Pôr do sol no no Lago Corumbá, em Caldas Novas

Diz aí: como você gostaria de passar suas próximas férias? Se você curte contato com a natureza, turismo cultural, mergulhos relaxantes ou atividades cheias de adrenalina, nem precisa se esforçar muito para pensar na resposta. Já temos a sugestão de destino perfeito para a sua viagem dos sonhos: a cidade de Caldas Novas.

Esse paraíso do ecoturismo em Goiás conquista novos admiradores todos os dias. E não é nenhuma surpresa: a estadia em Caldas Novas é capaz de encantar desde os visitantes mais aventureiros até os que curtem uma vibe mais sossegada. Já ficou com vontade de saber mais, né? Ótimo, você está no lugar certo!

Aqui, vamos te mostrar onde fica Caldas Novas, por que a cidade é tão adorada por viajantes do país inteiro e quais atrações da cidade não podem ficar de fora da sua lista. Vem com a gente para descobrir o que fazer em Caldas Novas e como planejar sua viagem da melhor forma.

Conheça a história de Caldas Novas, GO

Há muitos séculos, bem antes de se tornar um destino de férias favorito, o território onde fica Caldas Novas era habitado por tribos indígenas como os xavantes e os caiapós. Depois da chegada dos colonizadores europeus, o potencial da região ainda permaneceu inexplorado até meados de 1722.

Esse foi o ano em que Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante que viajava pela Serra de Caldas em busca de ouro, se deparou com uma surpresa tão valiosa quanto o cobiçado metal precioso. Era a mágica das fontes termais. Encantado pelos diversos benefícios das águas que brotavam mornas da terra, Bartolomeu criou ali o pequeno assentamento de Caldas Velhas.

O lugar continuou sendo um tesouro secreto até 1777, quando outro bandeirante chamado Martinho Coelho de Siqueira chegou por lá. Ele descobriu mais fontes termais, rios, córregos, nascentes e outras belezas naturais fantásticas, mas dessa vez, os recursos despertaram o interesse de muitas famílias que desejavam um pedacinho daquele paraíso. Assim, a área foi ganhando construções como moradias e casas de veraneio.

Com o passar do tempo, cada vez mais gente foi se fixando ao redor do Córrego das Lavras e de uma igreja construída em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. O nome “Caldas Novas” veio em 1853, mas o título de vila independente só chegou em 1911: até então, Caldas Novas era um distrito do município de Morrinhos.

Depois da emancipação, a magia das fontes termais de Caldas Novas começou a se popularizar cada vez mais no Brasil e no mundo. A vila virou cidade e passou a atrair um grande fluxo de turistas que buscavam as propriedades medicinais das maravilhosas águas. Nos anos 1970, Caldas Novas ganhou instalações completas e robustas de hospedagem e entretenimento.  

Onde fica Caldas Novas?

Hoje, nosso passeio é pelo coração do Centro-Oeste brasileiro: Caldas Novas fica na porção sul de Goiás.

Considerada a maior estância hidrotermal em todo o mundo, a cidade fica a mais ou menos 308 quilômetros de Brasília e 170 quilômetros da capital estadual, Goiânia. Além de ser uma verdadeira recordista global, Caldas Novas também está pertinho de outros destinos fantásticos do interior goiano, como Rio Quente, que pode fazer parte do seu roteiro por Caldas Novas. Mas calma, que hora de falar sobre isso é daqui a pouco!

Saiba como é o clima em Caldas Novas

A região onde fica Caldas Novas (e a maior parte do território de Goiás) é coberta pelo rico bioma conhecido como Cerrado goiano. E para que a sua viagem saia exatamente do jeitinho que você sempre quis, a gente te ajuda a entender como funcionam as mudanças climáticas por lá.

O clima em Caldas Novas é do tipo tropical semiúmido. Na prática, isso significa que o calor é uma constante na cidade! Os termômetros raramente marcam menos de 15ºC e podem chegar aos 32ºC com facilidade em dias ensolarados. Mas vale mencionar que as temperaturas ficam mais amenas durante a noite, então lembre-se de levar um agasalho na mala quando for viajar, hein?

Na hora de escolher a data perfeita para a sua estadia, também é importante levar em consideração a presença de chuvas. Afinal, o clima em Caldas Novas tem duas estações bem definidas ao longo do ano: as temporadas seca e úmida. A época de seca vai de maio a agosto e costuma ser a favorita dos viajantes que desejam aproveitar ao máximo as trilhas e outros passeios ao ar livre.

Durante a temporada úmida, por outro lado, as chuvas em Caldas Novas se tornam frequentes. Elas costumam ser rápidas, caindo apenas como breves pancadas no final do dia. Ainda assim, se você planeja viajar entre os meses de setembro e abril, prepare-se para a possibilidade de encontrar algumas atividades ecoturísticas indisponíveis. Felizmente, como estamos falando de um destino com tantas opções maravilhosas de passeios, isso não costuma ser um problema – tudo depende do tipo de experiência que você deseja viver –.

Ah, a temporada de chuvas também é o período em que as cachoeiras de Goiás estão mais cheias, esbanjando beleza por todos os lados. Para resumir, dá para dizer que o clima em Caldas Novas é uma das muitas razões pelas quais a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. As paisagens são sempre lindas!

Como chegar em Caldas Novas?

Como Caldas Novas recebe visitantes aos montes o tempo todo, ela é dona de uma ótima infraestrutura preparada especialmente para facilitar o deslocamento turístico. Por isso, existem várias formas de chegar ao destino.

Quem pretende voar pode contar com o Aeroporto de Caldas Novas, que recebe aeronaves das companhias nacionais Gol e Azul e tem opções de voos diretos saindo de cidades como Campinas e São Paulo. Ele fica a aproximadamente 3,5 quilômetros do centro da cidade, no bairro de Jardim e Paraíso.

Caso o aeroporto local não disponibilize as rotas necessárias para o seu trajeto, a gente sugere que você faça o caminho escolhido pela maioria dos viajantes: desça no Aeroporto de Goiânia e depois caia na estrada para completar o percurso. Para chegar em Caldas Novas partindo da capital estadual, basta pegar a GO-139 e depois a BR-352. Alternativamente, é possível começar pela GO-217 e passar para a BR-153 em seguida.

A estratégia mais comum é alugar um veículo, mas também há vários ônibus de viagem que vão para Caldas Novas saindo de Goiânia, de Brasília ou até de cidades situadas em outros estados. As principais empresas que circulam na região são a Viação Paraúna e a Alfa Luz.

Ainda não sabe escolher a melhor forma de locomoção para a sua viagem? Tudo bem, no nosso conteúdo especial sobre como chegar em Caldas Novas, a gente fala sobre esse assunto em detalhes. Não se esquece de conferir!

Descubra o que fazer em Caldas Novas

Finalmente chegou a hora de te levarmos para conhecer tudo que faz de Caldas Novas um destino tão procurado por viajantes dos mais diversos perfis. Pode acreditar quando a gente diz que a cidade tem diversão para todo mundo!

Prepare-se para conhecer museus com acervos incríveis, brincar com a família no Hot Park Caldas Novas, recarregar as energias nas águas naturalmente mornas das fontes termais e contemplar as paisagens cheias de vida do Cerrado.

Já gostou, né? Então vem com a gente descobrir mais sobre o que fazer em Caldas Novas.

Lago Corumbá

O Lago Corumbá é um daqueles lugares que viram pontos turísticos “sem querer”.

Ele foi formado pelo represamento do Rio Corumbá e, no começo, tinha uma função bem prática: movimentar a usina hidrelétrica que abastece a região. Com o tempo, o lago começou a atrair visitantes por causa da beleza única de seu gigantesco espelho d’água, e acabou se tornando um dos maiores atrativos de Caldas Novas.

Situado a aproximadamente 8 quilômetros do centro, o Lago Corumbá está cercado por uma vegetação encantadora e por uma incrível variedade de estabelecimentos como clubes, restaurantes, bares e pizzarias. Além disso, suas águas tranquilas são excelentes para a prática de esportes náuticos. Entre as atividades que você terá a oportunidade de praticar por lá, estão o stand-up paddle e os emocionantes passeios de jet-ski e lancha.

Se você preferir, pode somente caminhar pela orla enquanto aprecia o movimento e a encantadora paisagem. De qualquer forma, o Lago Corumbá merece sua visita.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Macaco Capuchim amarelo em uma árvore no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Como é de se esperar, a região onde fica Caldas Novas está cheia de espaços criados especialmente para proteger as muitas riquezas naturais que abriga. Um dos mais famosos é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN).

Inaugurada nos anos 1970, essa unidade de preservação ambiental tem 123 km² de extensão e está recheada de cenários apaixonantes. Para quem curte turismo ecológico, o PESCaN é com certeza uma parada obrigatória durante a estadia em Caldas Novas. As várias trilhas do parque são oportunidades sensacionais de desbravar a biodiversidade do Cerrado. Além disso, elas te levam às maravilhosas cachoeiras do parque, como a Cachoeira Paredão e a Cachoeira Cascatinha.

Depois de caminhar pelas matas preservadas e se banhar nos poços refrescantes das cachoeiras, aproveite para conhecer as muitas atrações próximas às margens do Rio Corumbá, que passa por dentro do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Nossa dica é separar um dia inteiro para curtir tudo isso com calma.

Feira do Luar em Caldas Novas

Que tal descobrir as delícias da culinária goiana e ainda aproveitar para fazer umas comprinhas? Isso é só um pouquinho do que rola na Feira do Luar.

Esse tradicional ponto de comércio de Caldas Novas está sempre cheio de turistas e caldas-novenses. E não é à toa: as charmosas vendinhas oferecem o que há de melhor em artesanato, bijuterias, itens de decoração, roupas, calçados, produtos típicos e muito mais. Além de ser o lugar perfeito para garantir as lembrancinhas da viagem, a Feira do Luar funciona como polo gastronômico, já que também vende vários quitutes tradicionalmente goianos. É de dar água na boca!

Para conhecer a Feira do Luar, basta ir até a Avenida Orcalino Santos, a partir das 18h, em dias de sábado, domingo ou segunda-feira.

Jardim Japonês de Caldas Novas

Um passeio que une contemplação, história e natureza: essa é a proposta do Jardim Japonês de Caldas Novas.

Se você busca um local de pura calmaria para respirar ar puro e aproveitar o silêncio, esse é um ponto turístico que merece estar na sua lista. Embora ocupe um espaço pequeno, o Jardim Japonês encanta por seu paisagismo de ares orientais, com direito a pontes em estilo nipônico e caminho de pedras sobre o lago. Ele abriga também uma antiga residência que é uma das primeiras casas construídas na região. A beleza histórica é incrementada pelas mobílias e utensílios que eram usados décadas atrás – hoje, eles proporcionam uma verdadeira viagem no tempo –.

O Jardim Japonês é parte da Chácara Roma, na Avenida Santo Amaro.

Museu de Cera de Caldas Novas

Que tal deixar sua estadia em Caldas Novas ainda melhor com um programa diferenciado?

No Museu de Cera de Caldas Novas, você terá a oportunidade de ficar frente a frente com seus ídolos e personagens da ficção favoritos – ou melhor, com esculturas de cera em tamanho natural que se parecem exatamente com eles –. São mais de 40 estátuas que representam figuras famosas, cenas icônicas de filmes que marcaram gerações e até animações adoradas pelas crianças. Você com certeza vai se impressionar com o realismo das peças expostas. É como se elas pudessem ganhar vida a qualquer momento!

O Museu de Cera de Caldas Novas fica na Avenida Coronel Cirilo Lopes de Moraes, perto do Boulevard do Turista. Os ingressos custam R$ 40,00 por pessoa, com opções de meia-entrada.

Que tal estender o  passeio e aproveitar Rio Quente?

Até aqui, as atrações de Caldas Novas com certeza já te conquistaram. Mas e se a gente disser que você vai se empolgar ainda mais depois de conhecer o Rio Quente? Um município que fica pertinho de Caldas Novas, um pouco mais de 30 minutos, para sermos mais exatos!

A cidade é famosa pelo complexo do Rio Quente Resorts, então é claro que a gente não podia perder a oportunidade de te contar um pouquinho do que você vai encontrar por lá! Até porque, se decidir conhecer Caldas Novas, mas também estender a viagem e passar uns dias em um dos hotéis do complexo, já é bom saber o que te espera.

Hot Park

Não tem como falar de Rio Quente sem mencionar o famoso Hot Park, né?

Afinal, a cidade ficou conhecida como destino de férias dos sonhos justamente por abrigar um dos melhores parques aquáticos da América Latina. É um complexo de lazer gigantesco construído em meio à natureza exuberante de Goiás que oferece atividades aquáticas para todos os gostos. Um paraíso das piscinas!

O Hot Park tem mais de 17 atrações, incluindo os emocionantes passeios com boias do Half Pipe, o toboágua Xpirado e o Aerobike, que proporciona uma vista privilegiada do parque. Além de agradar os aventureiros, o espaço também encanta aqueles que preferem descansar com tranquilidade. As atrações Praia do Cerrado e Lazy River, por exemplo, são puro sossego.

Além da super estrutura projetada especialmente para a diversão, o Hot Park também tem o diferencial de usar as preciosas águas termais goianas nas piscinas e atrações. Ele fica a apenas meia hora do centro de Caldas Novas, no município vizinho de Rio Quente, e divide espaço com as acolhedoras hospedagens do complexo Rio Quente. Tem tudo que você precisa para uma estadia inesquecível, em um lugar só!

Rio Quente Resorts

Sabe o lugar perfeito para sair da rotina? Ele tá aqui!

O Rio Quente Resorts tem alternativas de hospedagem tão espetaculares que precisamos te contar mais sobre todas elas! Afinal, o complexo do Rio Quente Resorts oferece a hospitalidade perfeita para momentos de relaxamento e curtição em família em meio à fenomenal natureza do Cerrado. É uma chance de se hospedar em cenários de tirar o fôlego e aproveitar as águas correntes de Goiás com conforto absoluto.

Se você gosta de contato com a fauna e a flora, o Rio Quente é um lugar que vai te fazer esquecer da correria do mundo real por alguns dias. E você pode mergulhar nessa experiência diferenciada de várias formas diferentes, já que o complexo tem opções de hotéis para todos os gostos.

A gente tem certeza de que algum desses cantinhos fantásticos que listamos aqui embaixo vai chamar sua atenção!

Hotel Cristal

Ar puro, arquitetura cheia de espaços a céu aberto e espaços de convivência cativantes: esses são alguns dos atrativos do Hotel Cristal.

Essa joia do complexo Rio Quente tem instalações inspiradas no poder da natureza, com ambientes que remetem aos elementos água, terra, ar e fogo. O design contemporâneo é embelezado por detalhes como o grande teto verde do lobby, o jardim com pira da Praça do Fogo e o Bar do Vento. A piscina de borda infinita é a cereja no topo do bolo!

As acomodações contam com varandas amplas (perfeitas para apreciar aquele vinho no final do dia) e ar-condicionado e estão disponíveis em tamanhos variados. O Hotel Cristal tem ainda espaço kids, boutique, estacionamento, adega e transfers para as outras áreas do complexo.

Hotel Turismo

Se você deseja ficar bem pertinho da diversão, o Hotel Turismo é o lugar perfeito para a sua hospedagem. Entre os hotéis do complexo, ele é o que fica mais próximo ao mundo lúdico do Hot Park Caldas Novas.

A estrutura do Hotel Turismo proporciona uma verdadeira imersão na cultura do Cerrado, com apartamentos inspirados em elementos típicos da região, como a Castanha de Baru e o Capim Dourado. Desde os jardins projetados pelo paisagista Burle Marx até as duas piscinas e os espaços exclusivos como o Bar das Artes, é tudo pensado para que você se sinta especial e acolhido.

Além de quatro modalidades de acomodação, o Hotel Turismo conta com vários recursos dedicados ao conforto da sua família, como a brinquedoteca e a Copa do Bebê. Os pequenos vão adorar!

Hotel Pousada

Que tal curtir aquela vibe relax de uma pousada com toda a infraestrutura de um resort?

No Hotel Pousada, você terá a oportunidade de viver a mais autêntica experiência de estadia no Rio Quente. Afinal, ele foi o primeiro prédio inaugurado no complexo, carregando uma bagagem histórica super importante. O coração do universo Rio Quente é também a melhor opção para quem deseja um acesso prático aos vários benefícios das águas quentinhas das fontes termais, que podem ser aproveitadas no Parque das Fontes. Pode ir sonhando com os longos mergulhos relaxantes!

Além da localização privilegiada, as instalações do Hotel Pousada são o casamento perfeito entre modernidade e tradição. É aquele ar acolhedor que você só encontra em pousadas “raiz”, sabe? São quatro tipos de acomodação e várias opções de entretenimento, como o espaço kids Toca da Zooeira e uma área exclusiva da Praia do Cerrado.

Hotel Giardino

O charme interiorano da Itália e a natureza exuberante do Cerrado se encontram no sensacional Hotel Giardino.

Com uma arquitetura inspirada nas tradicionais construções italianas, esse é um resort de beleza sofisticada que é descomplicado na medida certa. Situado a 800 metros da entrada do complexo, ele conta com restaurante, piscina exclusiva e duas modalidades de acomodação que acolhem confortavelmente famílias de até 5 ou 7 pessoas.

Quem escolhe os encantos do Hotel Giardino ainda ganha a vantagem de curtir as atrações do complexo Rio Quente sem se preocupar com o transporte. Afinal, o serviço de transfer está disponível 24h por dia, sem custos adicionais.

Hotel Luupi 

O Rio Quente sabe que viajar com famílias grandes nem sempre é uma tarefa fácil. Então assim como o Hotel Giardino, o Hotel Luupi foi criado justamente para acomodar até 7 pessoas nos apartamentos com praticidade e conforto.

É o ponto ideal para recarregar as energias entre as visitas ao Hot Park e ao Parque das Fontes. Com uma incrível área verde e piscina exclusiva, o Hotel Luupi é a melhor prova de que é possível vivenciar uma estadia inesquecível sem gastar muito. Ele tem opções econômicas como a hospedagem com meia pensão, além de contar com o apoio delicioso do Restaurante Cores.

O Luupi é o melhor lugar para quem busca a tranquilidade das águas naturalmente quentes sem abrir mão do custo-benefício. Os transfers para as atrações do complexo, é claro, já estão incluídos no valor da estadia.

Eco Chalés

Você é do tipo que adora o cheiro da floresta e aquele barulhinho relaxante de água corrente? Então a sua estadia ideal é a do Eco Chalés.

Esse é um espaço perfeito para quem procura uma chance de fugir do alvoroço cotidiano das grandes cidades. O Eco Chalés é um verdadeiro oásis escondido na natureza, pensado para proporcionar aos hóspedes um contato mais próximo com a fauna e a flora de Goiás. Além disso, ele fica a apenas 4 quilômetros das melhores atrações do complexo Rio Quente.

Se você quer um lugarzinho para descansar com total liberdade de montar a programação da viagem no seu tempo, o Eco Chalés foi feito para você. Quer um dia de diversão e agito? Pode ir ao Hot Park – o acesso ao parque está incluído no valor da hospedagem –. Prefere um banho de piscina tranquilo? Então nem precisa sair do hotel. Vale mencionar ainda que as acomodações recebem até três pessoas e o café da manhã é maravilhoso.

Caldas Novas é tão pertinho de Rio Quente, que você vai querer aproveitar de tudo!

Vista aérea de uma parte do complexo do Rio Quente Resorts

Depois deste nosso guia completo sobre Caldas Novas, a gente sabe que a ansiedade para visitar o paraíso das águas termais já está grande por aí.

Então pode arrumar as malas e preparar o coração para as férias mais diferenciadas da sua vida. Essa é a sua chance de mergulhar na natureza preciosa do Cerrado e curtir momentos únicos de diversão e liberdade. Aproveite que as portas do Rio Quente Resorts estão sempre abertas para te receber. É só escolher o hotel que mais combina com a sua família e se jogar nessa experiência única!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos