* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Viajar de ônibus pode ser a opção mais barata e tranquila para o turista. Quem não gosta de dirigir por muito tempo encontra uma ótima solução nessa alternativa para curtir as férias ao máximo. Neste artigo, você vai descobrir o que levar em uma viagem longa de ônibus.

As viagens mais longas demandam um planejamento específico, principalmente de ônibus, pois o turista não escolhe os pontos de parada para alimentação, por exemplo. Por isso, além de mostrar o que levar para comer em uma viagem longa de ônibus, vamos dar dicas de acessórios para lazer, relaxamento, higiene pessoal e saúde. Acompanhe e descubra!

Alimentação

A primeira coisa que lembramos quando pensamos sobre o que levar em uma viagem longa de ônibus são os lanches. Afinal, considerando que o turista não escolhe quais vão ser as paradas durante o trajeto — diferentemente da viagem de carro — e as empresas de transporte não costumam oferecer comida — como as companhias aéreas —, é preciso planejar sozinho seus lanches para viagens de ônibus longas.

Afinal, que comidas levar em uma viagem longa de ônibus? O tempo de duração precisa ser o ponto de partida para sua escolha, dependendo disso, alimentos que precisam de refrigeração, como iogurtes, não são uma boa escolha.

Comidas com cheiro forte também devem ser evitadas, já que podem causar um mal-estar nos demais passageiros. A seguir, listamos alguns alimentos bacanas para quem vai viajar de ônibus:

  • água;
  • sanduíches naturais — sem maionese, requeijão ou vegetais que estragam, murcham ou escurecem rapidamente;
  • frutas desidratadas;
  • frutas frescas resistentes, como maçã e pêra;
  • porções de oleaginosas, como amendoim, castanha-do-pará ou amêndoas;
  • cookies integrais;
  • barrinhas de cereal;
  • biscoitos de polvilho;
  • torradas.

Quem não abre mão do café pode levar uma pequena garrafa térmica, entretanto, não esqueça de acondicionar da forma adequada e se atentar ao período em que a sua térmica consegue manter o líquido na temperatura de consumo desejada.

Lazer

Agora que você já sabe o que levar no quesito alimentação, precisa pensar no que fazer em uma viagem longa de ônibus. Viagens grandes são cansativas e você pode ficar entediado, por isso, planeje atividades de lazer e distração.

Caso você queira ouvir música, jogar ou assistir filmes e séries no seu celular, não esqueça do fone de ouvido, afinal, não tem nada mais deselegante do que atrapalhar o silêncio e descanso dos outros.

Além disso, quem gosta de ler e não tem problemas com enjoos, pode apostar em um bom livro ou até mesmo no uso de dispositivos de leitura como o Kindle. Com uma boa história para acompanhar, você nem vai ver a viagem passar.


Descanso

Além dos acessórios de lazer, quando se pensa sobre o que levar numa viagem longa de ônibus, é fundamental lembrar do conforto, inclusive se você for dormir durante a viagem. Nesse quesito, alguns acessórios vão fazer toda a diferença:

  • travesseiro de pescoço;
  • manta para se proteger do frio do ar-condicionado;
  • máscara de dormir;
  • meias confortáveis;
  • protetor auricular.

Essa lista de itens para descanso pode ser montada de acordo com as necessidades de cada um. O uso de protetores auriculares, por exemplo, é indicado apenas para quem tem o sono leve e não consegue descansar em um local com ruídos.

No caso dos travesseiros para pescoço, você encontra opções infláveis, mais fáceis de serem transportadas e ocupando menos espaço na mala. Existem também os protetores e travesseiros em outros materiais, portanto, encontre aquele que você considera mais prático e confortável.

Higiene e saúde

Por fim, quando se está planejando uma lista com o que levar em uma viagem longa de ônibus, as categorias higiene e saúde devem ser pontos de atenção.

Mesmo com a retomada do turismo e das viagens, a pandemia é uma realidade e as pessoas precisam estar atentas aos cuidados para proteção individual e coletiva. Dessa forma, lembre-se de levar máscaras de proteção facial que devem ser usadas conforme as orientações da empresa de transporte e álcool em gel para higienização das mãos.

Além deles, outros itens de higiene devem estar na sua lista de “o que levar em uma viagem longa de ônibus”: lenços umedecidos, lenços de papel, soro fisiológico e medicamentos, caso use alguma medicação especial ou sofra com dores de cabeça, ou enjoos.

Ao programar a sua viagem de ônibus não esqueça de levar todos os documentos exigidos pela empresa de transporte, com atenção especial para quem viaja com crianças. Em caso de dúvidas a respeito de restrições, lembre-se de consultar a empresa com antecedência, evitando imprevistos durante o seu embarque.

Agora que você sabe o que levar em uma viagem longa de ônibus, que tal planejar suas férias com o Rio Quente Resorts? Aproveite para conferir nossos pacotes promocionais e usufrua os melhores preços!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia