As águas que alimentam as 20 piscinas do complexo Rio Quente Resorts são provenientes da Serra de Caldas Novas. Ao todo, são 18 nascentes de águas quentes, correntes e naturais que produzem até 5,2 milhões de litros por hora, a 37,5º C. Até chegarem ao Rio Quente Resorts, Hot Park e Praia do Cerrado, percorrem um longo trajeto, que envolve o tratamento de desinfecção para garantir a saúde dos banhistas. Mas seu caminho não para por aí: elas são reaproveitadas nas mais diversas atividades internas dos hotéis.

O Grupo Rio Quente sempre considerou as ações de sustentabilidade importantes e já ganhou diversos prêmios por essas iniciativas. Essa postura não é um favor, mas uma obrigação que todas as empresas deveriam ter. Diversas indústrias utilizam recursos naturais que demandam tempo para serem repostos. Muitas vezes, a produção não acompanha esse processo e a consequência é a degradação da natureza. Para mudar este cenário, nosso planeta precisa de organizações com mais consciência. E o Grupo Rio Quente se tornou uma delas.

Atualmente, contamos com um consistente programa sustentável, o qual faz gestão de Emissões Atmosféricas, Recursos Naturais, Ambiental de Obras, Resíduos Sólidos, Responsabilidade Social e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Entre todos, este último tem papel fundamental, visto que a água é o ativo mais importante do complexo. A nossa grande preocupação é manter a preservação das águas, evitando a degradação da bacia hidrográfica e diminuindo o impacto ambiental.

Como funciona o reuso da água no Grupo Rio Quente

No complexo Rio Quente Resorts, a água é usada diversas vezes, pois nos preocupamos com seu uso consciente. O primeiro aproveitamento da água é na utilização nas piscinas do Parque das Fontes, que naturalmente já possui padrão de balneabilidade. Dos 5,2 milhões de litros por hora, 3% são novamente tratados, tornam-se potáveis e são bombeados para os reservatórios que abastecem os hotéis, cozinhas, área administrativa e lavanderia. Os jardins também são regados com água de um terceiro aproveitamento, em um sistema totalmente automatizado, que economiza até 50% mais do que a rega manual.

A água que vai pelo ralo não é desperdiçada: a empresa conta com a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), própria do Grupo Rio Quente, que devolve as águas para o Rio Quente. O sistema tem capacidade para tratar 1.800 m³ de esgoto por dia com eficiência média de 86% de remoção da carga orgânica.

Ações como essa tornaram o Grupo Rio Quente o primeiro resort a receber a Certificação ISO 14001, norma internacional que reconhece as organizações preocupadas com a gestão de impactos ambientais. A sustentabilidade e o uso consciente da água são aspectos muito importantes aqui no Rio Quente Resorts.

Quer conhecer mais sobre as ações de sustentabidade dentro do complexo Grupo Rio Quente? Veja a nossa página que fala sobre o Resort mais sustentável do Brasil.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos