Ao planejar aquela viagem de férias com toda a família, uma das primeiras coisas que precisamos decidir é o tipo de hospedagem que vamos reservar. E, claro, sempre vem aquela dúvida se devemos escolher um hotel ou pousada, não é mesmo?

Sabemos que a escolha da acomodação é fundamental para que a viagem seja perfeita e tudo saia do jeitinho que planejamos. Afinal, é o lugar onde vamos descansar e fazer, ao menos, a primeira refeição do dia.

No Brasil, existem sete tipos de hospedagem definidos pelo Ministério do Turismo, entre eles hotel e pousada. Mas você sabe qual é a diferença entre hotel e pousada?

Continue conosco e descubra se a hospedagem ideal para sua próxima viagem é uma pousada ou hotel.

hotel ou pousada

O que é hotel?

É um tipo de hospedagem que cobra por diárias, possui serviço de recepção e oferece alojamentos mobilados e exclusivos para uso do hóspede. O tamanho dos quartos e comodidades oferecidos pode variar de acordo com o porte do hotel.

Os hotéis podem oferecer serviços de alimentação, como café da manhã, almoço e jantar, mas não é uma característica obrigatória. O mesmo serve para opções de lazer e entretenimento. 

Dentro das acomodações, você encontra ao menos uma cama, uma televisão, um armário, um frigobar e um banheiro, que pode ser privativo ou compartilhado, de acordo com o tamanho do hotel. Algumas acomodações oferecem dois ou mais quartos.

A qualidade dessa acomodação é medida por estrelas, em uma escala que vai de uma até cinco, sendo os hotéis cinco estrelas os mais luxuosos, com diversos serviços, comodidades e um preço mais elevado.

O que é uma pousada?

De acordo com o Ministério do Turismo, as pousadas são estabelecimentos majoritariamente horizontais com, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Além disso, os prédios não podem ter mais de três andares.

A pousada oferece serviço de recepção e alimentação. Os alojamentos podem fazer parte de um prédio único ou estarem disponíveis, como chalés e bangalôs. Esse tipo de hospedagem também é classificado por estrelas que vão de uma a cinco, para os mais luxuosos.

Um dos grandes diferenciais das pousadas é o clima aconchegante e acolhedor, mais descontraído do que costumam ser os hotéis. 

As acomodações contam com ao menos uma cama, um frigobar, um armário, uma televisão e um banheiro privativo ou compartilhado. As demais comodidades dentro dos aposentos variam de acordo com o tamanho e infraestrutura da pousada.

Vantagens de escolher um hotel

Na hora de escolher o hotel ou pousada, é importante avaliar as vantagens de cada um dos tipos de acomodação e também as suas expectativas para aquela viagem.

No caso do hotel, uma das grandes vantagens é o conforto e as comodidades que ele oferece. Afinal, esse tipo de hospedagem pode oferecer diversas opções de lazer, serviços e até restaurantes diversificados.

Um hotel mais básico é a opção ideal para fazer uma rápida viagem de negócios, mas, para uma viagem de férias, vale a pena escolher um hotel com opções de lazer e que esteja localizado próximo às principais atrações do destino.

Vantagens de escolher uma pousada

Apesar das semelhanças de serviços e comodidades que existem entre hotel e pousada, o segundo tipo de acomodação é feito para quem deseja relaxar em um ambiente totalmente aconchegante.

Outra grande vantagem desse modelo de hospedagem é o baixo custo aliado à qualidade. Além disso, a decoração das pousadas é totalmente personalizadas e geralmente segue as tradições da região em que estão localizadas.

Por ter um ambiente aconchegante e mais acolhedor, as pousadas se tornam a melhor opção para viagens mais longas em família. Afinal, elas unem conforto e qualidade à sensação de estar em casa.

Hotel ou pousada? No Rio Quente, você encontra os dois!

Não dá para negar que os dois modelos de hospedagem são incríveis, não é mesmo? Na hora de escolher entre hotel ou pousada, basta pensar nas principais necessidades da sua família e no clima que você quer durante a viagem.

E vamos combinar que o melhor destino para curtir com toda a família é o complexo Rio Quente! Afinal, são inúmeras opções de lazer, piscinas de águas naturalmente quentes para relaxar e um parque aquático que é pura diversão.  

Se a sua escolha for hotel ou pousada, não importa, pois no Rio Quente você encontra os dois, e com todos os serviços e comodidades necessários para uma estadia perfeita. 

Está esperando o quê? Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais e faça a reserva na hospedagem ideal para a sua família!

Nossos Telefones

WhatsApp

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia (Shopping Flamboyant)

Goiânia (Goiânia Shopping)

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia