Quando se fala nas comemorações de junho, uma das primeiras coisas que vêm em mente são as deliciosas comidas típicas de Festa Junina. A lista de pratos servidos na festa é imensa e varia de acordo com a região do país.

O mês de junho está quase aí e quem está sentindo saudades das festas juninas já pode se preparar. Na Bahia, São João é uma data celebrada com muitas brincadeiras, danças e delícias da culinária típica local.

Neste artigo, você vai conhecer as principais comidas típicas de Festa Junina, além de dicas de pratos e preparos com os ingredientes mais populares da festividade. Confira!

Bolo de milho

O milho é um dos principais ingredientes utilizados nos preparos de festas juninas, e o tradicional bolo de milho é uma das receitas de Festa Junina mais elaboradas nas comemorações. A preparação varia de acordo com a cultura de cada região, mas geralmente é uma receita simples, que leva poucos ingredientes.

Um bom bolo leva milho, leite, açúcar, ovos, manteiga, coco ralado, farinha e fermento. Você pode tirar o milho diretamente da espiga ou usar as versões industrializadas. Quanto mais natural for, mais saboroso fica o bolo.

Paçoca

Outro ingrediente que não pode faltar em uma Festa Junina é o amendoim. A paçoca — também conhecida como capiroçava — é um doce à base de amendoim, açúcar e farinha de mandioca.

Tradicionalmente preparado para consumir em festas juninas, ele se tornou tão popular e difundido que é possível encontrá-lo em qualquer supermercado durante todo o ano. 

Espiga de milho-verde

A espiga de milho-verde é, sem dúvidas, uma das melhores comidas de Festa Junina.  Servida naturalmente, com sal ou manteiga, ela é fácil de preparar e pode ser servida de diferentes maneiras.

Para servir espiga de milho, você pode cortá-la em pedaços menores e colocar palitos do tipo churrasco para facilitar o manuseio, debulhá-la em forminhas de doce ou deixá-la na própria palha. 

Imagem de um local com a decoração típica da Festa Junina.

Canjica

A canjica é outra comida para arraial à base de milho. A sobremesa é preparada com grãos de milho mergulhados em um caldo de leite de coco, leite e especiarias — geralmente cravo e canela.

Também conhecida como mungunzá ou mingau de milho branco, ela tem muitas variações: pode ser preparada com coco, amendoim, leite condensado, entre outros. 

Pamonha

Mais uma das comidas típicas de Festa Junina, a pamonha é uma iguaria muito popular na região Nordeste. Preparada com milho-verde triturado, sal ou açúcar, ela é cozida e enrolada na palha do próprio milho.

Quentão

Não é só de comidas típicas que se faz uma Festa Junina: entre as bebidas mais populares da celebração, está o quentão. A bebida é servida tradicionalmente durante festas juninas e quermesses em todo o Brasil.

Ela é servida quente, pois o período em que ocorre a Festa Junina costuma ser mais frio. O quentão pode ser preparado com vinho tinto ou cachaça. Nas regiões Sudeste e Nordeste, é mais comum fazer com cachaça, enquanto na região sul o preparo é tradicionalmente feito com vinho. 

Pinhão

O pinhão é uma semente da árvore araucária, mais comum no sul do país. A árvore forma uma pinha que, quando amadurece, abre e libera o pinhão. Esta iguaria é cozida e consumida principalmente nas festas juninas e no período do inverno. No sul do país, o pinhão equivale ao amendoim das festas juninas do Nordeste.

Arroz-doce

Por fim, outro prato que não pode faltar nessa lista é o arroz-doce.  Um clássico da Festa Junina, ele é preparado com arroz cozido no leite e no açúcar. Para temperar, vão cravo, canela, casca de limão e água de flor de laranja. Servido com canela polvilhada, é um prato reconfortante muito popular em todo o país. 

Venha provar as delícias da Festa Junina na Costa do Sauípe!


Agora que você já sabe quais são as comidas típicas de Festa Junina, provavelmente está pensando sobre o que vai fazer no próximo São João. Então, que tal conhecer o Arraiô? 

O Arraiô é uma festa organizada pela Costa do Sauípe que reúne o que há de melhor das comemorações juninas: comida boa, decoração temática, espetáculos,  quadrilhas, música ao vivo e casamento caipira. 

Porém, não pense que é só isso. No Arraiô, você pode apreciar intervenções artísticas, o famoso concurso do rei e rainha do milho, o espetáculo Forrozuando, charadas e desafios itinerantes. No Costa, a diversão é garantida para toda a família. 

A programação da festa pode mudar a qualquer momento, por isso acompanhe atualizações pelas redes sociais, pelo nosso canal de atendimento ou enviando uma mensagem para o Whatsapp da Sol, nossa assistente virtual.

Gostou de conhecer as principais comidas típicas de Festa Junina? Então, venha experimentá-las no Arraiô da Costa do Sauípe. Aproveite para programar sua viagem com estes pacotes promocionais exclusivos. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos