Para preparar a sua viagem de férias adequadamente, é superimportante você conhecer os lugares mais quentes do Brasil. País tropical, repleto de belezas naturais e de temperaturas bastante altas. Aqui, existem lugares em que há sol e calor em quase todo o ano. 

Isso contribui para você explorar as maravilhas de cada região, afinal, aproveitamos muitos mais os programas ao ar livre em dias ensolarados. Hoje, você vai conhecer os lugares mais quentes do Brasil e as melhores cidades para passear aproveitando o calorão!

Cidades e regiões mais quentes do Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de Floriano, no Piauí, possui a maior média entre as temperaturas máximas anuais (34,5ºC), além de ter a maior temperatura média (28,3ºC). O levantamento foi realizado de 1991 a 2020 e não inclui algumas cidades do Brasil.

Além de Floriano, as cidades mais quentes do Brasil, em média de temperatura máxima, são: Bacabal (MA) com 34,5ºC; Sobral (CE) com 34,4ºC; Vale do Gurgueia (PI) com 34,3ºC, Piripiri (PI) com 34,3ºC e São João do Piauí (PI) com 34,2ºC.

Assim, fica muito claro que o Piauí é um dos estados mais quentes do Brasil, seguido por Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Pará e Goiás. Porém, cada cidade desses estados pode ter médias de temperaturas muito diferentes.

Considerando todas as cidades com as maiores temperaturas, o Nordeste é a região mais quente do Brasil. No entanto, a umidade do ar pode variar de região para região, tornando a sensação de calor até maior em locais do Centro-Oeste, por exemplo.

Destinos turísticos mais quentes

Aproveitar a exuberância da natureza brasileira é ainda melhor no calor. Assim, você curte a beleza dos céus claros e pode se refrescar em praias, lagos e cachoeiras. Confira alguns dos lugares mais quentes do Brasil para você viajar:

1. Jalapão (TO)

Um dos locais que você precisa visitar é, com certeza, o Jalapão. Localizada no extremo leste de Tocantins, essa região do Cerrado brasileiro abriga diversas belezas naturais, sendo um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescentes no país. 

Esse paraíso de belezas está alocado em quatro municípios do Tocantins: Mateiros, São Félix, Novo Acordo e Ponte Alta. Paisagens naturais com águas cristalinas são as atrações turísticas desse lugar incrível. Enquanto a temperatura máxima, no decorrer do ano, pode chegar aos 37ºC, a mínima fica na casa dos 23,5ºC.

2. Natal (RN)

Capital do Rio Grande do Norte é muito conhecida pelas magníficas paisagens, a cidade conta com lagoas de água doce, praias belíssimas, dunas de areias extensas e muito mais. Nela, as temperaturas mínimas, no inverno, variam entre 21ºC e 24ºC.

Por ter a maioria dos dias do ano ensolarados, a região é conhecida como Cidade do Sol. Por lá, você pode curtir belos cenários naturais e se encantar com a cultura da região, os itens e artigos artesanais produzidos pelos artistas locais e, também, experimentar a saborosa culinária brasileira.

3. São Miguel dos Milagres (AL)

São Miguel dos Milagres integra o roteiro da Costa dos Corais  — estendida até o litoral norte de Alagoas —, ficando a somente 50 km da capital. Lá, você vai encontrar praias e piscinas naturais incríveis para desfrutar de muitos dias ensolarados.

A temperatura média da região durante o ano fica na faixa dos 23ºC aos 30ºC, tornando-o perfeito para ser visitado em todos os períodos do ano! Você pode, então, aproveitar praias cercadas por corais em belos e maravilhosos dias de sol e muito calor. 

4. Caldas Novas (GO)

Localizado na região Centro-Oeste do país, Caldas Novas é um dos lugares mais quentes do Brasil. É o lugar com a maior estância hidromineral do mundo — com águas termais quentinhas. Ainda, conta com prédios históricos e parques aquáticos.

A cidade tem muitos lindos dias de sol e calor no decorrer do ano. A temperatura média anual varia entre 12ºC e 31ºC. Assim, dá para curtir e aproveitar as águas termais em Caldas Novas o ano todinho!

5. Rio Quente (GO)

Em sua viagem para Goiás, você precisa conhecer a cidade de Rio Quente! Localizada a 30 km de Caldas Novas, o local também abriga a bacia de águas termais, cuja temperatura chega a 37,5ºC, em média. Por lá, você contará com dias quentes e ensolarados na maior parte do ano para aproveitar as belezas naturais.

A média da temperatura da área varia dos 15ºC até 35ºC. Somadas às condições climáticas excelentes, você pode curtir as águas termais no Rio Quente Resorts e se esbaldar em um dos maiores e melhores parques aquáticos da América Latina — o Hot Park — localizado em suas instalações.

Venha para o Rio Quente!

Agora que você já conhece as belezas de Goiás, que tal renovar as energias no Rio Quente Resorts? Lá, você pode aproveitar as águas termais em piscinas, ofurôs, duchas, além de relaxar no spa. Há atrações para todos os gostos!

O Rio Quente todo mês apresenta eventos especiais com atrações exclusivas, como o Festival Natalize, que celebra as festas de Fim de Ano com shows e espetáculos. Também temos nossa programação diária, repleta de atividades para todas as idades.

Ainda tem mais! Ao se hospedar no Rio Quente, você pode acessar — sem limites — ao Hot Park! O que está esperando? Escolha um de nossos pacotes promocionais e venha viver dias inesquecíveis em um resort completo para você relaxar e se divertir.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos