Depois do destino, a coisa mais importante que precisamos decidir sobre uma viagem é o tipo de hospedagem em que iremos ficar. Até porque, na maioria das vezes, é o modelo da estadia que irá determinar todo o estilo do passeio.

Aqui, no Brasil, o Ministério do Turismo define seis tipos de hospedagem: resort, hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico e flat/apart. Acompanhe o texto para descobrir as vantagens de cada um e, assim, decidir qual é o ideal para sua viagem. 

1.Resort: infraestrutura completa

O resort é um modelo de hospedagem no qual você encontra todo tipo de serviço — desde os mais básicos, como serviço de quarto e café da manhã, até serviços de lavanderia e diversas opções para alimentação. Existe também o resort all-inclusive, que traz incluso no pacote de hospedagem o consumo de comidas e bebidas.

Além disso, a infraestrutura desse tipo de hospedagem comporta inúmeras opções de lazer e entretenimento. São piscinas frias e aquecidas, atividades em meio à natureza, spa e academias.

Se você está buscando um lugar onde encontrará tudo o que precisa, o resort é a alternativa perfeita para a planejar a viagem. O Rio Quente, na região de Caldas Novas, é um ótimo exemplo desse modelo de hospedagem.

2. Hotel: prático e confortável

O hotel está entre os tipos de hospedagem que cobram por diária. Neles, você encontra opções de quarto para a estadia e conta com serviço de quarto, recepção e, no mínimo, café da manhã.

Alguns hotéis oferecem também opções de lazer e entretenimento de acordo com o seu tamanho, mas não é obrigatório. Esse tipo de hospedagem é ideal para quem pretende conhecer os arredores sem depender dos serviços do hotel.

3. Pousada: tradição aconchegante

As pousadas estão entre os tipos de hospedagem mais aconchegantes. Quando são um único prédio, podem ter no máximo três andares. No entanto, é muito comum encontrar pousadas com opções de chalés e bangalôs. 

Assim como acontece no hotel, a pousada oferece café da manhã, serviços de quarto, e pode oferecer, também, opções de lazer, como piscinas ou atividades em meio à natureza. Porém, sua estrutura é planejada para manter um clima familiar.


tipos de hospedagem 2

4. Hotel-fazenda: vivência rural

Os hotéis-fazenda são perfeitos para quem quer conhecer a rotina de fazendas e sítios das áreas rurais. Assim, além de oferecer os serviços básicos de um hotel comum, neles você encontra opções com vivência do campo.

Você poderá participar de trilhas, andar a cavalo, alimentar animais, conhecer hortas, entre outras atividades. Então, se vive no meio urbano, escolher o hotel-fazenda como destino da sua viagem é garantia de diversão e novas descobertas.

5. Hotel histórico: classe e tradição

A principal característica de um hotel histórico é que ele está instalado em uma construção histórica que passou por restauração. Essa construção precisa estar tombada como patrimônio histórico ou, no mínimo, ser reconhecida como patrimônio cultural.

Nos hotéis históricos, você encontra os mesmos serviços oferecidos pelos demais hotéis. Por isso, é a escolha perfeita para quem ama visitar cidades históricas e conhecer um pouquinho mais sobre os costumes antigos do nosso país com muito conforto.

6. Flat/apart-hotel: prático e econômico

No apart-hotel, a acomodação é feita em apartamentos completos, e não em quartos ou bangalôs, como acontece nos outros tipos de hotéis. No entanto, você recebe todos os serviços e comodidades de um hotel comum.

Essa opção é excelente para grupos e também para quem quer mais espaço e privacidade. Nesse tipo de acomodação, você também encontra possibilidades de lazer e entretenimento.

Além das categorias estabelecidas pelo Ministério do Turismo, é possível encontrar opções bastante econômicas, como o hostel, para quem deseja um tipo de estadia em hotel mais curta, ou as pensões, se o plano é uma viagem bastante longa.

Venha para o Rio Quente!

O Rio Quente é um resort completo, e sua rede de hotéis possibilita que você encontre vários tipos de hospedagens, desde pousadas até flats. Além disso, você poderá usufruir do maravilhoso Hot Park, eleito pelo Traveller’s Choice 2020 como um dos melhores parques aquáticos da América do Sul. 

Tudo em meio a águas aquecidas naturalmente, que possuem a temperatura de 37ºC. Aproveite os melhores preços de hotéis com os nossos pacotes promocionais e garanta já a sua reserva!


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia