Viajante ou não, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que significa diária e como ela funciona em cada hospedagem. Por si só, o nome já diz: diária quer dizer despesa de cada dia. 

Então, o que tem por trás dessa palavra que cerca todos os roteiros e planos de viagem? Se você quer descobrir e até mesmo se familiarizar mais com o que significa diária, continue lendo este artigo!

O que significa diária? Como funciona?

Reservando um hotel, uma pousada ou outro tipo de hospedagem, é normal se deparar com o termo “diária”. Nesses estabelecimentos, esse conceito se refere a uma unidade de estadia que determina o preço e a permanência dos hóspedes nos locais. 

Exemplificando: quando você se acomoda em um local que não é sua casa, é necessário pagar para estar ali, certo? Para decidir quanto isso custa, os estabelecimentos definem um valor fixo para cada dia de estadia. Isso é uma diária de hotel!

Se as dúvidas persistem e a pergunta em questão agora é “como funciona a diária de um hotel?”, a resposta é bem simples: depende da situação. Isso porque cada estabelecimento define o que está disponível aos hóspedes.

De acordo com cada hospedagem, o valor da diária pode incluir até café da manhã, meia-pensão (café da manhã e uma das refeições principais) ou pensão completa (todas as refeições inclusas), além de opções de entretenimento e lazer.

Qual é a duração média de uma diária?

Entendendo o que significa e como funciona uma unidade de estadia, é normal se perguntar quanto tempo ela dura. Para responder essa pergunta, nada é melhor que uma lei sobre diária de um hotel.

Também conhecida como Lei Geral do Turismo, a Lei 11.771 de 2008 estabelece diretrizes sobre a Política Nacional do Turismo. Quanto aos meios de hospedagem, ela diz que o período de uma diária deve durar obrigatoriamente em torno de 24 horas, compreendendo horários fixados para entrada e saída de hóspedes.

Entretanto, isso varia de acordo com as hospedagens. Cada estabelecimento pode oferecer diferentes pacotes e promoções aos hóspedes, que podem flexibilizar a duração das diárias, assim como os horários de check-in e check-out.

o que significa diária 1

O papel do check-in e check-out em uma diária

Se você é uma pessoa que viaja bastante ou já teve algumas experiências com hospedagens, sabe que o check-in e o check-out são ferramentas importantes para fechar uma diária de um hotel. Então, que tal saber um pouco mais sobre eles?!

Check-in

Para quem não sabe, o check-in é um termo utilizado para definir a entrada de um hóspede no estabelecimento. Geralmente, ele acontece a partir do meio-dia e serve como um registro para esses visitantes se acomodarem nas instalações. 

Normalmente, o check-in acontece da seguinte forma: os funcionários da hospedagem fornecem os detalhes sobre estadia, enquanto os hóspedes informam número de reserva, dados pessoais, tipo de acomodação, número de pessoas, duração de permanência e forma de pagamento. 

Após isso, os visitantes preenchem uma ficha de registro e seguem para as acomodações. Nesse caminho, os funcionários dão detalhes sobre os serviços oferecidos, bem como a data e o horário de término da estadia. Esse processo pode mudar de acordo com cada empresa e, inclusive, pode ser feito online.

Check-out

Já a saída dos hóspedes é definida como check-out. Nesse processo, os visitantes devem desocupar as acomodações das hospedagens, entregar as chaves ou cartões de identidade e pagar o valor referente às diárias na recepção.

Diferente do check-in, essa etapa normalmente acontece até o meio-dia e pode haver acréscimo no valor caso o hóspede passe do horário. Esse acréscimo varia com o tipo de hospedagem ‒ os atrasos podem acarretar até acréscimo de uma diária. 

Por ser o último processo da diária, o check-out também serve como uma forma das empresas avaliarem os próprios serviços, o que pode ser feito por uma pesquisa de satisfação. Em alguns casos, ele também pode ser feito online.

Como é feito check-in e check-out no Rio Quente Resort?

No Rio Quente, a entrada e a saída dos hóspedes podem ser feitas tanto presencialmente quanto online. Para quem prefere evitar aglomerações e ter mais praticidade chegando ao hotel, a segunda é a melhor alternativa e está disponível por site ou aplicativo da Aviva, gratuito para celulares Android, na Play Store, e iOS, na Apple Store. 

No site, basta localizar sua reserva pelo número da identificação e fazer seu cadastro. Já no aplicativo, é só criar uma conta utilizando o e-mail, a senha e o CPF para fazer o cadastro com o número da reserva.

Independentemente da opção escolhida, o caminho é fácil, rápido e superseguro! Principalmente porque, aqui no Rio Quente Resort, seguimos todos os protocolos de saúde recomendados pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por isso, agora que você já sabe o que significa diária, que tal curtir nossas instalações durante os dias de folga? Confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos