Montar um roteiro de viagem é uma tarefa muito divertida e importante para aproveitar uma viagem perfeita. Esse é o momento de conciliar as vontades e escolher opções que sejam agradáveis para você e seus companheiros, sejam amigos, familiares ou alguém especial.

Prepare o bloco de notas, porque o blog do Rio Quente separou cinco dicas para você aprender como montar um roteiro de viagem perfeito. O planejamento desse momento vai ficar muito mais fácil se você seguir esses passos, afinal, é um tempo para relaxar e conhecer lugares novos.

Mas afinal, o que é o roteiro de viagem?

Antes de começar, é importante que você saiba o que é um roteiro de viagem. Esse planejamento prévio funciona como um guia para você poder aproveitar esse tempo de descanso sem contratempos. Organizar o passeio vai além de apenas escolher o destino ideal.

Para montá-lo, você deve considerar diversos aspectos, como gastos, hospedagens, passeios, meio de transporte e documentos. Caso esteja acompanhado, é importante estabelecer que todos sigam as orientações do seu guia.

É muito importante que o planejamento do roteiro de viagem seja feito com antecedência para evitar contratempos próximos da data do passeio. Além disso, é legal levar o seu guia na bagagem ou no celular para você poder consultá-lo caso tenha alguma dúvida ou imprevisto.

Cinco dicas para planejar o roteiro perfeito!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o roteiro, está na hora de aprender como montar esse plano de viagem. Ao seguir nossas dicas, fica bem fácil fazer um guia.

Planeje o tempo da viagem e as datas

O primeiro passo para montar um cronograma de viagem é decidir quanto tempo ela vai durar. Caso possa ficar fora por apenas alguns dias, opte por destinos que sejam próximos do lugar de hospedagem. Agora, se puder se ausentar por um período maior, pode ter mais liberdade para escolher os passeios sem pressa.

Definindo o tempo de duração, você pode escolher qual vai ser a data do passeio. É importante anotar isso no roteiro de viagem, pois os custos podem aumentar conforme a alta temporada. Tente sempre conciliar dias que sejam viáveis e confortáveis para todos que estarão com você.

Escolha o destino perfeito

O roteiro já vai conter o tempo de duração e a data, então está na hora de escolher o destino ideal. Decidir o lugar a ser visitado é importante para saber os gastos com hospedagem, passeios, transporte e alimentação. É uma parte muito divertida do planejamento.

A escolha depende muito do que você quer para o passeio. Por exemplo, se for uma viagem com crianças, é legal priorizar lugares que tenham atrações para os pequenos. No caso de uma escapada a dois, você pode optar por destinos que tenham programas românticos.

roteiro de viagem

Defina o orçamento

Após definir o tempo, a data e o local, é hora de pensar no quanto você vai gastar durante o passeio. O orçamento é uma base para todos terem uma ideia de quanto as férias vão custar e poderem se programar com antecedência. Logicamente, gastos extras podem aparecer, por isso tente sempre levar um dinheiro reserva.

Comece definindo qual será o valor do transporte e da hospedagem. Escolher uma acomodação que inclua alimentação traz menos gastos com refeições. Alguns passeios podem ser pagos, então é legal pesquisar a política de ingressos dos lugares escolhidos.

Escolha um método de pagamento: cartão ou dinheiro?

Outra dica importante para montar um roteiro de viagem é definir qual será o método de pagamento utilizado durante o passeio. Em destinos internacionais, por exemplo, você precisará ter a moeda corrente no local caso escolha o método em dinheiro.

Além disso, pesquise os locais próximos à hospedagem que tenha caixas eletrônicos para caso precise retirar dinheiro. É importante verificar se os cartões utilizados durante a viagem são aceitos em todos os lugares. Para fora do Brasil, é necessário um que possa ser usado internacionalmente.

Saiba quais são os documentos necessários

Para planejar a viagem, é importante pesquisar sobre os documentos que precisam ser levados e as políticas de empresas aéreas e rodoviárias. Destinos nacionais têm menos exigências, então ter um documento com foto já é o suficiente. Fora do Brasil, é imprescindível ter passaporte e verificar a necessidade de visto.

Ao fazer o roteiro, pesquise bem sobre as exceções para documentação. Casos de menores de 18 anos acompanhados ou não, grávidas e embarque com animais podem exigir uma papelada a mais para transportes coletivos, como avião e ônibus.

Outros cuidados para montar um roteiro de viagem

A pandemia fez com que os cuidados com a saúde fossem redobrados. Por isso, é importante pesquisar sobre as restrições dos lugares a visitar. Informe-se sobre quais são as máscaras aceitas, a exigência de quarentena ao chegar no local e a necessidade de ter o teste negativo de COVID-19.

Outra dica de ouro para montar o roteiro é se cadastrar em programas de fidelidade de companhias aéreas e rodoviárias. Eles podem trazer benefícios como descontos e até mesmo gratuidade nas passagens. Além disso, algumas oferecem a praticidade de escolher assentos de forma antecipada.

Já montou o roteiro de viagem?

Está planejando a viagem e não sabe para onde ir? Venha conhecer um dos cenários mais deslumbrantes de Goiás, o Rio Quente! O resort tem cinco opções de hotéis e atrações para todos os gostos, inclusive o incrível parque aquático Hot Park. Aproveite nossos pacotes promocionais e agende a estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos