Caso você esteja planejando sua primeira viagem de avião, com certeza tem algumas dúvidas. Afinal, além de envolver protocolos diferentes dos executados em uma viagem de ônibus, voar é uma experiência completamente inovadora.

Pensando nisso, para você poder aproveitar ao máximo essa aventura e tirar suas dúvidas, criamos um guia com dez dicas para a primeira viagem de avião. Assim, você pode ficar por dentro dos detalhes e viajar com tranquilidade. Confira!

1. Pesquise os preços

Uma dica importantíssima para quem vai fazer a primeira viagem de avião é pesquisar bem os custos antes de fechar o pacote aéreo. Atualmente existem inúmeros aplicativos com comparações de preços entre diferentes companhias aéreas. Com eles, você pode se certificar dos valores e economizar.

2. Defina o melhor horário para voar

Antes de comprar as passagens, é necessário definir o melhor horário de voo. Dessa forma, com base no seu planejamento de viagem, é possível escolher o período mais cômodo para embarcar. 

Para quem deseja apreciar a paisagem e viver de fato a experiência de voar, uma boa dica é optar por viagens diurnas. Já para quem quer aproveitar para descansar e tirar um cochilo, os voos noturnos sempre são uma boa opção.

3. Compre as passagens aéreas com antecedência

Caso, mesmo após pesquisar os preços, você esteja preocupado, pensando em como economizar, um bom caminho é comprar as passagens aéreas antecipadamente. Assim, na primeira viagem de avião, você garante o melhor custo-benefício e pode evitar estresses desnecessários.

Nesse caminho, é possível adquirir a passagem com o pacote de viagem ou de forma individual, no site ou no balcão das companhias aéreas. Além disso, é importante verificar se há necessidade de um serviço de transfer do aeroporto até o hotel de destino para também resolver isso com antecedência.

4. Opte pelo check-in online

Apesar de ser uma experiência superemocionante, andar de avião também exige algumas burocracias e entre elas está o check-in. Esse processo serve para a liberar o cartão de embarque, normalmente feito no balcão ou nos totens da empresa aérea, e exige a apresentação da carteira de identidade e do passaporte.

Mesmo sendo um processo simples, para realizá-lo no aeroporto, leva um tempo e precisa enfrentar filas. Por isso, para facilitar o processo na sua primeira vez viajando de avião, a dica é optar pelo check-in online. Dessa forma, você pode usar seu celular e fazê-lo no site ou no app da própria companhia aérea.

5. Tenha sempre os documentos em mãos

Vai fazer sua primeira viagem de avião? Não esqueça de manter os documentos em mãos! Afinal, eles são fundamentais para todo o processo de embarque. Entre os papéis, a carteira de identificação é indispensável e pode ser tanto o RG quanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira de trabalho.

Em viagens internacionais, também é primordial apresentar o passaporte. Além disso, se você vai viajar com crianças, é preciso estar com algumas documentações específicas, como certidão de nascimento e autorização dos responsáveis no caso de viagens com tutores ou parentes de terceiro grau.

6. Fique por dentro dos protocolos de proteção

Como proceder na primeira viagem de avião durante a pandemia? Nesse caso, não se preocupe! Basta ficar por dentro dos protocolos de proteção estabelecidos pelos aeroportos e pelas companhias aéreas.

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizou um guia com cuidados ao viajar para passageiros e funcionários. No geral, é recomendado usar máscara de proteção durante o processo, manter o distanciamento social, optar pelo check-in online e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

viagem de avião

7. Fique atento às medidas da mala de mão

Na primeira viagem de avião, é importante ficar atento às instruções sobre as medidas da mala de mão. Isso porque as métricas devem ter em torno de 45 cm x 35 cm x 20 cm no voo doméstico e 55 cm x 35 cm x 25 cm em voos internacionais, e o peso deve ser de 10 kg, no máximo.

8. Certifique-se sobre o despacho de bagagem

Caso sua bagagem passe de 10 kg, é necessário despachá-la. Para isso, normalmente é necessário pagar uma taxa adicional para a companhia aérea na hora do check-in, mas, em alguns casos, o valor pode estar incluso no próprio pacote.

Por isso, é importante se certificar do procedimento com antecedência. Fora isso, caso vá despachar a bagagem, uma dica é protegê-la bem e adicionar um acessório de identificação, já que ela passa por uma esteira junto de outras malas.

9. Chegue cedo ao aeroporto

Para ter uma viagem de avião tranquila na sua primeira experiência, o ideal é chegar cedo no aeroporto, pois, antes do embarque, são realizados uma série de procedimentos, como check-in, impressão do cartão de embarque, raio-x etc.

Dessa forma, caso você chegue em cima da hora, existe uma grande possibilidade de se atrasar e até mesmo perder o voo. Por isso, a dica é chegar com antecedência e seguir as instruções das empresas aéreas.

10. Fique confortável durante a viagem

Fazer uma viagem de avião é, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Por isso, aproveite ao máximo a jornada. Para se sentir mais confortável, você pode optar pelos assentos na parte da frente da aeronave, que costumam ser mais suscetíveis aos efeitos das turbulências.

Outra opção são os assentos na ponta para poder circular livremente nos momentos apropriados. Além disso, se desejar, você pode levar alguns itens, como travesseiros de pescoço, fones de ouvido e livros para se entreter durante o trajeto.

Aproveite essa experiência e venha para o Rio Quente!

Gostou das dicas de viagem? Então que tal aproveitar essa experiência única e vir conhecer as maravilhas do Cerrado brasileiro no Rio Quente? Aqui você encontra as melhores acomodações e pode aproveitar do jeito que quiser.

Sem contar que em todas as áreas do resort estamos seguindo os protocolos de proteção orientados pela OMS. Então, é só conferir nossos pacotes promocionais e fazer sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos