tarifa. Portanto, lembre-se de verificar essas informações antes de fechar uma compra.



cancelar passagem

Cancelamento de passagem e reembolso

Cancelamento de passagem aérea e reembolso são assuntos que caminham juntos. Isso porque qualquer pessoa pode cancelar uma passagem, mesmo faltando poucos minutos para o embarque. Entretanto, a dúvida do consumidor costuma estar relacionada com a possibilidade de ressarcimento financeiro.

As regras de reembolso de passagem aérea podem variar de acordo com a companhia, assim como a porcentagem do investimento que será devolvida ao consumidor. No entanto, algumas situações são regularizadas por órgãos oficiais, que garantem direitos ao passageiro. Confira abaixo.

Prazo de 24h após a compra

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros podem solicitar o cancelamento de passagem aérea no período de 24h após a compra e conseguir o reembolso integral do ticket. 

No entanto, isso só é válido em compras realizadas com 7 dias ou mais de antecedência do embarque. Então, se o consumidor comprou uma passagem no dia 5 para embarcar no dia 10, a regra das 24h não pode ser aplicada.

Problemas de saúde ou falecimento na família

Algumas situações são inesperadas e nos fazem questionar: como faço para cancelar minha passagem aérea? Em casos de problemas de saúde ou falecimento de um membro familiar, o passageiro recebe o reembolso quase integral da passagem, com retenção de 5% a 10%.

Contudo, será necessário enviar documentos oficiais que comprovem a situação para a companhia. Então, faça isso o mais rápido possível. Desse modo, a empresa poderá aprovar o cancelamento e efetuar o pagamento.

Taxa de cancelamento

Você já ficou em dúvida sobre qual o prazo para cancelamento de passagem aérea? Então, saiba que não existe um período específico, sendo possível cancelar a passagem a qualquer momento, mesmo próximo ao embarque.

Entretanto, também é importante saber que existem taxas de cancelamento. Isso significa que é necessário pagar um valor à companhia para que ela faça o ressarcimento da passagem. Veja algumas ocasiões em que isso acontece.

  • No-show: quando o passageiro não embarca nem avisa a companhia aérea. Nesse caso, a empresa perde a chance de vender a passagem, o que justifica a cobrança da taxa. O valor pode ser fixo ou variável, dependendo do regulamento da companhia;
  • Taxa ou multa de reembolso: o passageiro poderá receber o reembolso, mas precisará pagar uma taxa. Ela também está presente no regulamento das empresas, podendo ser fixa ou variável;
  • Taxa ou multa de alteração: alguns passageiros optam pela alteração do voo, uma vez que ainda pretendem viajar. Nesses casos, uma taxa de alteração é cobrada;
  • Diferença de tarifa: quando o passageiro escolhe mudar a passagem, a empresa também pode cobrar pela diferença de valor entre a primeira tarifa e a segunda.

Venha para o Rio Quente!

É importante lembrar que as regras para cancelar a passagem também foram flexibilizadas durante a pandemia. Por isso, vale manter atenção redobrada no momento da compra e conhecer todos os seus direitos.

Agora que você sabe como agir nessas situações, já pode marcar as próximas viagens com mais segurança. No Rio Quente, estamos adotando todos os protocolos de higiene, além de operar com capacidade reduzida. Assim, tanto os hóspedes quanto a nossa equipe ficam seguros. 

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