Considerada uma das celebrações típicas mais tradicionais do país, a festa junina encanta pessoas de todas as idades. Além da música, das brincadeiras e das atrações, as comidas típicas da Festa Junina são consideradas um atrativo à parte. A variedade de pratos servidos na festa é enorme e varia bastante de acordo com a região do país.

Se você gosta de receitas de comidas típicas de Festa Junina e já está querendo entrar no clima, este artigo foi feito pensando em você! Selecionamos algumas das mais conhecidas e adoradas comidas típicas da festa. Confira!

Empadão goiano

O empadão goiano é uma receita típica do estado de Goiás que é muito popular em festas juninas. O prato de origem portuguesa consiste em uma torta salgada que pode ser recheada com diferentes tipos de carnes.

Considerado um dos principais representantes da culinária do estado, o empadão tem a sua base feita de farinha de trigo, e os recheios incluem ingredientes como frango desfiado, linguiça, ovos cozidos, queijo, azeitonas e guariroba.

Bolo de milho

O ingrediente mais popular das festas juninas é protagonista de diversas receitas. O milho é um grão presente em todo o país e que serve como base para o preparo do bolo de milho.

O tradicional bolo de milho é uma das receitas mais tradicionais da festa junina nas comemorações em todo o país. Por isso, a sua preparação varia muito de acordo com cada região; o que não muda é o fato de ser uma receita simples que agrada diferentes paladares.

Broa de fubá

Outro prato típico de festa junina e que tem as suas origens na Europa e na África, a broa de fubá é uma iguaria feita à base de farinha de milho. É bastante parecida com um biscoito, com consistência semelhante à de um bolinho.

Paçoca

O amendoim é outro ingrediente que tem presença marcada em festas juninas. Ele serve como base para o preparo da paçoca, também conhecida como capiroçava, um doce que leva amendoim, açúcar e farinha de mandioca.

Muito embora esteja presente em festas juninas, esse doce é tão popular no país que é consumido o ano todo, de Norte a Sul. Será que há um brasileiro que não conheça ou tenha experimentado paçoca pelo menos uma vez na vida?

comidas típicas de festa junina em cima da mesa

Espiga de milho-verde

Como mencionado, o milho é um dos ingredientes para as principais comidas típicas de festa junina. Além de ser base de vários preparados, a espiga de milho-verde também é servida nas festas.

Servida cozida, a espiga acompanha sal ou manteiga. Para facilitar o consumo, ela costuma ser apresentada cortada em pedaços menores e presa com palitos de churrasco. Em algumas regiões, é servida inteira diretamente na palha do milho.

Pamonha

Outro prato que usa o milho como base e é bastante servido em festas juninas é a deliciosa pamonha. Muito popular na região Nordeste, a pamonha é preparada com milho-verde triturado, sal ou açúcar, cozida e enrolada na palha do próprio milho; é um prato incrível e que vale muito a pena experimentar.

Quentão

Além dos pratos deliciosos, algumas bebidas também estão na lista de comidas típicas de festa junina. A mais conhecida é sem dúvida o famoso quentão.

O quentão, como o nome sugere, é uma bebida servida quente, já que as festas ocorrem na época mais fria do ano. Preparado com vinho tinto ou cachaça, ele ajuda a manter a temperatura mesmo nas regiões frias do país.

Pinhão

Entre as comidas típicas de festa junina, o pinhão talvez seja uma das menos conhecidas em algumas regiões do Brasil.

Essa iguaria é a semente da árvore araucária, mais comum no Sul, por isso é servida especialmente nas festas juninas daquela região. O pinhão é cozido e consumido durante todo o período de inverno, inclusive nas festas juninas.

Arroz-doce

Por fim, outro prato que não pode faltar na lista de comidas típicas de festa junina é o arroz-doce. Preparado com arroz cozido no leite e no açúcar, ele pode ser temperado com cravo, canela, água de flor de laranja e casca de limão.

Servido com canela polvilhada, é reconfortante e muito popular em todo o país. Ainda, dá muita energia, por isso também pode ser consumido antes da prática de atividades físicas e brincadeiras em um parque aquático.

Venha provar as delícias da festa junina no Arraiô do Rio Quente!

Como você viu, são muitas as delícias servidas nas festas juninas. Falando nisso, você já programou as suas atividades para o período de São João? E sabia que no Rio Quente vai rolar o Arraiô? 

O Arraiô é uma festa organizada pelo Rio Quente, a qual reúne culinária e atrações típicas das comemorações juninas: decoração temática, comidas típicas de festa junina, espetáculos, música ao vivo, quadrilhas e várias outras atividades. O Arraiô é garantia de diversão para toda a família.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e acompanhe a programação e o calendário da festa. As atualizações são compartilhadas pelas redes sociais e podem ser consultadas diretamente pelo nosso canal de atendimento.

Gostou de conhecer as principais comidas típicas da festa junina? Então, venha experimentá-las no Arraiô do Rio Quente. Confira os nossos pacotes promocionais para o período das festas juninas. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos