Também conhecido como PESCaN, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma reserva ambiental protegida no estado de Goiás, localizado entre as cidades de Caldas Novas e Rio Quente. Criado na década de 1970, o espaço tem área de 123 km² e paisagens estonteantes.

Com nascentes das águas termais da região, o local é uma excelente opção de passeio para quem busca por turismo ecológico e quer se aventurar na natureza. Então, caso você faça parte desse público e deseje saber mais sobre a atração, não se preocupe! Venha conosco e fique por dentro dos detalhes!

Como surgiu o PESCaN?

Você sabia que a região onde está localizado o PESCaN constitui uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da cidade? Por isso, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas foi criado para conservar os lençóis termais.

O PESCaN está situado entre duas potencialidades turísticas do Cerrado: Rio Quente e Caldas Novas, cidades reconhecidas pelos hotéis e pelos resorts com piscinas aquecidas. A preservação foi instituída por meio da lei 7.282, em 25 de setembro de 1970. A visitação de turistas foi liberada somente em 1999.

Formada a partir de um vulcão extinto, a serra de Caldas Novas é berço das famosas águas termais naturalmente aquecidas. Elas são resultados de um fenômeno chamado geotermia e oferecem diversos benefícios terapêuticos para os seres humanos, atraindo milhares de turistas à região.

O que fazer ao visitar o PESCaN?

Cercado pela Mata do Cerrado, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas garante diversas aventuras aos visitantes. Para quem ama curtir a natureza e apreciar paisagens de tirar o fôlego, é possível conhecer a fauna local, observando animais típicos da região. 

A área também abriga duas cachoeiras incríveis: Cachoeira da Cascatinha e Cachoeira do Paredão. Para conhecer esses monumentos naturais, é necessário fazer trilhas guiadas.

Trilhas no PESCaN

A trilha para Cachoeira Cascatinha tem cerca de 700 m e pode ser completada em aproximadamente 30 minutos. Ao chegar no destino, você encontra uma queda-d’água de 4 m que deságua em uma encantadora piscina natural.

Já a trilha para a Cachoeira Paredão é mais íngreme e longa, com um percurso de aproximadamente 2 km. Apesar de parecer um caminho cansativo, você é recompensado pela vista dos mirantes de Caldas Novas e pelo poço da queda-d'água. Além disso, existe uma série de atrações às margens do Rio Corumbá, que corta o Parque da Serra de Caldas Novas e possui 64 km².

Outros pontos turísticos em Caldas Novas e Rio Quente

Além de conhecer o PESCaN, é possível encontrar diversos pontos turísticos na região. Caso você queira descobrir o que fazer em Caldas Novas, não deixe de conferir a lista que preparamos a seguir.

Lago Corumbá

Parada obrigatória para quem ama praticar esportes náuticos, o Lago Corumbá é um dos pontos turísticos mais queridos da região. Situado a cerca de 15 minutos do centro da cidade, ele é envolvido por uma natureza exuberante e conta com atividades empolgantes, como pesca esportiva e passeios de jet-ski.

Casarão dos Gonzaga

Visitar o Casarão dos Gonzaga é um ótimo passeio para quem curte atrações históricas. Considerado uma das primeiras construções da cidade, o espaço é um verdadeiro patrimônio cultural. Ele abriga artefatos históricos, além de ser sede do centro de apoio do artesão.

Jardim Japonês

Quem busca por tranquilidade em meio a natureza vai adorar conhecer o Jardim Japonês. Com construções em estilo tradicional, o espaço conta com um pequeno lago com peixes e vegetação incrível. Esse é o cenário perfeito para quem quer relaxar.

Hot Park

O Hot Park é considerado o mais completo parque aquático temático da América Latina, sendo detentor da maior praia artificial de águas aquecidas do mundo, a Praia do Cerrado. O espaço abriga dezenas de atrações incríveis com opções radicais, divertidas e relaxantes para todos os gostos e idades.

Visite o PESCaN e hospede-se no Rio Quente Resorts

Curtiu os detalhes e não vê a hora de apreciar de pertinho as maravilhas do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas? Não perca tempo! Hospede-se no Rio Quente Resorts e se divirta com as atrações presentes na região.

Localizado a 26 km de Caldas Novas, o complexo de hotéis conta com uma infraestrutura completa para você aproveitar cada momento com muita comodidade. Além de seis tipos de hospedagem incríveis, o resort oferece eventos exclusivos para os hóspedes e opções gastronômicas de dar água na boca.

Desse jeito, não tem como resistir, não é? Então, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais, escolher a melhor opção para sua viagem e embarcar em uma aventura rumo ao Rio Quente! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos