É comum ouvirmos que os meses de baixa temporada são ideais para fazer viagens mais proveitosas, já que a chance de haver multidões no destino escolhido — e nos principais pontos turísticos — é muito reduzida.

Porém, as vantagens de viajar em estações com pouco fluxo de turistas não param por aí. Os benefícios vão desde a economia até a segurança para levar as crianças. Preparamos um texto para você entender o que é baixa temporada e como aproveitá-la da melhor forma.

Quando é baixa temporada?

A baixa temporada é o período em que há menos pessoas nos pontos turísticos. Esse fator varia conforme o país. Porém, no geral, as festas de dezembro, os feriados prolongados e os períodos de férias são de alta temporada em todo o mundo, praticamente. 

Mas, afinal, quais são os meses de baixa temporada? Basicamente,  o período acontece entre junho e setembro. Contudo, com a chegada da neve, esse é o período em que Bariloche, na Argentina, recebe mais turistas. Então, tudo depende do destino escolhido.

No Brasil, os meses de baixa temporada são de março a junho e de agosto a novembro. Porém, há épocas nesses meses que podem ser consideradas de alto fluxo, como os feriados prolongados.

Motivos para viajar na baixa temporada

Muitas pessoas escolhem a baixa temporada para viajar devido aos valores mais atrativos, tanto de passagens e hospedagens quanto de atrações do destino, como restaurantes, eventos, museus e outros locais.

Além disso, como a busca por serviços de turismo em determinados meses diminui, várias empresas aéreas, hotéis e parques temáticos costumam fazer promoções para quem escolhe viajar nesse período.

Outro fator que faz as pessoas preferirem viajar na baixa temporada são os locais mais vazios. Com os pontos turísticos sem superlotação, os visitantes podem aproveitar o passeio com mais tranquilidade e conforto. 

Nessa época, também é possível conseguir hospedagem com mais praticidade, assim como reservas em restaurantes e ingressos para determinadas atrações, como monumentos e museus.

Como aproveitar a baixa temporada

Para viajar na baixa temporada, é preciso planejar com certa antecedência. Pesquise sobre o destino para criar um roteiro mais detalhado, definindo os pontos turísticos que deseja visitar, por exemplo. 

Também é importante se certificar de que os locais — especialmente os parques e as regiões privadas — vão estar abertos durante os meses de baixa temporada. Devido à diminuição das visitas, alguns estabelecimentos podem encerrar as atividades nesse período. 

Se você acha que um dos grandes atrativos para viajar fora de época são os descontos, acompanhe companhias aéreas e hospedagens nas redes sociais. Nos meses de baixa temporada, é comum elas fazerem promoções e divulgá-las nesses canais.

Assim, você realiza uma viagem mais barata e aproveita o destino ao máximo. Ao anotar cada atração no papel para se planejar, é possível realizar um roteiro de forma confortável e divertida.

meses de baixa temporada

Planejamento financeiro

Mesmo que tudo seja mais barato fora de temporada, é importante manter um controle financeiro, especialmente em casos de viagens internacionais. Um dos maiores erros dos turistas é utilizar o cartão de crédito em outros países! 

Para seu orçamento não ser comprometido, coloque todos os valores em uma planilha ou um aplicativo de viagem. Assim, não vão haver surpresas desagradáveis durante o passeio. Anote quanto pretende gastar e siga o planejamento. A melhor parte de voltar de um passeio é planejar outro!

Destinos nacionais para visitar na baixa temporada

Já que o Brasil é um país tropical, dificilmente uma viagem nos meses de baixa temporada traz um clima diferente das temporadas altas, como o Carnaval. É possível aproveitar locais ensolarados até no inverno.

Praias

As praias do Nordeste são um ótimo destino para quem prefere os meses de baixa temporada para viajar no Brasil. Com calor constante, no inverno, a temperatura fica amena, e as chuvas duram poucas horas. 

Um ótimo local é Costa do Sauípe, na Bahia, um paraíso natural de águas cristalinas. O lugar é conhecido por ter um resort incrível e completo, onde você aproveita as belezas naturais com muito conforto.

Serra

Quem não é tão fã do verão, mas gosta de um calor ameno, pode aproveitar a baixa temporada em regiões serranas. Esses destinos são ideais para quem deseja ficar mais próximo da natureza e fugir da correria das metrópoles. Algumas opções são Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

Resorts

Os resorts são voltados para quem deseja fugir do agito de grandes cidades, mas procura diversão variada, como parques temáticos e demais atrações oferecidas pelas localidades. 

Um resort perfeito para qualquer época do ano é o Rio Quente. Localizado na região de Caldas Novas (GO), o complexo utiliza águas termais quentinhas em piscinas incríveis, ofurôs, duchas, spa e muito mais.

O Rio Quente Resort é o lugar ideal na baixa temporada

Viu só como o Rio Quente é um ótimo destino para conhecer na baixa temporada? Em qualquer época do ano, mantemos nossa programação de atividades para você desfrutar com quem mais ama. Inclusive, todos os meses temos festivais temáticos, com atrações exclusivas.

O melhor de tudo é que, ao se hospedar em um dos seis hotéis do resort, você garante acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. Então, escolha seu pacote promocional e curta o Rio Quente em qualquer época do ano!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos