* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Esportes aquáticos são indicados para quem gosta do contato com a água. A natação, por exemplo, é uma atividade física versátil e bastante completa, que pode ser praticada tanto em piscinas quanto no mar ou em outros espaços, como rios e lagoas.

Neste artigo, você terá acesso a um panorama completo sobre o assunto. Conheça mais sobre o esporte, os benefícios da natação, quem pode praticar, como aprender a nadar, os tipos de nados mais comuns e os equipamentos necessários para quem está começando no esporte. Confira!

O que é natação?

Diante da pergunta o que é natação, não existe uma única resposta. Além de ser um esporte, ela é considerada uma atividade de lazer baseada na locomoção na água. 

Como esporte, os registros das primeiras competições são datados do século XIX. Na olimpíada de 1896, o esporte já estava presente na lista do evento. Hoje, é considerado uma das modalidades esportivas mais praticadas do mundo. 

Quais são os benefícios da natação?

Muitas pessoas se questionam se a natação emagrece. Essa prática traz vários benefícios para a saúde, contribuindo para o bem-estar físico e mental. A seguir, listamos os benefícios da natação; confira: 

  • é considerada um dos exercícios físicos mais completos, pois trabalha a maior parte dos músculos do corpo;
  • fortalece as articulações e os ligamentos, melhorando a postura e a flexibilidade;
  • contribui para o gasto calórico, por isso, quando combinada com dieta, pode favorecer estratégias de emagrecimento;
  • combate o estresse;
  • melhora a circulação e a oxigenação sanguínea, contribuindo para o aperfeiçoamento do raciocínio e da memória;
  • melhora a respiração e a capacidade aeróbica.

Quem pode praticar natação?

Via de regra, qualquer pessoa em bom estado de saúde pode praticar natação. Não existem restrições com relação à idade ou ao porte físico. Trata-se, portanto, de um esporte democrático e que contempla públicos de todas as idades. 

Antes de entrar em uma piscina ou no mar, é recomendado fazer aulas de natação, que garantem o domínio e a segurança do nadador. Crianças não devem entrar na água sem a supervisão de adultos, mesmo que saibam nadar. 

Imagem de uma mulher se preparando para nadar uma piscina.

Como aprender natação?

Para aprender a nadar, é recomendado buscar orientações com um professor. Os primeiros passos do aprendizado incluem: ter segurança na água, aprender a boiar, treino de movimentação de pernas e braços e respiração. 

Quais são os tipos de nados?

Com a evolução da natação como prática esportiva, foram surgindo diferentes estilos de nados:

  • Estilo borboleta/golfinho: é feito com o movimento ondulatório das pernas, simultâneo ao dos braços, que são projetados para cima da linha da água.
  • Estilo crawl: braçadas alternadas em movimento vertical, que também é alternado.
  • Estilo costas: os movimentos de braços e pernas são alternados como no estilo crawl; a diferença é que é realizado com o corpo de costas para o fundo da piscina.
  • Estilo peito: de bruços, o nadador projeta o corpo para cima da linha da água, realizando movimentos conjuntos de braços e pernas.

Quais são os equipamentos necessários?

Além da roupa de natação, há vários acessórios que podem proporcionar melhor rendimento durante a prática da atividade. Conheça alguns dos principais equipamentos de natação:

  • Óculos de natação: aumenta o campo de visão e a segurança do nadador. Além disso, evita a irritação ocular causada pelo contato com a água da piscina ou do mar. 
  • Touca: protege o cabelo dos efeitos corrosivos dos produtos químicos, presentes principalmente na água da piscina. Também contribui para evitar a queda de cabelo na água, o que atrapalha a experiência de outras pessoas que fazem uso do espaço. 
  • Flutuador: usado principalmente por nadadores iniciantes, o flutuador isola os movimentos das pernas, permitindo concentrar a movimentação nos membros superiores. Idealmente utilizado com a orientação do professor de natação. 
  • Prancha: muito utilizado no treinamento de nado costas, esse equipamento permite que o nadador se concentre no movimento das pernas. 
  • Pés de pato: ajuda o atleta a manter a postura dentro da piscina e facilita a movimentação das pernas e dos braços.

A natação, assim como os demais esportes aquáticos, é uma ótima ferramenta para manter a saúde física e mental. Inclua uma atividade física na sua rotina e perceba a diferença que ela traz para a sua qualidade de vida.

Festival Bem-Estar: relaxe em um paraíso!

Viu como a natação é importante para o seu bem-estar físico e mental? Então que tal aproveitar para praticar a modalidade em um paraíso de águas termais? Aqui no Rio Quente, você pode fazer isso durante o Festival Bem-Estar.

Entre fevereiro e março, o complexo conta com uma programação focada inteiramente no seu conforto. Nesse período, você e toda a sua família podem aproveitar para nadar, além de praticar diferentes atividades, como yoga, meditação e alongamento, enquanto apreciam a energia e a beleza do Cerrado brasileiro.

Assim, além de desfrutar das melhores acomodações da região e curtir todas as atrações do resort, é possível relaxar e aproveitar de um jeitinho ainda mais especial. Por isso, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais e fazer a sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia