* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Antes de começar a colocar suas roupas e acessórios na mala é preciso considerar o clima do destino, a duração e as atrações da viagem, bem como os diferentes tipos de malas existentes e aquela que melhor atende às suas necessidades.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de malas mais comuns e suas particularidades. Além disso, vamos ajudar a escolher a bagagem certa para cada tipo de viagem, com dicas de materiais mais duráveis. Por fim, você vai entender o que deve ser considerado antes de comprar uma mala nova. Acompanhe e descubra!

Quais são os tipos de malas existentes?

Quando se fala em tipos de malas, você deve ter em mente as seguintes classificações: flexíveis, semiflexíveis e rígidas. Dentro dessas categorias, é possível encontrar três capacidades: pequenas, médias e grandes. As malas pequenas suportam um peso médio de 10 kg, as médias, de 23 kg e as grandes, de 32 kg. Entenda!

1. Mala flexível

Um dos tipos de bagagem de mão mais comum é a mala do tipo flexível. Produzida com material como nylon e poliéster, ela é mais maleáveis e por isso facilmente adaptada a diferentes bagageiros.

Ela pode ser encontrada tanto nos modelos de mão como nos de rodinhas. Uma das vantagens desse tipo de mala é o custo, que geralmente é mais baixo se comparado com as outras opções. Entretanto, o turista deve ter cuidado com manuseio, guarda e conservação, já que elas são mais sensíveis.

Outra característica que precisa ser considerada é a falta de impermeabilização. Normalmente, a mala de viagem tipo bolsa e as malas do tipo flexíveis não são impermeáveis, dessa forma, se molhadas, podem apresentar danos para o conteúdo transportado.

2. Mala semiflexível

Os tipos de malas semiflexíveis — também chamadas semirrígidas — são as mais comuns e fáceis de serem encontradas no mercado. Com material impermeável no interior, elas oferecem mais proteção para o conteúdo, além de maior durabilidade se comparadas com o tipo anterior.

Para quem gosta de manter a mala bem higienizada, a semiflexível merece uma atenção extra, pois é mais difícil de limpar, portanto, a sujeira pode se acumular com maior facilidade, diminuindo o tempo útil do produto.


3. Mala rígida

Por fim, o tipo rígido é campeão em durabilidade. São malas fabricadas em materiais como policarbonato, propileno e material sintético ABS (acrilonitrila butadieno estireno). Devido a sua rigidez, são as que mais protegem a bagagem transportada.

Essa característica, vista como um ponto forte, também tem o lado negativo, pois a sua rigidez acaba oferecendo menor maleabilidade. As malas rígidas são mais pesadas e podem ser danificadas com maior facilidade em caso de forte impacto.


Como escolher o modelo ideal em cada tipo de viagem?

Quando você pensa nos tipos de mala para viagem de avião, por exemplo, as malas semiflexíveis são as mais indicadas. Elas podem ser utilizadas tanto como bagagem de mão quanto como despachada. A flexível é uma ótima opção para se levar na mão.

Para quem viaja de carro, o tamanho do porta-malas pode ajudar a definir qual é o melhor modelo. Então, se você tem um que seja espaçoso, qualquer mala vai atender bem as suas necessidades, por outro lado, se o espaço é restrito, as flexíveis e as semiflexíveis são as mais indicadas.

As malas rígidas são as que mais protegem o conteúdo transportado, entretanto, caso você opte por esse modelo, lembre-se que elas são mais pesadas e demandam um cuidado extra na hora do transporte, já que podem quebrar caso sofram um forte impacto.

Qual é o material para malas mais durável?

Os tipos de mala mais duráveis são aqueles fabricados com materiais resistentes. O policarbonato, o ABS e o propileno são exemplos de materiais resistentes em razão da rigidez da sua composição. Entretanto, sua durabilidade vai ser maior se forem usados como tipos de mala de bordo, já que o manuseio adequado é indispensável para garantir a durabilidade dos produtos.

O que considerar na hora de escolher uma mala?

Afinal, entre tantas opções, como saber quais tipos de malas para viagem aérea, de carro ou de ônibus? E como escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades?

Antes de comprar, você deve considerar o que é mais necessário para você. Por exemplo, você costuma usar a bagagem de forma individual ou compartilha com uma mala infantil? Você viaja frequentemente de avião? Costuma despachar as malas ou usa apenas malas de mão?

Ao escolher, avalie o tipo de viagem, o tamanho da mala, a durabilidade e a praticidade, tanto na hora de colocar seus objetos dentro, quanto no seu manuseio. Materiais mais pesados, por exemplo, não são boas opções para quem usa mala de mão e viaja com frequência.

Entenda quais são as suas necessidades e escolha modelos que atendam às suas particularidades. Lembre-se ainda de pesquisar as melhores marcas e, sempre que viajar de avião, não esqueça de proteger a bagagem despachada para garantir maior durabilidade.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de malas? Então aproveite para planejar sua próxima viagem, conheça nossos pacotes promocionais e venha aproveitar as férias com tranquilidade e bem-estar.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia