Planejar uma viagem em família é sempre uma ótima ideia. Reservar um tempo para aproveitar a convivência com filhos, cônjuge, pais e irmãos é uma forma de fortalecer o relacionamento entre todos.
 
Entretanto, viajar com a família demanda muito planejamento e a escolha do destino adequado ao perfil dos viajantes. O ideal é prezar pelo conforto e pela praticidade, sempre pensando nas necessidades específicas dos seus familiares. Não é por acaso que os resorts são a opção mais frequente para quem viaja em família. 
 
Neste artigo, a equipe do Rio Quente Resorts reuniu algumas dicas para facilitar o planejamento da sua próxima viagem em família. Acompanhe e descubra!
 

Organize as despesas

O primeiro passo ao planejar uma viagem em família é organizar as despesas. Assim, você consegue visualizar com o que pretende gastar, tendo em mente um orçamento predefinido. As despesas também levam você a definir qual será o destino escolhido.
 
Muitas famílias preferem fazer viagens de turismo doméstico — dentro do país — em função da praticidade e da segurança caso ocorra algum imprevisto. O lado bom dessa escolha é que há muitos destinos para viagem em família no Brasil.
 
Antes de falar sobre lugares, vamos voltar para as finanças. A primeira dica é definir os gastos com transporte e hospedagem.
 

Transporte

As despesas com transporte dependem do meio escolhido para realizar a viagem. O avião, por exemplo, tem um custo que envolve a passagem, o número de malas e de pessoas. Já o carro engloba os valores da gasolina e dos pedágios. Já o ônibus tem o preço por passageiro e o possível excedente de bagagens. Diante disso, estabeleça o orçamento necessário para superar essa etapa. 
 

Hospedagem

Um ponto importantíssimo para se planejar financeiramente é a hospedagem. Existem algumas opções de acomodações baratas, que incluem apenas o pernoite, sem os serviços de alimentação, e outras mais completas, que oferecem café da manhã, almoço e jantar, por exemplo.
 
Caso a ideia seja optar por pacotes de viagem em família, com bom custo-benefício, a dica é investir nos resorts. Além de acomodações aconchegantes, que comportam todos os membros da família, os estabelecimentos oferecem diversas atrações sem custos adicionais.
 
Além disso, quem vai viajar com criança sabe que uma boa hospedagem faz toda a diferença na experiência de todos. Os resorts oferecem atividades que mantêm as crianças entretidas o dia inteiro. 
 

Outras despesas

Ao longo de uma viagem em família, é normal surgirem despesas adicionais. Isso acontece porque, durante a estadia, há passeios e visitas aos pontos turísticos, além de gastos extras com alimentação, presentes ou itens básicos para o cotidiano. Por isso, ao definir o orçamento, a melhor alternativa é reservar um valor para essas situações.
 
Mesmo que você escolha um resort para família com tudo incluso, as despesas podem aparecer, e é interessante estar preparado para elas. 
 

Escolha um destino que agrade a todos

Durante uma viagem em família, o ideal é que todos se divirtam. Por isso, após organizar os gastos, busque destinos que agradem a todos. Para isso, a dica é alinhar as opções de lazer desejadas, o clima favorito etc.
 
Nesse sentido, crianças podem curtir lugares com parques de diversão e espaços para brincadeiras. Já os aventureiros amam destinos em meio à natureza, com muitos esportes radicais. Enquanto isso, quem quer só relaxar pode optar por uma região mais tranquila, com atrações relaxantes, como piscinas aquecidas.
 

Defina o meio de transporte

Você já sabe que o meio de transporte também interfere no seu orçamento. Por isso, é legal defini-lo previamente. Quando estamos falando de uma viagem em família, especialmente para quem vai viajar com criança, priorizar o conforto é fundamental.
 
Por isso, analise todas as opções antes de fechar o pacote de viagem para a família. Então, se o destino for próximo, a viagem de carro é uma oportunidade muito divertida para todos. Caso só dê para ir de ônibus ou avião, escolha os assentos antecipadamente.
 
As cadeiras em corredores e janelas são ótimas para mobilidade e uma bela vista. Tente ficar no centro das fileiras, em um meio-termo; assim, barulho e poltronas sem muita inclinação são evitados.
 

Monte um roteiro de viagem

Montar um roteiro também é uma boa dica para quem vai fazer uma viagem em família. Assim, ao chegar ao local não será necessário perder horas pensando no que fazer e o que conhecer.
 
Para isso, pesquise sobre os pontos turísticos presentes na região, veja com os membros da família quais são as opções que não podem ficar de fora e faça um cronograma. Uma boa alternativa é visitar lugares próximos no mesmo dia; com isso, vocês terão mais tempo para conhecer as redondezas.
 

Priorize a segurança e o conforto

Mesmo durante a retomada do turismo e o avanço na vacinação, é necessário manter os cuidados! Nesse caminho, priorizar a segurança e o conforto de toda a família é indispensável. Por isso, busque destinos que possuam protocolos efetivos de prevenção ao coronavírus.
 
Ao chegar ao local, siga todas as medidas definidas para os ambientes e não se esqueça de incluir na bagagem os itens de higiene, como o álcool em gel.
 

Venha para o Rio Quente Resorts

Agora que você já sabe como facilitar e organizar uma incrível viagem em família, que tal vir conhecer o Rio Quente Resorts? Localizado a cerca de 200 quilômetros de Goiânia, o complexo de hotéis é considerado um dos melhores lugares para viajar em família!
 
Equipado com acomodações superaconchegantes e atrações para todos os gostos, o resort oferece o máximo de lazer para os seus dias de folga. Sem contar que, ao se instalar no complexo, você e a sua família garantem acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos temáticos do mundo.
 
Para deixar tudo ainda melhor, o Rio Quente possui o Selo Turismo Responsável e segue todos os protocolos de saúde homologados pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) e orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Demais, né? Então, aproveite os nossos pacotes promocionais, faça a sua reserva e traga a sua família para esse paraíso!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos