O Brasil é um país continental formado tanto por povos originários como imigrantes de diferentes locais do mundo. Tal mistura de culturas e hábitos torna a culinária brasileira uma das mais ricas do mundo. 

Percorrendo o território de Norte a Sul, Leste a Oeste, há ingredientes em comum, independentemente da região. O que muda é a forma que cada um prepara os mesmos alimentos. Diante de tantas delícias, difícil mesmo é escolher só um dos pratos como favorito. Então, aproveita e já salva este post para surpreender a todos com essas delícias da comida brasileira!

1.Pratos com arroz e feijão

Uma das combinações mais famosas em todo o país, além de compor o prato feito, o arroz e o feijão são uma ótima dupla em outras receitas.

Feijoada

Nesta opção, o feijão escolhido é o preto. O arroz é o acompanhamento ideal, junto de farofa, couve e vinagrete. Melhor ainda se esses alimentos forem orgânicos. Entre as carnes escolhidas, não pode faltar carne seca e linguiça. Para servir, experimente adicionar uma rodela de laranja, que auxilia na digestão. 

Baião de dois

O baião de dois, uma comida regional da culinária nordestina, é composto por arroz, feijão de corda ou feijão fradinho, carne seca, queijo coalho e manteiga de garrafa. Normalmente, o prato é servido junto a um vinagrete com bastante coentro e farofa. 

Arroz goiano

O arroz goiano é feito com carnes defumadas e se assemelha à riqueza de sabores da galinhada. Além das carnes, é possível adicionar ovo, ervilha e milho verde. Isso sem falar do destaque do prato, o pequi. Um fruto muito consumido na culinária sertaneja. 

2.Pratos com carne

Além do clássico churrasco, as proteínas ganham destaque em cada uma das regiões conforme a maior disponibilidade de cada tipo de carne. O resultado? Pratos que lembram memórias da infância.

Galinhada

A receita de uma panela só leva frango caipira e é um dos pratos típicos dos estados de Goiânia e Minas Gerais. Esse prato é daqueles que sustentam toda a família. No seu preparo ainda vai arroz, quiabo, tomates, caldo de limão e muitas especiarias. 

Moqueca

A moqueca possui duas versões no Brasil: a baiana e a capixaba. O principal diferencial entre os dois pratos é a presença do óleo de dendê. Por isso, a opção capixaba tende a ser mais leve que a baiana. Entre os ingredientes principais de ambas receitas estão peixe branco, leite de coco e coentro. 

Pato no tucupi

O prato no tucupi é uma iguaria da gastronomia brasileira, mais especificamente do Pará. O tucupi é um líquido amarelado que se extrai da raiz da mandioca brava. Além do tucupi, ainda vai jambu, uma planta típica do Norte do Brasil. Para acompanhar, é possível servir com arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.

culinária brasileira

3.Pratos com frutas tropicais

A floresta Amazônica é um grande celeiro de frutas brasileiras. Por lá, é possível encontrar açaí, cupuaçu, guaraná, cajá, cacau e muito mais. Além delas, há outras mais comuns no dia a dia dos brasileiros, como a banana e o coco. 

Bolo de banana

A banana é uma fruta muito versátil. É possível consumi-la de diferentes formas, seja em receitas salgadas ou doces. Entre elas, uma das preferidas é o bolo de banana. A receita pode ser mais simples, com a banana caramelizada com calda ou com ingredientes mais fits. 

Açaí

O açaí é um fruto produzido por uma palmeira. O fruto é normalmente processado até virar uma pasta. Em alguns locais, o consumo é feito em pratos salgados, com peixe frito. Já em outros, é mais comum sua versão doce, com complementos como frutas, granola e leite condensado. 

Cocada

A cocada é produzida a partir do coco fresco ou seco. O doce pode ser encontrado de forma mais sequinha, apenas com uma casquinha por fora e molinho por dentro, de maneira cremosa ou do tipo de corte. 


4.Pratos com queijo

Abaixo, nos pratos com queijo, são utilizadas opções tipicamente brasileiras. O queijo canastra e o branco têm origem em Minas Gerais, enquanto o queijo coalho compõe diversos preparos de comidas típicas do Nordeste. 

Pão de queijo

O pão de queijo surgiu como uma adaptação da chipa, um prato típico de países como Paraguai e Argentina, resultado da influência índigena e europeia. Já na culinária brasileira, o pão de queijo encontrou espaço entre as comidas típicas da região Sudeste. É feito preferencialmente com queijo canastra, mas a receita pode ser adaptada com outras opções. 

Cartola

O doce típico nordestino une dois ingredientes queridos pelos brasileiros: queijo coalho e banana. Além disso, você pode adicionar canela e melado de cana. A receita pode ser servida quente ou fria. 

Pamonha

A pamonha recheada com queijo é sucesso goiano e ganhou todo o Brasil. A massa é feita de milho e leite. Além de queijo, é possível escolher recheios como goiabada, para quem prefere as versões doce, ou calabresa e creme de pequi, para os amantes de salgado. 

Todos os sabores do Brasil estão no Rio Quente! 

O Rio Quente fica localizado na região Centro-Oeste, mas além dos pratos típicos com influência de toda a culinária brasileira, servimos pratos típicos produzidos por diferentes chefs. 

Uma experiência gastronômica especial em meio às águas quentinhas e à natureza exuberante do parque e resort Rio Quente. Venha viver seus melhores dias com a gente. Conheça nossos pacotes promocionais

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia