Com os smartphones e tecnologias cada vez mais avançadas, qualquer pessoa consegue tirar fotos incríveis. Independentemente do local, o domínio de algumas técnicas é suficiente para acertar na hora de registrar os momentos especiais. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como tirar fotos na natureza.

Para quem gosta de se aventurar em trilhas, cachoeiras ou praias, conhecer essas técnicas ajuda a registrar o que há de mais bonito na fauna e na flora do local. Confira as nossas dicas de como tirar fotos na natureza e arrase nos seus próximos cliques!

1. Aprenda a configurar a sua câmera

Para saber as melhores técnicas, o primeiro passo é aprender a configurar a sua câmera. Então, antes de aprender como tirar fotos boas com celular, você precisa conhecer as funcionalidades e as configurações do aparelho. 

Hoje, há uma infinidade de opções de regulagem. Você pode aprender mais sobre cada uma delas pesquisando por dicas relacionadas ao seu tipo de smartphone na internet.

Quem quer usar uma câmera profissional para se dedicar mais a fundo ao estudo de técnicas também pode investir em acessórios, como: lente grande angular, lente teleobjetiva, tripé, filtro polarizador, filtro de densidade neutra e disparador remoto. 

2. Preste atenção no horizonte

Agora, vamos falar especificamente de como tirar fotos na natureza. Uma das características desse tipo de fotografia são as paisagens. Por isso, depois de configurar o seu equipamento, a primeira coisa que você deve observar é o local, especialmente em fotos do horizonte.

A dica é prestar atenção no horizonte e enquadrá-lo da forma correta na fotografia. Esse exercício não é simples, por isso você precisa treinar para conseguir tirar uma foto harmônica. 

O Brasil tem destinos incríveis para quem quer aprender como tirar fotos na natureza. Se você quer acertar na hora de enquadrar o horizonte nas suas fotografias, leve em consideração o ponto para o qual quer que as pessoas fixem o olhar ao apreciar a imagem capturada. 

Se você vai fotografar pessoas, além de aprender a observar o horizonte, é bacana conhecer algumas poses para fotos na natureza. Em sites específicos, como o Pinterest, é possível encontrar uma série de referências bacanas, que vão ajudar você a capturar imagens criativas, saindo do lugar-comum e extraindo o melhor daquele momento.



3. Aproveite a iluminação natural

Quando se fala em dicas de fotos na natureza, outro ponto-chave que deve ser levado em conta é a iluminação. Independentemente do tipo de câmera utilizado, a hora do dia em que você escolhe fotografar é um aspecto muito importante. 

Aproveite a iluminação natural para controlar e aproveitar melhor as cores das fotografias. Quanto melhor for a luz, maior será o destaque dos tons e mais próxima da realidade será a impressão de quem observa a imagem. 

A golden hour é o momento que ocorre um pouco antes do pôr do sol. As fotografias tiradas nesse curto espaço de tempo têm uma iluminação perfeita. Esteja fotografando no carro, em uma paisagem aberta ou em meio a uma trilha, a luz do pôr do sol ajuda a produzir imagens espetaculares. 

4. Use o modo HDR 

Para aprender como tirar fotos na natureza, é preciso conhecer o modo HDR. Trata-se de uma configuração que ajuda muito quem quer fotografar utilizando um smartphone. 

O termo HDR significa “high dynamic range” e ajuda a tirar fotos bonitas, em ambientes de alto contraste. Na prática, ele tira várias fotografias seguidas, com diferentes configurações de exposições. Depois, combina as imagens, criando uma só.

Muitos telefones já oferecem essa funcionalidade. Caso o seu aparelho não tenha essa opção, é possível baixar aplicativos específicos, com o efeito de HDR, que poderá ser aplicado nas fotografias. 

5. Fique atento aos detalhes

Por fim, aprender como tirar fotos na natureza pressupõe um olhar criativo sobre os lugares. Como mencionamos, fotografar paisagens depende de um bom enquadramento do horizonte.

Porém, não é só de panoramas que se faz um bom álbum de registros da natureza. Aproveite para observar os detalhes: tire fotografias de coisas pequenas e que passariam despercebidas, como galhos, folhas e flores. Você vai se surpreender com o resultado.

Por fim, não há uma regra com relação às roupas para tirar fotos na natureza. Tenha cuidado apenas para evitar o “excesso de informação”, com peças que disputam atenção com o ambiente. Sabe quando a roupa é tão chamativa que você não sabe se olha para ela ou para o que tem ao redor? É mais ou menos isso que você deve evitar. 
 
Agora que você já aprendeu bons truques, prepare sua câmera e não esqueça de criar uma boa legenda para fotos na natureza antes de postar nas redes sociais. Aproveite para marcar o nosso perfil por lá! Vamos adorar ver os registros da sua viagem. 

Agora que você já sabe como tirar fotos na natureza, que tal começar a planejar a sua próxima viagem? Confira os nossos pacotes promocionais e aproveite as ofertas exclusivas que preparamos para você! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos