Não há jeito melhor de conhecer a história e a cultura de um lugar do que experimentando seus pratos típicos, né? Para descobrir as delícias escondidas na beleza exuberante do nosso país, nada melhor do que apostar no turismo gastronômico.

Ideal para viagens em família, a dois, com os amigos e até para quem prefere estar sozinho, o turismo gastronômico proporciona inúmeras experiências inesquecíveis. Quer saber mais sobre a modalidade? Vem com a gente e fique por dentro dos detalhes! 

O que é turismo gastronômico?

Afinal, o que é turismo gastronômico? Para além de uma aventura culinária, trata-se de  uma imersão cultural baseada na gastronomia, em que, por meio do paladar, os visitantes  aprendem sobre a cultura e a história de determinado povo. 

Nesse tipo de turismo, além de apreciar novos sabores, você conhecerá as práticas envolvidas na gastronomia. Ou seja, entenderá mais sobre os ingredientes, assim como sobre a história e o processo de preparação de pratos típicos do local visitado. 

Além de proporcionar aos turistas uma experiência única, o turismo gastronômico estimula a economia local. Ainda, ajuda a espalhar diferentes costumes da culinária brasileira.

Como praticá-lo?

Graças ao seu tamanho quase continental, o turismo gastronômico no Brasil é megadiverso, e conta com diferentes destinos focados na culinária. Assim, se você ama conhecer e desfrutar de novos sabores, fica ainda mais fácil explorá-los. 

Inclusive, até mesmo em destinos em que a gastronomia não é o foco, é possível praticá-lo. Para isso, você pode: 

  • buscar por pontos turísticos especializados na produção de alimentos, em vinícolas e fábricas de produtos artesanais;
  • ter aulas de gastronomia com um chef ou habitante local,
  • fazer um tour por restaurantes, bares e lanchonetes e
  • ir às feiras gastronômicas.

turismo gastronomico

Cinco roteiros para conhecer a culinária de todo o Brasil!

Agora que você já sabe o que é e como praticar o turismo gastronômico, que tal conferir nossa lista com cinco roteiros de viagem para conhecer a culinária brasileira? Veja a seguir!

Rota do Chocolate: as delícias da Bahia

Para quem é apaixonado por chocolate, essa rota é o destino ideal! Em um percurso de 40 km entre Ilhéus e Uruçuca, você conhece fazendas de plantio de cacau e entende toda a produção nas grandes fábricas desse doce que tanto amamos.

Percorrendo a Estrada do Chocolate, é possível conhecer mais sobre o passado da Bahia e ver como esse produto já foi o grande motor da região. Você também pode se deparar com paisagens exuberantes, como rios e cachoeiras, que servem como aquela parada para relaxar depois das visitas.

Rota do Café: o charme do interior de São Paulo

O café é o melhor amigo de muitas pessoas no dia a dia. Então, nada melhor do que entender tudo sobre o processo de produção e a história desse item tão amado durante suas viagens gastronômicas, não é mesmo? A Rota do Café de Serra Negra oferece tudo isso em um passeio agradável e divertido.

Influenciada pela cultura italiana, a região abriga diversas fazendas de café abertas à visitação. Além disso, há museus, adegas, restaurantes e ranchos que tornam esse trecho de 8 km uma verdadeira viagem no tempo para conhecer e provar as delícias do interior de São Paulo.

Rota do vinho: um passeio pelo Sul do Brasil

Que tal aproveitar o turismo gastronômico do Sul do país para desfrutar de deliciosos vinhos? A 120 km de Porto Alegre, a rota que percorre o Vale dos Vinhedos, passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, reconhecidas por suas vinícolas. 

Nessas três cidades, você vai compreender a produção de vinhos, espumantes e sucos de uva, visitar diversos empórios, além de entender mais sobre a influência da cultura italiana ao visitar os museus. Na região, também existem vários hotéis, para quem quiser passar a noite, e restaurantes de comida típica.

Pará: a cultura gastronômica única da região norte

Se você não quiser um roteiro focado em apenas um item, pode visitar as delícias da cultura paraense. É uma região com pratos típicos recheados de pescados e ervas, além, é claro, do popular açaí, que vem conquistando corações dentro e fora do país.

Um dos lugares mais populares para o turismo culinário é o Mercado-Ver-O-Peso, na capital paranaense. Lá, você pode experimentar pratos tradicionais, especiarias e peixes frescos. Nos arredores, encontra-se a Feira do Açaí, que acontece de madrugada e é o passeio ideal para quem gosta da fruta.

Rota dos Pireneus: conheça as gostosuras goianas

Para quem busca por um roteiro gastronômico no Centro-Oeste brasileiro, não pode deixar de conhecer a Rota dos Pireneus. Novidade na região, a rota é formada pelas cidades Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis, e visa divulgar a produção local de queijos e vinhos, além de fortalecer o turismo.

Ao passar pelas cidades goianas, você poderá degustar vinhos, sucos e queijos produzidos na região, bem como conhecer as fazendas e apreciar a exuberante natureza do Cerrado. Demais, né?!

Conheça o Festival Sabores do Brasil no Rio Quente!

Gostou dos detalhes e não vê a hora de experimentar um pouco do que o turismo gastronômico no Brasil tem a oferecer? Não se preocupe! Venha conhecer o Rio Quente Resorts! 

Localizado a pouco mais de 200 km da Rota dos Pireneus, o resort oferece tudo o que você precisa para seus dias de descanso, com acomodações para todos os tipos de viajantes. Além disso, o complexo conta com uma programação recheada, e durante os meses de abril e maio, recebe o Festival Sabores do Brasil, com diversas atividades e oficinas focadas na culinária brasileira.

Ficou interessado e está ansioso para embarcar nessa aventura? Não perca tempo! Confira nossos pacotes promocionais, escolha a opção que cabe no seu bolso e venha para o Rio Quente! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos