Para quem ama curtir os dias de folga, planejar uma viagem é uma tarefa superprazerosa. No processo, depois de escolher o destino, a parte mais importante é decidir entre os principais tipos de hospedagem para se acomodar.

Em território nacional, o Ministério de Turismo (MTUR) estabeleceu sete tipos de hospedagens no Brasil, classificados como: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel. Pensando nisso, que tal descobrir um pouco mais sobre eles antes de fazer sua escolha? Confira!

Resort: infraestrutura completa para o seu lazer

Classificados como um dos melhores tipos de hospedagem para viajantes, os resorts são caracterizados pela sua infraestrutura, que conta com todo tipo de serviço — desde os mais básicos, como serviço de quarto e café da manhã, até serviços de lavanderia e diversas opções para alimentação. 

Oferecendo espaços bem distribuídos e completos para os hóspedes, os resorts comportam inúmeras atrações de lazer e entretenimento. São desde piscinas frias e aquecidas, atividades em meio à natureza até spa e academias.

Hotel: praticidade e conforto

Um estabelecimento muito popular entre os tipos de hospedagens de sites é o hotel. Por ser um modelo clássico, esse espaço é bastante procurado pelos viajantes e  disponibiliza aos seus hóspedes opções de quarto para a estadia, que contam com serviços como: recepção, serviço de quarto e café da manhã.

Alguns hotéis oferecem também opções de lazer e entretenimento de acordo com o seu tamanho, mas isso não é obrigatório. Esse tipo de hospedagem é ideal para quem pretende fazer uma viagem a negócios, passar uma curta temporada nas regiões ou conhecer os arredores sem depender dos serviços do hotel.

Pousada: um espaço aconchegante

Os tipos de pousadas são opções tradicionais de hospedagem, que exalam conforto e aconchego. Disponibilizando estadias em quartos individuais, chalés e bangâlos, esses estabelecimentos são planejados para manter um clima familiar e por isso, são ótimas alternativas para uma viagem com maior número de pessoas. 

Assim como acontece no hotel, as pousadas oferecem serviços como café da manhã e serviços de quarto. Elas também podem comportar opções de lazer, como piscinas ou atividades em meio à natureza

É muito comum ver esse espaço em ambientes com extensas áreas verdes. Inclusive, uma modalidade muito comum e super-romântica no Brasil são as pousadas localizadas em montanhas. Por isso, se a ideia for aquela viagem a dois, não deixe de aproveitar esse tipo de hospedagem!

Hotel-fazenda: conecte-se com a natureza

Classificado justamente por conta de sua localização, o hotel-fazenda é um tipo de hospedagem encontrado nas áreas rurais, em meio à natureza. Perfeitos para quem quer conhecer a rotina de fazendas e sítios, os estabelecimentos oferecem os serviços básicos de um hotel comum e opções com vivência do campo.

Para quem gosta de conhecer diferentes lugares e praticar atividades, o espaço é uma ótima alternativa para novas experiências. Isso porque ele geralmente conta com atrações como: trilhas, andar a cavalo, conhecer hortas, entre outras atividades típicas da região. Então, se você quer ter o máximo de contato com a natureza, vai fundo nessa!

Cama & Café: uma opção cômoda

Também conhecido pelo nome em inglês Bed and Breakfast, esse tipo de hospedagem funciona como um modelo compartilhado, onde os proprietários que residem no estabelecimento oferecem ao hóspede um quarto para estadia, acompanhado de um caprichado café da manhã. 

Apesar de não ser um tipo de hospedagem de site muito popular, esse modelo vem ganhando espaço no turismo. Sua principal vantagem é reunir o conforto de um hotel com clima aconchegante de uma casa, além do convívio com o morador, que garante mais contato com a cultura local. 

tipos de hospedagens

Hotel histórico: uma experiência cultural 

Instalados em construções históricas, originais ou reformadas, tombadas como patrimônio histórico ou cultural, os hotéis históricos são uma opção de hospedagem cheia de tradição. 

Assim como os outros estabelecimentos, o local oferece aos hóspedes serviços básicos de acomodação e alimentação. Diferentemente dos outros, ele conta com uma experiência de viagem no tempo única, perfeita para quem ama saber um pouco mais sobre a história do país.

Flat ou apart-hotel: economia e privacidade

Diferentemente do que acontece nos outros tipos de pousadas e hotéis, o apart-hotel é uma acomodação feita em apartamentos completos, que contam com quarto, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. 

Esse estabelecimento é ideal para quem procura mais privacidade e não quer abrir mão das comodidades de um hotel comum. Ele geralmente é escolhido por quem vai passar um longo período no espaço ou vai viajar com um grupo grande de pessoas. Nele, também é possível encontrar opções de lazer e entretenimento.

Outros tipos de hospedagem

Além das categorias estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Classificação da MTUR, existem dois outros meios de hospedagens muito populares no Brasil, sendo eles:

Hostel

Com popularidade crescente, os hostels estão cada vez mais na boca do povo. Caracterizado por oferecer quartos compartilhados, o estabelecimento possui serviços similares aos de um hotel comum e é uma opção econômica para quem quer viajar e conhecer novas pessoas. 

Casa de temporada

Também conhecido como “casa de aluguel”, esse tipo de  hospedagem é muito popular em pontos turísticos como litoral e regiões de sítios. Basicamente, o proprietário oferece toda a casa para estadia de um grupo de pessoas, mas não contribui com nenhum serviço de acomodação ou alimentação. Essas áreas podem conter opções de lazer, como piscina e quadras esportivas.

Conheça todos os benefícios das instalações do Rio Quente!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os principais tipos de hospedagem, que tal vir desfrutar de todos os benefícios das instalações do Rio Quente Resorts? Com uma infraestrutura completa, nossos espaços garantem as melhores experiências para toda sua família.

Lembrando que estamos seguindo todas as medidas de saúde orientadas pelo InCor e recomendadas pela OMS, incluindo capacidade reduzida, disponibilização de álcool em gel e mais. Por isso, confira nossos pacotes promocionais e agende já sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos