O Brasil é um país continental formado tanto por povos originários quanto imigrantes de diferentes locais do mundo. Tal mistura de culturas e hábitos torna a culinária brasileira uma das mais ricas do mundo. 

Percorrendo o território de norte a sul, de leste a oeste, há ingredientes em comum, independentemente da região. O que muda é a forma como cada um prepara os mesmos alimentos. Diante de tantas delícias, difícil mesmo é escolher só um dos pratos como favorito. 

No Rio Quente Resorts, em meio às belezas do cerrado goiano, você desfrutará da gastronomia brasileira em restaurantes incríveis. Então, aproveite e já salve este post para surpreender a todos com essas delícias!

Pratos com arroz e feijão

Uma das combinações mais famosas em todo o país, além de compor o famoso prato feito, o arroz e o feijão são uma ótima dupla em outras receitas. Veja como a riqueza da comida brasileira transforma os dois ingredientes.

Feijoada

Nesta opção, o feijão escolhido é o preto. O arroz é o acompanhamento ideal, junto de farofa, couve e vinagrete. Entre as carnes escolhidas, não pode faltar a de porco e de boi, especialmente linguiça e carne seca. Experimente adicionar uma rodela de laranja, que auxilia na digestão.

Baião de dois

O baião de dois, uma comida regional da culinária nordestina, é composto por arroz, feijão de corda ou feijão fradinho, carne seca, queijo coalho e manteiga de garrafa. Normalmente, o prato é servido junto a um vinagrete com bastante coentro e farofa. 

Arroz goiano

O arroz goiano é feito com carnes defumadas e se assemelha à riqueza de sabores da galinhada. Além das carnes, é possível adicionar ovo, ervilha e milho-verde. Isso sem falar do destaque do prato, o pequi. Um fruto muito consumido na culinária sertaneja. De fato, é uma das melhores comidas típicas do Centro Oeste.

Pratos com carne

Além do clássico churrasco, as proteínas ganham destaque em cada uma das regiões conforme a maior disponibilidade de cada tipo de carne. Peixes, carnes brancas e vermelhas: não importa a opção, a culinária brasileira mostra como colocar sabor e tempero em qualquer alimento.

Galinhada

A receita de uma panela só leva frango caipira e é um dos pratos típicos dos estados de Goiânia e Minas Gerais. Esse prato é daqueles que sustentam toda a família. No seu preparo vai arroz, quiabo, tomates, caldo de limão e muitas especiarias.

Moqueca

A moqueca possui duas versões no Brasil: a baiana e a capixaba. O principal diferencial entre os dois pratos é a presença do óleo de dendê. Por isso, a opção capixaba tende a ser mais leve do que a baiana. Entre os ingredientes principais de ambas receitas estão peixe-branco, leite de coco e coentro.

Pato no tucupi

O prato no tucupi é uma iguaria da gastronomia brasileira, mais especificamente do Pará. O tucupi é um líquido amarelado que se extrai da raiz da mandioca-brava. Além do tucupi, ainda vai jambu, uma planta típica do Norte do Brasil. Esse é um dos muitos pratos que mostram as influências indígenas na culinária brasileira.

culinária brasileira

Pratos com frutas tropicais

A floresta Amazônica é um grande celeiro de frutas brasileiras. Por lá, é possível encontrar açaí, cupuaçu, guaraná, cajá, cacau e muito mais. Além delas, há outras mais comuns no dia a dia dos brasileiros, como a banana e o coco. 

Bolo de banana

A banana é uma fruta muito versátil. É possível consumi-la de diferentes formas, seja em receitas salgadas ou doces. Entre elas, uma das preferidas é o bolo de banana, também chamado cuca de banana. A receita pode ser mais simples, com a banana caramelizada com calda ou com ingredientes mais fit.

Açaí

O açaí é um fruto produzido por uma palmeira. O fruto é normalmente processado até virar uma pasta. Em alguns locais, o consumo é feito em pratos salgados com peixe frito. Já em outros, é mais comum sua versão doce, com complementos como frutas, granola e leite condensado.

Cocada

A cocada é produzida a partir do coco fresco ou seco. O doce pode ser encontrado de forma mais sequinha, apenas com uma casquinha por fora e molinho por dentro, de maneira cremosa ou do estilo de corte.

Conheça os restaurantes incríveis do Rio Quente!

Agora que você já sabe quais são alguns dos pratos típicos do Brasil, que tal conhecer um resort com restaurantes incríveis? O Rio Quente Resorts, localizado na região goiana de Caldas Novas, oferece diversas opções gastronômicas para você curtir com quem mais ama.

No Restaurante da Mata você experimenta a culinária típica brasileira. No local, os pratos são preparados sob o conceito de cozinha show. Já o Restaurante Pequi tem um buffet variado, e a estrela é o arroz goiano feito com pequi, uma iguaria do Cerrado.

Além desses restaurantes, o Rio Quente tem outras opções gastronômicas incríveis, como a sorveteria Bello Gelatto e a pizzaria Olivia. Em relação às bebidas, todos são contemplados: cafés e chás no Marolo Café, carta completa de vinhos na adega Centro da Terra e bares como o Clube Chopp Brahma e Stella Artois Lounge.

Venha para o Rio Quente!

Além do turismo gastronômico, o Rio Quente é referência de resort no Brasil. O complexo é abastecido pelas águas termais de Caldas Novas, onde você desfruta de diversas piscinas, ofurôs, duchas de águas quentes e o Parque das Fontes, um paraíso no coração do Rio Quente.

Confira nossos pacotes promocionais e garanta dias de conforto e diversão no Rio Quente. Hospedando-se no resort, você ganha acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. O que está esperando?

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos