* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Certamente você já viu grupos de pessoas praticando futevôlei na orla de alguma praia brasileira. O esporte, que mistura vôlei e futebol, é divertido e traz diversos benefícios para a sua saúde física e mental.

Neste artigo você vai entender o que é futevôlei, bem como conhecer a história do futevôlei, as regras e os benefícios que essa prática esportiva traz para a saúde. Acompanhe e descubra!

O que é futevôlei?

O futevôlei é uma modalidade esportiva que mistura vôlei e futebol. Praticado na areia em quadras especialmente montadas nas orlas, ele é muito popular no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

Trata-se de um esporte relativamente novo e ainda em fase de expansão pelo mundo. Apesar de já ser praticado em países da Europa e da Ásia, bem como nos Estados Unidos, ele segue ainda em processo de difusão. Agora que você já sabe o que é futevôlei, que tal conhecer um pouco mais sobre as suas origens?

Qual é a origem do futevôlei?

Não existem registros oficiais de quem teria sido a pessoa que criou o futevôlei. O que se sabe é que o esporte nasceu nas praias de Copacabana na década de 1960, no auge da ditadura militar no país.

A história conta que o esporte foi uma alternativa encontrada pelos moradores para praticar um esporte na orla carioca, já que existiam algumas restrições do governo com relação a algumas modalidades esportivas. 

A partir de então, a modalidade foi crescendo e se popularizando, tanto entre os atletas que se dedicam a ela quanto entre as pessoas que encontram no futevôlei uma alternativa de diversão nos momentos de lazer. 

Quais são as regras do futevôlei?

As regras do futevôlei são bem parecidas com as do vôlei, mas aqui existe uma diferença crucial: os atletas não podem utilizar as mãos. Está liberado somente o uso dos pés, das pernas e da cabeça. Assim como acontece no futebol, estão proibidos toques com braços, antebraços e mãos. 

A quadra de futevôlei tem 9 metros de largura por 18 metros de comprimento e é dividida por uma rede com 2,20 metros de altura. No Brasil, o esporte é regulado pela Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv) e, em nível internacional, pela Federação Internacional de Futevôlei e pela Federação Europeia de Futevôlei.

Mas, afinal, como jogar futevôlei? O jogo pode ser realizado com dois, três ou quatro jogadores de cada lado da quadra. Nos jogos oficiais, são sempre dois em cada lado. 

Assim como no vôlei, é permitido realizar até três toques na bola antes de passar para o lado oposto da quadra, por cima da rede. A disputa é realizada em sets de 18 pontos sem vantagem. No mais, os fundamentos também seguem a lógica das regras do vôlei: saque, recepção, passe, ataque e defesa. 

Quais são os benefícios do futevôlei?

O futevôlei é um esporte que demanda domínio espacial e preparo físico. Entre os benefícios do futevôlei, destacamos:

  • auxilia no fortalecimento da musculatura de abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas;
  • contribui para a saúde cardiovascular;
  • combate a perda óssea;
  • ajuda a manter os níveis de Vitamina D — por se tratar de um esporte praticado ao ar livre e em contato com o sol; 
  • favorece o emagrecimento, especialmente se combinado com uma dieta alimentar adequada. 

As atividades físicas ao ar livre são indicadas tanto para a saúde física quanto para a mental. Praticar um esporte reduz os níveis de estresse, ajuda a melhorar a concentração e a habilidade de raciocínio. No caso do futevôlei, você também nota melhorias na coordenação motora. 

Antes de começar a praticar, é interessante buscar um professor para fazer algumas aulas de futevôlei. Assim, você aprende as técnicas e reduz o risco de sofrer lesões causadas por movimentos inadequados. 

Festival Remexa: muita dança e diversão em um paraíso!

E aí, gostou do conteúdo e não vê a hora de começar a praticar o futevôlei? Que tal fazer isso em um paraíso de águas termais cercado pelas mais lindas paisagens do Cerrado brasileiro? Se você gostou da ideia, é hora de começar a programar a sua próxima viagem de férias. Aproveite para vir conhecer o Rio Quente Resorts!

Em agosto e setembro, o complexo de hotéis organiza o Festival Remexa, uma ação especial com programação recheada de atividades de lazer e saúde, incluindo dança, relaxamento e diversão. Assim, além de curtir as acomodações e as atrações do resort, você pode colecionar momentos memoráveis com a família. 

Caso tenha interesse em saber mais sobre o festival e outras atrações especiais organizadas ao longo do ano, entre em contato com a central de atendimento ou fique de olho nas nossas redes sociais.

Aproveite que está aqui e explore os nossos pacotes promocionais. Você encontrará excelentes possibilidades com preços atrativos e garantia de conforto, lazer e diversão para toda a família. Faça a sua reserva e venha viver uma nova experiência. 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia