* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
O beach tennis se tornou uma verdadeira febre no Brasil. O esporte, que mistura tênis, vôlei, badminton e frescobol, dominou as cidades brasileiras. Segundo a Confederação Brasileira de Beach Tennis, mais de 500 mil brasileiros praticam a modalidade, número que vem crescendo dia a dia.

Também não precisa ter praia! O esporte, praticado em quadras de areia, individual ou em duplas, conquistou muitas capitais. Só para você ter uma ideia, na cidade de São Paulo, há mais de 250 quadras de beach tennis!

O Rio Quente Resorts apoia o esporte. Temos quadras de areia perfeitas para a prática! Você pode aprender mais sobre a modalidade, sobre a história e sobre as regras neste artigo. Venha com a gente!

Como surgiu o beach tennis?

A história do beach tennis é relativamente recente: na década de 1970, jogadores de tênis de férias na costa da Itália aproveitaram as redes de vôlei e brincaram com as raquetes. O tênis de praia começou a se popularizar e, em 1978, aconteceu o primeiro campeonato na cidade de Torredembarra, na Espanha.

A modalidade se profissionalizou na década de 1990, mas só chegou oficialmente ao Brasil em 2008, nas praias do Rio de Janeiro. No mesmo ano, houve o primeiro circuito mundial e, em 2009, a Itália sediou o primeiro mundial. A partir dessa época, cresceram os investimentos para a divulgação da modalidade.

O esporte atraiu bastante praticantes por ser mais acessível do que o tênis, por não ter contato físico direto, por condicionar bem o físico, e o principal: por ser muito divertido de jogar! Agora que você já sabe o que é beach tennis, vamos detalhar como ele funciona na prática.

Regras do beach tennis

As regras do beach tennis se assemelham muito ao tênis, principalmente ao sistema de sets, games e pontos. Sabe aquela pontuação de 15, 30 e 40? No tênis de praia, é igual, mas não precisa abrir dois pontos de vantagem, como o tênis e o vôlei: vence o game quem fizer quatro pontos primeiro.

Ganha um set quem fizer seis games. Normalmente, o vencedor se consagra após vencer dois de três sets, mas quantidades de sets e de games podem ser ajustadas conforme a vontade dos jogadores e o regulamento do campeonato. 

Já os pontos são ganhos após a bola tocar no solo uma vez ou após falta na jogada. Cada jogador ou equipe só pode realizar um toque para passar para o outro lado. Se a bola cair na área de dentro das linhas de sua quadra, ponto para o adversário. Se cair para fora, o ponto vai para quem não tocou por último. 

Por último, temos que falar sobre o local de jogo. A quadra de beach tennis possui 16 m de comprimento por 5 m de largura nos jogos individuais. Em dupla, a largura aumenta para 8 m. A rede é mais elevada do que o tênis convencional: 1,70 m de altura.

casal com raquetes e bolinhas na praia praticando beach tenis

Beach tennis no Brasil

O Brasil é um dos países com mais representatividade no beach tennis, junto à Itália, à Austrália e aos Estados Unidos. Temos desde profissionais de alto nível a praticantes casuais.

Brasileiros já chegaram ao primeiro lugar do ranking do esporte no feminino, com Joana Cortez e Samantha Barijan, e, no masculino, com Vinicius Font. Assim como no futevôlei, muitos atletas estão encontrando espaço no tênis de praia.

O mercado da modalidade está crescendo. Clubes que estão disponibilizando aulas e quadras para aluguel encontraram mais um meio de se diversificar, sem contar os espaços públicos, como praias e parques, com comunidades de jogadores ativas.

Dicas para jogar

A prática do beach tennis já começa antes do jogo. O esporte tem um equipamento especial: a raquete é diferente do tênis, sendo menor, composta de materiais como fibras de vidro e carbono, quase completamente preenchida pelo material, exceto por furos. A bolinha também é mais leve e feita unicamente para o esporte.

Além disso, é essencial o uso de protetor solar durante o dia. No começo, o beach tennis pode ser difícil. Tenha paciência, foque mais o jeito do que a força; em pouco tempo, você estará dominando a prática! A comunidade do esporte também é sempre aberta para ensinar iniciantes.

O melhor caminho a fim de aprender a jogar são as aulas de beach tennis. Com profissionais de qualidade, você entenderá todos os fundamentos do esporte e terá sempre pessoas com quem jogar!

Venha praticar esportes no Rio Quente Resorts!

O Rio Quente Resorts possui quadras de areia perfeitas para você praticar beach tennis! Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e saiba mais sobre o funcionamento. Ademais, temos excelentes locais para esportes, com piscinas aquecidas e com quadra de tênis!

Durante os meses de agosto e setembro, o Rio Quente Resorts apresenta o festival Remexa. Teremos as melhores atividades para você se divertir e para manter a saúde! Oficinas de tênis, surfe e outros esportes, sem contar atividades como ioga, danças e natação, são opções pelas quais você pode optar. 

Confira nossos pacotes e aproveite os festivais sensacionais como o Remexa! Você terá acesso ao Hot Park, ao Parque das Fontes e a muitas outras atrações. O Rio Quente Resorts está utilizando todos os protocolos contra a covid-19 para que você e a família se divirtam com segurança!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia