É comum ouvirmos que os meses de baixa temporada são ideais para fazer viagens mais proveitosas, uma vez que a chance de haver multidões no destino escolhido — e nos principais pontos turísticos — é praticamente zero.

Porém, as vantagens de viajar em estações com pouco fluxo de turistas não param por aí. Se você faz parte do grupo que foge de viagens em altas temporadas, confira as informações a seguir. 

Quando é baixa temporada

A baixa temporada é o período em que há menos pessoas visitando pontos turísticos. Esse fator varia de acordo com o país, mas, no geral, as festas de dezembro e os períodos de férias são alta temporada em praticamente todo o mundo. 

Mas meses entre junho e setembro, por exemplo, que são considerados de baixa temporada em boa parte dos países, são o período que Bariloche, na Argentina, recebe mais turistas, uma vez que sua principal atração são suas estações de esqui. 

Já os meses de baixa temporada no Brasil são de março a junho e de agosto a novembro. Por outro lado, há épocas nesses meses que podem ser consideradas de alta temporada, como os feriados prolongados. 

Razões para viajar na baixa temporada

Muitas pessoas escolhem a baixa temporada para viajar, especialmente por conta dos valores mais atrativos, tanto de passagens e hospedagens quanto das atrações do local escolhido, como restaurantes, museus e afins.

Como em determinados meses, a busca por serviços de turismo diminui, muitas empresas aéreas, hotéis e parques temáticos costumam fazer promoções para quem escolhe viajar fora de temporada.

Outro fator que faz com que as pessoas prefiram viajar na baixa temporada são os locais mais vazios. Isso faz com que o visitante aproveite com mais tranquilidade e conforto o passeio, uma vez que os pontos turísticos mais famosos não terão superlotação. 

É mais fácil, ainda, conseguir hospedagem com mais praticidade, assim como reservas em restaurantes e atrações que necessitem da compra de ingressos para a visitação, como monumentos e museus. 

meses de baixa temporada

Como aproveitar a baixa temporada

Para fazer uma viagem na baixa temporada, é preciso planejar com certa antecedência. Faça pesquisas sobre a região que visitará, assim, será possível criar um roteiro mais detalhado com os pontos turísticos que deseja visitar, por exemplo. 

É importante, ainda, se certificar de que os locais — especialmente parques e demais locais particulares — estarão abertos durante os meses de baixa temporada. Por conta da diminuição das visitas, pode ser que alguns estabelecimentos tenham suas atividades encerradas nesse período. 

Se um dos grandes atrativos para viajar fora de temporada são os descontos, então, é recomendado que você acompanhe companhias aéreas e de hospedagens nas redes sociais. Nos meses de baixa temporada, é comum que elas façam promoções e divulgue-as nesses canais.

Ao se programar para a viagem, procure fazê-la longe de feriados e demais datas comemorativas. 

Planejamento financeiro

Mesmo que tudo seja mais barato fora de temporada, é importante manter um controle financeiro, especialmente em casos de viagens internacionais. Um dos maiores erros dos turistas é utilizar o cartão de crédito em outros países! 

Para que seu orçamento não seja comprometido, coloque todos os valores em uma planilha, para que, assim, não haja surpresas desagradáveis durante o passeio. Anote quanto pretende gastar e mantenha o planejamento. A melhor parte da volta de uma viagem é planejar outra! 

Destinos nacionais para visitar na baixa temporada

Pelo fato do Brasil ser um país tropical, dificilmente uma viagem nos meses de baixa temporada terá um clima diferente das temporadas mais altas, como o Carnaval. Mesmo em meses de inverno, ainda é possível aproveitar locais ensolarados. 

Praias

As praias do Nordeste são um ótimo destino para quem escolheu os meses de baixa temporada para viajar. Com Sol constante, no inverno, a temperatura fica amena e as chuvas duram apenas algumas poucas horas. 

Serra

Quem não é tão fã do verão, mas gosta de um Sol ameno, é possível aproveitar os meses de baixa temporada em regiões serranas. Essas viagens são ideais para quem deseja ficar mais próximo da natureza e fugir da correria das metrópoles. 

Resorts

Os resorts são voltados para quem deseja fugir do agito de grandes cidades, mas também não abre mão de diversão variada, como parques temáticos e demais atrações oferecidas pelos ambientes. 

Uma opção para quem quer continuar nos dias de verão, independentemente da época do ano, é o Rio Quente Resort, que oferece várias atrações aquáticas para toda a família. Há, ainda, opções que vão além das piscinas, como spa e academia. 

Rio Quente Resort é ideal na baixa temporada

Agora que você sabe quais são os meses de baixa temporada, que tal começar a planejar o seu roteiro para essa época incluindo o Rio Quente Resort? Consulte nossos pacotes promocionais! E, para mais informações, como serviços e demais dúvidas, consulte nosso FAQ.  
  


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no telefone a qualquer hora!

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia