* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Caso você vá viajar de avião, precisa ficar atento a uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir a integridade da sua mala. Existem várias dicas de como lacrar a mala de viagem, evitando danos e minimizando o risco de tentativas de furto dos seus objetos pessoais.

Neste artigo, separamos cinco dicas práticas de como lacrar a mala de viagem, mostrando quais são as opções mais utilizadas e as diferenças entre os lacres e os cadeados, além de como identificar e personalizar a mala, o uso de capas específicas e a plastificação como alternativa de proteção. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra!

1. Conheça as opções de lacres para malas

Caso você esteja buscando informações sobre como lacrar a mala de viagem, deve começar conhecendo as opções de lacre de segurança para malas. No mercado, há diversas opções:

  • lacre de plástico: o lacre de plástico para malas é uma alternativa prática e fácil de ser encontrada. Também conhecido como “fecho de nylon”, ele pode ser comprado em kits e precisa ser descartado após o uso;
  • lacre de aço: o lacre de aço para malas é semelhante ao modelo anterior, a diferença está no material, que, nesse caso, é mais resistente. Apesar disso, ambos são opções seguras e garantem o fechamento da bagagem;
  • cadeados: os cadeados, que podem vir com senha ou com chave, são a terceira opção de lacre, também muito utilizados pelos viajantes. O grande diferencial em relação às alternativas anteriores é que ele pode ser reutilizado diversas vezes.

1.1. Saiba a diferença entre lacres e cadeados

Como mencionamos, a principal diferença entre os lacres e os cadeados é que os primeiros não podem ser reutilizados. Na prática, isso significa que, caso o passageiro precise abrir a mala para uma inspeção ou por qualquer outro motivo, ele deve ter lacres extras para fechar novamente a bagagem.

Caso ele tenha o cadeado, é possível abrir e fechar a mala quantas vezes for necessário, sem correr o risco de ficar sem proteção. Por isso, caso você opte pelo lacre de mala, lembre-se de ter sempre alguns reservas em mãos. Por outro lado, se você prefere cadeados, não esqueça das chaves ou da senha para liberação.


2. Fotografe a mala e os objetos transportados

Existem algumas medidas de segurança e prevenção que podem ajudá-lo caso a mala seja perdida ou danificada pela companhia aérea, sem os lacres de segurança ou com algum item faltando.

Antes de colocar em prática as dicas de como lacrar a mala de viagem, fotografe a sua bagagem aberta, a fim de comprovar quais objetos estão dentro dela. Depois de fechá-la e colocar todos os lacres, fotografe-a novamente. Caso você tenha qualquer problema com a bagagem, essas imagens podem ser utilizadas como prova de violação.


3. Identifique e personalize a mala

A identificação e a personalização da mala são maneiras de reduzir o risco de que ela seja confundida por outros passageiros na esteira rolante do aeroporto de destino. Quem já viajou de avião e passou pela experiência de realizar o despacho da mala sabe que pode ser difícil identificar a bagagem.

Por isso, outra dica sobre como lacrar a mala de viagem está relacionada à sua identificação. Então, se a sua mala é simples e tem cores básicas, podendo ser facilmente confundida com outras, personalize-a. Isso pode ser feito colocando adesivos, faixas elásticas ou capas coloridas.


4. Use uma capa para mala

A capa para mala pode ser usada com dois objetivos, tanto para identificar como para lacrar malas de viagem. As capas estão disponíveis em diferentes modelos e materiais e, além de proteger contra arranhões (comuns no manuseio), facilitam muito a identificação na esteira.

Outro aspecto positivo das capas é a sustentabilidade. Diferentemente dos empacotamentos plásticos, elas podem ser reutilizadas diversas vezes, minimizando o custo e o impacto no meio ambiente. Dê preferência para tecidos mais resistentes e com maior durabilidade, como o neoprene.


5. Plastifique a bagagem

Caso você não tenha uma capa ou prefira alternativas mais práticas e rápidas de como lacrar a mala de viagem, uma dica bastante útil é usar os serviços de plastificação. Após fechá-la adequadamente, você pode plastificá-la, criando uma camada extra de proteção.

O uso de plásticos é uma barreira adicional que, além de dificultar eventuais tentativas de violação, protege as malas contra danos físicos e arranhões comuns no transporte. Aqui vale lembrar que, caso a sua bagagem seja inspecionada, o plástico vai ser removido. Nesse caso, a capa pode ser uma alternativa mais sustentável e prática.

Agora que você já sabe como manter a sua bagagem segura, com opções de lacres plásticos, metálicos ou cadeados, e conhece as alternativas sobre como embalar malas de viagem, com plástico ou capas específicas, é hora de começar a planejar o seu próxima passeio.

O Rio Quente oferece uma estrutura completa para você aproveitar as férias, sozinho ou em família, com tranquilidade e segurança. Conheça nossos pacotes promocionais e agende sua próxima viagem.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia