A primeira viagem de avião é uma situação que causa aquele friozinho na barriga. É um lugar totalmente novo e, até então, desconhecido. Para tornar esse momento muito mais tranquilo, você pode se preparar e aprender tudo sobre o funcionamento do aeroporto e dos procedimentos necessários.

Para ajudar, o blog do Rio Quente reuniu algumas dicas sobre viagem de avião e como se preparar para isso. Também separamos truques para tranquilizar você durante o voo e garantir que esse momento seja inesquecível. Vamos lá?

Tudo começa com o planejamento!

O planejamento é o começo para garantir a tranquilidade. Após definir os melhores dias para viajar, pesquise os preços de passagens. Muitas companhias oferecem programas de fidelidade que permitem a escolha antecipada de assentos e valores mais em conta.

A escolha dos assentos também é muito importante para a primeira viagem de avião. Caso sinta que vai precisar ir ao banheiro muitas vezes, tente optar pela cadeira do corredor. Também é possível optar por apreciar a vista e, nesse caso, a poltrona da janela é ideal. Note também que fileiras próximas aos sanitários e às áreas de funcionários podem ter mais barulho.

Ao escolher o que levar na mala de viagem, tenha em mente que inicialmente você pode embarcar com uma bagagem de mão de 10 kg. Ao optar por despachar, verifique o limite de peso permitido pela companhia aérea. Tente sempre otimizar a organização dos itens para evitar contratempos e cobranças extras no aeroporto.

A chegada ao aeroporto

Para viajar de avião, você precisa saber que a chegada ao aeroporto tem três etapas muito importantes. São elas: check-in, despacho de bagagens e, finalmente, embarque.

Check-in

Os aeroportos oferecem três maneiras de fazer o check-in. A primeira é realizá-lo online no site da companhia aérea. Após preencher a página com os seus dados, vai ser gerado um cartão de embarque. Você pode imprimi-lo ou deixá-lo no celular.

A segunda é pelo balcão da companhia aérea. Nesse caso, é preciso estar com um documento com foto, passaporte e visto (dependendo do destino). A última é fazer o check-in no totem de autoatendimento. Lembre-se de estar com o número da reserva da passagem nas três formas.

Despacho de bagagens

Como dissemos anteriormente, existem bagagens de mão com até 10 kg que podem embarcar com você na aeronave. Caso escolha despachar malas maiores, é importante se dirigir ao balcão da companhia, pois existe um valor extra para cada despacho realizado.

Nesses casos, a antecedência é o principal para uma primeira viagem de avião tranquila. Os balcões de atendimento podem ter filas e, por isso, você deve chegar no aeroporto com antecedência para ficar nelas.

Embarque

Para chegar na sala de embarque da sua primeira viagem de avião, você precisa passar pelo detector de metais. É um procedimento padrão em que os funcionários pedem para você tirar qualquer objeto que tenha esse material. Após passar por ele, é importante conferir qual é o portão em que você precisa estar.

Na hora de embarcar, esteja com documentos e cartão de embarque em mãos. As companhias normalmente organizam filas entre atendimento prioritário (em casos de gestantes, pessoas com deficiências físicas, idosos e pessoas com crianças de colo) e classes do avião (primeira ou econômica).


Preciso chegar no aeroporto com antecedência?

A resposta é sim. As companhias aéreas estipulam que você deve chegar entre duas e três horas antes do seu voo. Com esse tempo extra, é mais fácil fazer o check-in, despachar as bagagens e ir até o embarque com calma. Caso queira, também pode usar esse momento para conhecer o aeroporto.

Fique atento ao momento em que deve entrar no avião. As companhias começam o embarque 40min antes da hora marcada para decolagem. Não chegar no horário certinho do voo faz com que você não consiga entrar. Esse tempo serve para que todos se acomodem e a aeronave decole com segurança.

Caso sinta medo, tente se distrair!

Está com dúvidas sobre o que levar para viajar de avião e se distrair? Teste os livros. Você pode se entreter com as histórias e nem ver o tempo passar. Caso não tenha muito esse hábito, assistir séries é outra opção. Muitas companhias oferecem uma grade de canais nas televisões das poltronas.

Tente montar playlists com seus artistas preferidos para escutar durante o voo. As músicas familiares podem ajudar a distrair e fazer o tempo passar mais rápido. Até mesmo um chiclete pode tomar sua atenção durante o trajeto! Quem está com crianças pode levar brinquedos para deixar os pequenos mais confortáveis.

O importante é você deixar a mente calma e entender que viajar de avião é seguro. Caso sinta que está com muito medo, tente fazer alguns exercícios de respiração. A equipe de bordo está disponível para conversar, além de ser treinada para essas situações.

Hora do desembarque!

O importante nesse momento é a calma. Você pode esperar o fluxo de passageiros diminuir para deixar o avião se quiser. Os comissários de bordo explicam todo o processo de pouso e desembarque. Seguindo as instruções deles, tudo vai ser mais fácil.

Caso seu voo tenha uma escala ou conexão, fique atento para onde você deve ir após desembarcar. Muitas vezes, nem precisa descer do avião enquanto a parada é feita, apenas aguardar as instruções da companhia e perguntar caso tenha alguma dúvida.

Não se esqueça de pegar as bagagens despachadas! Os aeroportos indicam o caminho até a esteira em que elas estão. Caso não ache sua mala, entre em contato com a companhia aérea no local e eles vão auxiliar você com a situação.


Pronto para sua primeira viagem de avião?

Agora que você já está preparado para a primeira viagem de avião, que tal conhecer um resort em meio às belezas de Goiás? Seguindo todas as medidas de proteção contra a COVID-19, orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Rio Quente conta com atrações e hotéis para todos os gostos. Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos