Saber como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele é a principal garantia da diversão nos passeios em dias mais ensolarados e também de sua saúde a longo prazo.  

Mesmo sendo um produto simples, mas com grande importância, ainda há muitas dúvidas que cercam esse assunto. Para esclarecer todas essas questões, confira a seguir as informações necessárias para poder escolher o protetor solar ideal.

Antes de mais nada, o que é FPS?

Para saber como se proteger do Sol da maneira correta, é necessário entender primeiramente o que significa algumas siglas que, inclusive, estão presentes nas embalagens de filtro solar.

Uma delas é a FPS, ou Fator de Proteção Solar. Essa é a primeira sigla que encontramos nas embalagens de absolutamente todos os protetores solares disponíveis no mercado. Ela, inclusive, segue acompanhada de um número, que pode ser 15, 30, 40, 50, 60 ou 70.

Esse FPS exposto nas embalagens representa o quanto a pele será protegida, quando exposta ao Sol. Ou seja, no caso de utilizar um protetor solar FPS 30, isso significa que a sua pele levará 30 vezes mais tempo para sofrer algum dano, como vermelhidão, por exemplo.

Como escolher o protetor solar ideal

Popularmente, é comum ouvir que as pessoas de pele mais clara devem utilizar o protetor com maior FPS. E essa informação está correta! As peles de tonalidade mais clara possuem menos melanina, que é a nossa proteção solar natural. 

Além disso, quem possui peles mais sensíveis, com melasmas e rosáceas, antecedentes próprios ou casos na família de câncer de pele, quem faz tratamento estético com laser e ácidos e aqueles que se expõem por muito tempo ao Sol devem utilizar os filtros solares com FPS mais alto. 

Outros pontos que podem interferir na escolha do filtro solar é o tipo de pele. Quem possui peles secas a normais pode usar os produtos tradicionais, que costumam ser um pouco mais oleosos, para espalhar melhor no corpo. 

Agora, para quem sofre com a oleosidade, é recomendado utilizar um protetor solar para pele oleosa. Assim, evita-se qualquer desconforto e, também, possível surgimento de acne no corpo e no rosto.

como escolher o protetor solar

Protetor facial

Entre os diversos tipos de protetor solar disponíveis no mercado, encontramos aqueles específicos para determinadas áreas do corpo. Isso não quer dizer que eles protejam mais do que aqueles voltados para todo o corpo, mas, sim, que eles têm mais relação com o conforto de quem os usará.    

Um exemplo é o protetor solar facial. Não é errado utilizar o protetor corporal no rosto, porém a pele das demais regiões costumam ter aspectos diferentes. Pode acontecer, por exemplo, do rosto ser mais oleoso que outras áreas. 

Por isso, se você é uma das pessoas que sofre com pele oleosa, busque por protetores específicos para cada área e tipo de pele. Há filtros solares com toque seco, tanto para o rosto quanto para o corpo; assim, eles oferecem maior conforto.

Protetor labial

Assim como escolher protetor solar para a pele do corpo é importante, o labial também não pode passar despercebido na proteção. É importante utilizar filtros solares específicos para os lábios, que podem se cortar quando expostos a temperaturas mais altas.

Como usar protetor solar    

Ficar com a pele branca por causa do protetor solar não é sinal de que a pele estará mais protegida. Assim como escolher protetor solar é importante, é necessário saber aplicá-lo corretamente, para que haja o efeito esperado. 

  • Face e pescoço: aplicar o equivalente a uma colher de chá de filtro solar;
  • Braços, dorso, tórax e abdômen: aplicar o equivalente a uma colher de chá de filtro solar, em cada área,
  • Pernas: aplicar o equivalente a duas colheres de chá de filtro solar, em cada.  

Mais importante do que saber a quantidade certa de produto a ser aplicada em cada região do corpo, é se lembrar de reaplicá-lo após mergulhos e muito tempo de exposição ao Sol. A água da piscina e do mar, e também o suor, comprometem a eficácia do produto. 

Por isso, é importante manter o protetor solar entre os itens indispensáveis na bolsa de piscina ou praia. Lembre-se de reaplicá-lo após algumas horas de exposição, ou a cada vez que se molhar. 

Aproveite o Sol com segurança

Agora que você sabe como escolher o protetor solar, basta aproveitar o Sol com segurança. E que tal curtir os dias mais quentes nas piscinas do Rio Quente resort?

Pegue seu protetor solar — ou protetores — e aproveite os dias ensolarados para aproveitar todas as nossas atrações, além do Hot Park. Temos opções de lazer para toda a família. Aproveite nossos pacotes promocionais!  Ficou com dúvida sobre nossos pacotes ou atrações? Confira nosso FAQ com mais informações.








Quer falar com a gente?

É só nos chamar no telefone a qualquer hora!

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia