* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Com o avanço da vacinação e a abertura das fronteiras, o mundo todo está focado em voltar aos eixos depois de quase dois anos em isolamento. Nesse caminho, a retomada do turismo é um ponto bastante discutido entre aqueles que desejam se adaptar à nova realidade e retornar às atividades.

Pensando nisso, a equipe do Rio Quente preparou um artigo com detalhes sobre o turismo pós-pandemia, além de dicas para quem deseja viajar com o máximo de segurança. Confira!

Retomada do turismo: como funciona?

A retomada do turismo é uma ação cujo objetivo é suavizar os efeitos negativos causados no setor em decorrência da pandemia da Covid-19. Basicamente, trata-se de uma estratégia para que a população volte a viajar com mais segurança e responsabilidade no pós-pandemia.

Nesse caminho, o Ministério do Turismo (MTur) desenvolveu diferentes mecanismos para tornar o processo confortável e seguro. Entre as ações, o órgão desenvolveu protocolos específicos a fim de garantir a proteção dos prestadores de serviços, dos turistas e das comunidades receptoras, assim como para prevenir a disseminação do vírus.

Selo Turismo Responsável

Entre as ferramentas, está o Selo Turismo Responsável. Desenvolvido em 2020 pelo próprio Ministério, o programa atesta quais estabelecimentos possuem medidas de segurança eficazes e são indicados para os viajantes.

Entre os locais cadastrados, estão hospedagens, empresas de turismo, parques temáticos e aquáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções etc. Para consultá-los, é só acessar a página de adesões no site do MTur e informar o estado, o município e o tipo de atividade sobre a qual deseja consultar os dados.

Turismo nacional

Além das normas, o MTur projetou diretrizes para impulsionar o turismo nacional. Afinal, o momento ainda pede cautela e outros países estão em etapas diferentes no processo de readaptação. Por isso, para viajar com segurança, a dica é optar por destinos brasileiros, em meio à natureza, e acompanhar as etapas de reabertura.

retomada do turismo

Quais cuidados ter ao viajar durante a retomada?

Para além dos estabelecimentos e das normas de proteção, quem deseja viajar na pandemia, assim como durante a retomada, não pode esquecer de alguns cuidados, como:

Tomar as duas doses da vacina

A vacinação foi um ponto importante para o avanço na retomada do turismo. Por isso, se vacinar, ou seja, tomar as duas doses do imunizante, é essencial para garantir uma viagem tranquila.

Inclusive, durante as viagens, alguns destinos e estabelecimentos estão exigindo a apresentação do comprovante de vacinação como uma forma de evitar contaminações e assegurar a proteção de todos.

Seguir as medidas de prevenção

Seguir as medidas de prevenção definidas para cada região é fundamental ao fazer uma viagem na retomada do turismo. Esse cuidado garante que a jornada seja tranquila e evita possíveis dores de cabeça.

Usar máscara de proteção em ambientes coletivos

Mesmo que você já tenha se vacinado, é importante usar a máscara de proteção em ambientes coletivos até que 100% da população esteja vacinada, já que o imunizante não impede a contaminação, só torna os sintomas mais brandos. Por isso, ao usá-la, você protege a si e ao próximo.

Manter o distanciamento social

O mesmo serve para o distanciamento social. Enquanto todo mundo não for vacinado, o indicado é manter a distância de outras pessoas, de pelo menos 1 m, em locais públicos.

Higienizar as mãos e os objetos pessoais com álcool em gel 70%

Lembre-se que o coronavírus é transmitido por meio da exposição a gotículas respiratórias, por isso, seguir higienizando as mãos e os objetos pessoais com álcool em gel 70% é indispensável, principalmente durante uma viagem.

Grupos de risco e crianças podem viajar?

Mesmo com a vacinação, é importante ficar ligado aos cuidados com os grupos de risco e as crianças. Em relação às viagens, é possível se certificar das possibilidades por meio dos decretos municipais sobre a retomada do turismo. Entretanto, a dica é sempre conferir diretamente com os estabelecimentos do destino quais são as normas para cada caso.

Rio Quente: conforto e segurança para seus dias de folga

Agora que você já sabe o que é a retomada do turismo e quais são os cuidados para quem vai viajar durante esse período, que tal planejar sua próxima aventura? Então, se estiver a fim de um lugar tranquilo e seguro em meio à natureza, saiba que o Rio Quente Resorts é uma ótima escolha!

Além de contar com acomodações superaconchegantes e atrações para todas as idades, o complexo de hotéis possui o Selo Turismo Responsável e segue todas as medidas de prevenção homologadas pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor).

Além disso, o resort desenvolveu diferentes medidas para garantir o máximo de proteção aos hóspedes, como check-in online, aferição de temperatura na chegada, otimização dos serviços de arrumação, atividades ao ar livre, refeições a la carte, demo cooking e muito mais.

Assim, você não precisa se preocupar tanto. Então, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais, faça sua reserva e venha se divertir nesse paraíso com toda a segurança!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia