Três pamonhas embrulhadas na folha do milho, sobre uma táboa de madeira

Tem como falar em viajar pelo Brasil sem pensar em conhecer os sabores que o nosso país tem de sobra? A gente acha que não, e se você é daqueles que curte uma boa prosa e uma comida que te enche de alegria, então você vai adorar conhecer as comidas típicas de Goiás.

Hoje, nós vamos fazer uma viagem gastronômica pra lá de especial: o passeio será pra te mostrar os sabores autênticos da região, essa terra que é mais cheia de vida que pamonha quentinha no café da manhã.

Das panelas fumegantes das cozinhas de roça até as mesas dos restaurantes mais chiquetosos, a culinária goiana é uma viagem para dentro da cultura e tradições da região.

Mas ó, não vá pensando que é só pequi e guariroba, não. Tem muito mais no cardápio do cerrado. Arroz com pequi, frango caipira com ora-pro-nóbis, empadão goiano e um doce de baru pra fechar com chave de ouro.

Ah, e não dá pra esquecer da pamonha, né? Essa belezura é quase o símbolo oficial de Goiás.

Então, prepara o estômago e abre o apetite, porque esse pequeno turismo gastronômico pelo sabor goiano está só começando!

Culinária de Goiás

Vamos botar água no feijão e falar do que a galera mais gosta: a culinária de Goiás, sô! Quem é que não curte um rango de respeito? E aqui é onde o prato cheio se torna uma história de sabores e tradições.

Você já deve saber que o jeito de cozinhar vai muito além do fogão, é uma forma de contar as histórias de um povo. A culinária de Goiás tem raiz lá no tempo dos tropeiros, onde a fartura e a criatividade andavam lado a lado.

Eles carregavam na bagagem não só a boiada, mas também os temperos e as técnicas que misturavam comidas dos indígenas, dos afro-brasileiros e até dos europeus. Daí é que nasceu a mistura boa que você adora saborear.

Portanto, você, que gosta de curtir a vida, pode ter certeza que a culinária de Goiás é como um abraço apertado de mãe: quentinho, cheio de carinho e com gosto de casa.

Esses pratos contam as histórias de um povo, e quando você prova, está provando também das memórias que o cerrado proporciona. Então, bora curtir a rica mistura de sabores e tradições que só Goiás tem pra oferecer?

Quais são os Pratos Típicos de Goiás?

Preparamos uma lista das mais populares, e que você precisa experimentar, nem que seja só um pouquinho:

Arroz com pequi

Prepara o cinturão de guiar boiada que agora a gente vai falar de um prato que é pura tradição: arroz com pequi!

A história deste prato é mais antiga que pé de aroeira. Tudo começa com os indígenas que misturavam a fruta com outras comidinhas locais, e assim o pequi foi ganhando lugar nas panelas do cerrado.

Depois, vieram os tropeiros, que perceberam também que o pequi era um baita tempero, e não demorou muito para juntar o fruto com o arroz.

Você já deve estar querendo saber como é que faz essa maravilha, né? Olha, a receita é simples: arroz cozido com pedacinhos de pequi, tudo misturado com aquele jeitinho goiano.

Tem quem coloque uma carne picadinha, uns temperinhos e pronto! É uma explosão de sabor que faz qualquer um cantar modas de viola.

Arroz pantaneiro

Vamos puxar o banco e contar uma história de sabor que tem tudo a ver com Goiás: o arroz pantaneiro!

O arroz pantaneiro tem uma origem que atravessa a fronteira do estado e chega até o Mato Grosso do Sul. Na verdade, esse prato é uma mistura de sabores do cerrado e do Pantanal, um encontro de dois mundos que mistura arroz cozido com carnes variadas, linguiça e uns temperinhos que só Goiás sabe colocar.

Ah, e o prato tem esse nome justamente porque lembra os pratos que são preparados na região do Pantanal, aquela área que é pura riqueza natural. Os tropeiros foram os responsáveis por levar essa receita para Goiás.

Caldo de piranha

O caldo de piranha é outro prato típico de Goiás que é daqueles que você prova e já fica querendo mais. A coisa é tão boa, que o caldinho ficou famoso nos bares e botecos de todo o Brasil.

O prato nasceu na beira dos rios, onde a gente encontra o cerrado de um lado e as águas do outro. A origem tem a ver com a sabedoria dos ribeirinhos e pescadores, que não perdiam nadinha do peixe que pegavam. Eles aproveitavam tudo, das escamas ao espinho, e criaram um prato delicioso.

Sabe o que é mais bacana? É que o caldo de piranha tem a pegada de reunir a família, os amigos, todo mundo em volta da panela. E você sabe! Quando tem festa no interior, pode ter certeza que vai ter um caldinho de piranha no fogo pra receber os convidados.

Chipa

Essa delícia é uma verdadeira joia da culinária goiana, e temos certeza que você vai curtir saber a história por trás desse quitute que conquistou o coração dos goianos.

A chipa vem lá dos tempos coloniais, quando o Paraguai era território espanhol. Aí, os jesuítas inventaram essa receita com um nome que tem tudo a ver com amor: chipa significa 'minha amada' na língua guarani.

E olha só que legal: essa bolachinha de queijo e mandioca conquistou todo mundo por onde passou. No Paraguai, ela virou tradição e, quando chegou em Goiás, foi ganhando o gostinho do cerrado e a cara da cultura goiana.

E não tem hora certa pra comer uma chipa. Pode ser no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo pra matar aquela fominha no meio do dia.

Empadão goiano

O empadão goiano é daqueles pratos que tem a pegada de casa de vó, de almoço em família no domingo. Ele tem uma origem que mistura a influência de tropeiros, viajantes e, claro, a criatividade do povo goiano.

O recheio do empadão é de dar água na boca. Tem frango desfiado, linguiça, guariroba e mais uma porção de ingredientes que só Goiás tem. A massa é macia que se desmancha na boca, e a finalização, com um queijo por cima, é o toque de maestria que transforma esse prato em uma verdadeira iguaria!

Galinhada

A galinhada tem raiz lá nos tempos do Brasil colonial. Os tropeiros usavam a galinhada como um jeito prático de se alimentar durante as longas jornadas.

E a coisa boa é que ela foi se transformando com o tempo, ganhando um toque bem goiano!

O segredo da galinhada é que a galinha é cozida junto com o arroz, e aí o sabor do frango se mistura com o do arroz e das especiarias. É coisa fina, meu amigo!

Macarrão pantaneiro

Você já ouviu falar? Ele é uma mistura boa demais, ô. E vamos contar um pouco sobre a história por trás dessa delícia.

O macarrão pantaneiro é um daqueles pratos que tem a pegada da simplicidade e o sabor da tradição. Ele tem suas raízes nas fazendas e nas comitivas que cruzavam as estradas do Pantanal.

Os peões, cansados da lida diária, preparavam esse prato com os ingredientes que tinham à mão: carne, macarrão, temperos e muita vontade de comer bem.

Aí o tempo passou, a receita foi passando de geração em geração, e o macarrão pantaneiro foi ganhando os toques pessoais de cada cozinheiro. Hoje em dia, ele é servido nas mesas de Goiás com muito orgulho e sabor.

O segredo do macarrão pantaneiro está na mistura de sabores. A carne de sol desfiada se junta ao macarrão cozido, e aí entra um tempero que é marca registrada: o cheiro-verde bem picadinho.

É um prato simples, mas que tem um sabor que enche o coração de alegria!

Mojica de pintado


A mojica de pintado é um prato que tem uma ligação forte com as águas do cerrado. O pintado é um peixe típico da região e é o astro principal dessa receita.

Mas você pensa que é só isso? A mojica de pintado é uma mistura de sabores e influências que conta um pouquinho da cultura goianiense.

A origem do prato tem suas raízes nas cozinhas das fazendas e nas beiras dos rios. Os pescadores, depois de uma jornada nas águas, aproveitavam o pintado fresquinho e preparavam uma mojica que é de dar água na boca.

A carne macia do peixe se mistura com os temperos, o leite de coco e aquele toque de pimenta que dá um gosto especial. É um prato que tem personalidade, que traz consigo a riqueza do peixe rei do cerrado goiano!

Pacu assado

O pacu assado é mais que uma comida, é uma herança cultural que atravessa gerações em Goiás. É o tipo de prato que reúne a família, os amigos e todo mundo pra curtir um momento especial.

E a origem também é lá nas fazendas, onde o pessoal pegava o pacu fresquinho dos rios e transformava em uma refeição.

A forma de preparo é coisa séria. Primeiro, tem aquele tempero especial, com alho, limão e um toque de ervas que faz toda a diferença. Depois, o peixe é assado lentamente, ganhando um sabor defumado, inesquecível depois que você experimenta pela primeira vez.

É mais que comida, é uma experiência que vai te fazer sentir um pouquinho do que é ser goiano!

Pamonha goiana

Você não sabe o que está perdendo se nunca provou uma pamonha goiana fresquinha. Essa iguaria é uma tradição em Goiás, e quem prova uma vez, fica logo querendo mais.

Ela é mais uma das riquezas herdadas das fazendas e das cozinheiras que viviam e trabalhavam por lá. Quando o milho era colhido fresquinho e virava essa delícia feita com todo o carinho e capricho, não tinha um peão que não desse uma paradinha.

Feita com massa de milho verde, a pamonha goiana tem aquele sabor do interior, de coisa feita com o que tem de melhor. O milho é ralado na mão, misturado com outros ingredientes como queijo, leite e temperos especiais. Aí, a massa é embalada em folhas de bananeira e cozida até ficar cremosa e irresistível.

E não pense que é só uma versão! Tem a pamonha de sal, e a pamonha doce, que leva açúcar e canela para alegrar o coração.

Mas uma coisa é certa: a pamonha goiana é daquelas comidas que deixam saudade.

Vaca atolada

A vaca atolada é um prato tão gostoso que é popular em outros estados, principalmente na região Sul do Brasil.

Mas, em Goiás, conta-se que a vaca atolada nasceu lá nas roças, no tempo em que o pessoal trabalhava duro na lida, tanto com o gado quanto na plantação. Era um prato feito para dar sustância, pra “encher o bucho” do trabalhador e da trabalhadora, que tinham que aguentar o tranco durante horas sem parar.

O nome já diz tudo, né? Imagina só uma carne de vaca cozida até ficar tão macia que desmancha e se mistura com a mandioca. É muito saboroso!

Quer muita comida típica de Goiás na próxima viagem? Vem conhecer Rio Quente!

panela de arroz com frango e pequi, sobre uma esteira de madeira e uma mesa decoradas com pequi e ervas frescas

Pode falar…Ficou com água na boca só imaginando cada um destes pratos típicos de Goiás, não?

Então fique aqui com a maior e melhor dica de todas: aqui no Rio Quente Resorts, contamos com 4 restaurantes com comida típica, além de pizzaria, bares e sorveteria!

Há quem diga que a melhor forma de conhecer uma cultura é pelo estômago, e pode ter certeza que a culinária diz muito sobre uma região. Sem contar que esse passeio por aqui ainda te oferece uma experiência incrível nas fontes termais.


Bora lá? Estaremos esperando você por aqui!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos