Certificações

Natureza exuberante

O resort trabalha junto com o Ibama na recuperação de aves silvestres na região. Além disso, toda a estrutura é preparada com controle de ruídos, tornando o ambiente próprio para a habitação das aves.

Além das piscinas, você encontra lagos termais de água cristalina, onde é possível mergulhar junto aos peixes locais. Desfrute da melhor experiência junto a natureza que um resort pode oferecer.

Turismo responsável e cuidado com a natureza no Rio Quente

O turismo responsável faz parte do dia a dia do Rio Quente. Por aqui, fazemos questão de preservar o meio ambiente e seus habitantes, com medidas e projetos que priorizam sempre o cuidado com a natureza a cada atividade desenvolvida no complexo.

Devido a várias medidas de prevenção, o Rio Quente é uma das empresas de Turismo responsável, priorizando os cuidados com o ecossistema e a biodiversidade.

Rio Quente é sinônimo de turismo sustentável

Não é à toa que o Rio Quente é referência em turismo e desenvolvimento sustentável. Afinal, procuramos sempre nos reinventar para ter instalações mais ecológicas, criando uma série de projetos pela preservação da incrível natureza do Cerrado.

Por isso, recebemos o título de única empresa de turismo e hotelaria com ações sustentáveis, por três anos consecutivos — 2014, 2015, 2016 — pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Em 2017, também conquistamos a categoria Social e Ambiental do Prêmio Alexandrino Garcia. Essa premiação demonstra a preocupação do Rio Quente em orientar, inspirar e disseminar práticas de sustentabilidade, além da importância do turismo responsável, tanto para hóspedes, quanto para comunidade do entorno.

Conceito de turismo sustentável

Afinal, o que é turismo sustentável? O ecoturismo, ou turismo sustentável, busca atender tanto às necessidades e aos desejos dos turistas e dos hóspedes, quanto da comunidade local, preservando a natureza onde está inserido.

Ou seja, não basta criar atrações e instalações perfeitas para os hóspedes se os recursos naturais são utilizados de forma irresponsável ou a natureza local não é preservada.

É preciso promover projetos de turismo sustentável, nos quais as atrações para os turistas se divertirem sejam criadas de forma que protejam os recursos naturais. Além disso, é necessário implementar ações que conscientizem a comunidade local.

Preservação das águas termais

Águas quentes, cristalinas e totalmente relaxantes são uma das atrações disponíveis no Rio Quente, independentemente da época do ano. Isso acontece porque tratamos a água sem a adição de produtos químicos que possam alterar suas características naturais.

Um dos itens utilizados é o Geclor. Ele foi criado para preservar os níveis de potabilidade e balneabilidade da água, sem provocar alterações na estrutura. Além disso, todo líquido usado nas cozinhas, nos banheiros e na limpeza passa por uma estação própria de tratamento de esgoto para ser reutilizada depois.

Assim, o desperdício dos recursos hídricos é evitado. Por isso, ao visitar o Rio Quente, você pode usufruir dos recursos naturais de forma consciente, aprendendo como funciona o turismo sustentável.

Projetos socioambientais

Além de ações socioambientais, como a redução de gases poluentes, a criação da estação de tratamento de esgoto e uma usina de compostagem próprias, temos trabalhado junto à comunidade pela recuperação de várias áreas de preservação permanentes.

Desde 2012, recuperamos cerca de 9,63 hectares dessas áreas. Monitoramos um total de 243 hectares de áreas remanescentes, com ações conjuntas à prefeitura de Caldas Novas e do município do Rio Quente.

Além disso, junto à comunidade rural, demos início a um processo de recuperação de 3 nascentes degradadas, em uma área de 31 km², em fazendas do município do Rio Quente.

Um bom exemplo do nosso turismo sustentável é a Birdland, que recebe centenas de aves que sofreram maus tratos. Ali, ela se recuperam e voltam para a seu habitat.

O trabalho é feito com a colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na recuperação de aves silvestres na região. Para o bem-estar desses animais, foi desenvolvida uma estrutura para o controle de ruídos, tornando o ambiente próprio para a habitação das aves.

Política socioambiental de cuidado e conscientização

Consciente de nossa responsabilidade econômica, social e ambiental, buscamos implementar ações socioambientais de sustentabilidade, visando a melhoria contínua em todas as atividades, produtos e serviços.

Como um polo de turismo sustentável, trabalhamos para conscientizar e sensibilizar o nosso público sobre as questões sociais e ambientais, com projetos como a Turminha da Zooeira, voltada para a criançada.

Para isso, afirmamos o nosso compromisso em atender à legislação, com prevenção e redução de qualquer impacto possível no meio ambiente.

Responsabilidade ambiental

Além de promover o turismo sustentável, nos preocupamos com o desenvolvimento ecológico da região, tanto da natureza na qual estamos inseridos, quanto dos impactos na comunidade local.

Por isso, estamos sempre elaborando uma série de projetos sociais e culturais para fortalecer a educação ambiental das populações ao redor, reafirmando a importância das riquezas naturais do nosso Cerrado.

Trabalhamos em parceria com o Sebrae, a Associação Regional dos Usuários de Recursos Hídricos do Brasil Central (Arbrac) e a Associação das Empresas Mineradoras de Águas Termais de Goiás (Amat).

Além disso, disponibilizamos diversos relatórios e cartilhas para que você possa aprender tudo sobre turismo sustentável e como ele é empregado no Rio Quente.

Visite o Rio Quente!

Poder relaxar em águas naturalmente quentes, aproveitar diversas opções de lazer e hospedagem, sabendo que o nosso bem mais precioso, o meio ambiente, está sendo preservado, é tudo de bom!

Para vivenciar experiências inesquecíveis no melhor resort com turismo sustentável do Brasil, aproveite os pacotes promocionais e faça já a sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia