Não existe nada melhor do que viajar, não é mesmo? Seja a trabalho ou de férias, esse tempinho em que conhecemos outros lugares é mágico. Antes de conhecer esses destinos, porém, precisamos considerar os meios de transporte que nos levarão até eles, que devem ser confortáveis e seguros. Pensando nisso, você já se perguntou como é um avião por dentro, por exemplo?

Não se preocupe! Nós vamos te contar tudo sobre a parte interna da aeronave. Além disso, listamos dicas de como escolher seu assento, de forma que você fique o mais confortável possível. Afinal, relaxar durante o voo deixa a viagem bem mais tranquila!

Cada avião é único

A primeira coisa que você precisa saber sobre como é um avião é que cada um tem um design único, com diferentes disposições para poltronas e áreas de uso público e dos funcionários. As companhias sempre têm como prioridade a distribuição do peso por todo o avião, para que o trajeto seja mais tranquilo.

As aeronaves podem ter assentos separados por um ou mais corredores, e isso influencia diretamente na localização e na escolha de qual é o melhor assento no avião. Você pode encontrar aeronaves com quatro cadeiras centralizadas e duplas nas laterais, ou até divididas em grupos de três. 

Além disso, as companhias aéreas podem oferecer diferentes classes de assentos para que o passageiro possa escolher o que mais se adequa a sua viagem. Você já deve ter ouvido falar da famosa “primeira classe”, que é a área mais cara e que oferece um serviço diferenciado, principalmente para voos mais longos. 

Afinal, como é o interior de um avião?

Apesar dos diferentes tipos de design, as aeronaves têm basicamente as mesmas áreas. Muitos desses lugares ficam escondidos aos nossos olhos porque são apenas para a equipe de voo. Aqui, vamos contar um pouco mais sobre o avião por dentro e quais as funções de cada espaço.

Cockpit

Na frente do avião fica o cockpit, o espaço onde todo o voo é controlado pelo piloto e pelo copiloto. Cheio de telas e controles manuais, é onde fica armazenado todo o “conhecimento” da nave sobre o trajeto, o clima e o funcionamento interno. E sabe o que é mais legal? Em algumas companhias, depois do pouso, você pode pedir para conhecer de perto uma cabine de avião por dentro.

Galley

É onde os comissários preparam todos os serviços de refeição, com utensílios para aquecer comidas e bebidas. Os produtos vêm para o avião em recipientes refrigerados chamados trolleys, que conseguem ser encaixados na galley. Esses espaços normalmente ficam espalhados pela aeronave em pontos estratégicos.

Área de descanso dos funcionários

Em voos mais longos, os comissários de bordo têm que tirar um tempo de descanso. Para isso, existem espaços com camas para que eles possam deitar. Normalmente, ficam em áreas escondidas, acima das poltronas dos passageiros ou no fundo. 

Banheiros

Se durante o voo você sentir vontade de fazer suas necessidades, não se preocupe! Você pode ir ao banheiro de avião. São espaços bem pequenos, mas feitos para que você fique confortável. Eles ficam espalhados pela aeronave, com fácil acesso para os passageiros.

Área dos passageiros

Quem ama voar e sabe bem como é um avião por dentro já conhece esse pedaço. É a área onde ficam as poltronas para que você possa curtir seu voo em paz. Junto delas podem ser encontradas telas com programação de filmes e séries para distração, mesas retráteis e até tomadas para carregar os aparelhos eletrônicos.




Outros detalhes do interior do avião

Existem outras funcionalidades para você entender como é dentro de um avião, como, por exemplo, os painéis de controle da luz dos corredores. Esse detalhe fica normalmente nas galleys, para dar fácil acesso aos comissários de bordo. Junto dele fica um telefone, para que a equipe possa falar diretamente com o piloto e os passageiros.

Outro ponto importante dos aviões é o compartimento para bagagens de mão. As malas com tamanho e peso permitidos pela companhia aérea podem ser carregadas dentro da aeronave e guardadas com segurança nesses espaços acima das poltronas

Todo trajeto tem um kit para primeiros socorros. Os funcionários da companhia recebem um treinamento especializado em fazer atendimentos rápidos. Esse material fica nas galleys, com fácil acesso à equipe.

Curiosidades sobre os aviões

Já se perguntou o que a equipe do voo come? As companhias aéreas fornecem refeições parecidas com a dos passageiros. Um detalhe super legal é que o piloto e o copiloto recebem um prato diferente do resto, para evitar contratempos gastrointestinais que possam impedir que alguém conduza o avião. 

Nas galleys, você pode ver alguns assentos que são diferentes dos disponibilizados para os passageiros. Esses são os chamados jump seat e são próprios para o conforto da equipe de voo na hora do pouso. 

Outra curiosidade interessante de como é o avião por dentro é que, durante a pandemia, as companhias aéreas estão priorizando melhorar a filtragem do ar dentro da aeronave. Essa renovação constante é muito importante no combate ao Coronavírus.

Como escolher o melhor assento

Ao comprar a passagem, tente sempre checar o mapa dos assentos e reservar seu lugar com antecedência. Se não conseguir fazer isso, faça o check-in rapidamente, pois isso garante uma boa poltrona. É legal ficar atento aos programas de fidelização das companhias, já que trazem vantagens nos voos. 

Para escolher assentos de um avião, tente sempre pegar lugares que fiquem mais centrais, sem estar próximos das galleys e dos banheiros, pois são partes do avião com mais barulho. 

Se você gosta de ter mais liberdade para se acomodar, pegue poltronas na janela ou corredor. As primeiras têm uma vista incrível e as outras facilitam a locomoção pelo avião. 

Pronto para sua próxima viagem de avião?

Agora que você já sabe como é um avião por dentro, que tal conhecer um dos destinos mais bonitos de Goiás? O Rio Quente Resorts oferece diversas opções de acomodações e atrações para a diversão da família toda! Prezando sempre pelo turismo responsável, seguimos todas as medidas de proteção ao Coronavírus. Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos