Ao planejar aquela viagem de férias com toda a família, uma das primeiras coisas que precisamos decidir é o tipo de hospedagem que vamos reservar. E, claro, sempre vem aquela dúvida se devemos escolher um hotel ou pousada, não é mesmo?

Sabemos que a escolha da acomodação é fundamental para que a viagem seja perfeita e tudo saia do jeitinho que planejamos. Afinal, é o lugar onde vamos descansar e fazer, ao menos, a primeira refeição do dia.

No Brasil, existem sete tipos de hospedagem definidos pelo Ministério do Turismo, entre eles hotel e pousada. Mas você sabe qual é a diferença entre hotel e pousada?

Continue conosco e descubra se a hospedagem ideal para sua próxima viagem é uma pousada ou hotel.

hotel ou pousada

O que é hotel?

É um tipo de hospedagem que cobra por diárias, possui serviço de recepção e oferece alojamentos mobilados e exclusivos para uso do hóspede. O tamanho dos quartos e comodidades oferecidos pode variar de acordo com o porte do hotel.

Os hotéis podem oferecer serviços de alimentação, como café da manhã, almoço e jantar, mas não é uma característica obrigatória. O mesmo serve para opções de lazer e entretenimento. 

Dentro das acomodações, você encontra ao menos uma cama, uma televisão, um armário, um frigobar e um banheiro, que pode ser privativo ou compartilhado, de acordo com o tamanho do hotel. Algumas acomodações oferecem dois ou mais quartos.

A qualidade dessa acomodação é medida por estrelas, em uma escala que vai de uma até cinco, sendo os hotéis cinco estrelas os mais luxuosos, com diversos serviços, comodidades e um preço mais elevado.

O que é uma pousada?

De acordo com o Ministério do Turismo, as pousadas são estabelecimentos majoritariamente horizontais com, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Além disso, os prédios não podem ter mais de três andares.

A pousada oferece serviço de recepção e alimentação. Os alojamentos podem fazer parte de um prédio único ou estarem disponíveis, como chalés e bangalôs. Esse tipo de hospedagem também é classificado por estrelas que vão de uma a cinco, para os mais luxuosos.

Um dos grandes diferenciais das pousadas é o clima aconchegante e acolhedor, mais descontraído do que costumam ser os hotéis. 

As acomodações contam com ao menos uma cama, um frigobar, um armário, uma televisão e um banheiro privativo ou compartilhado. As demais comodidades dentro dos aposentos variam de acordo com o tamanho e infraestrutura da pousada.

Vantagens de escolher um hotel

Na hora de escolher o hotel ou pousada, é importante avaliar as vantagens de cada um dos tipos de acomodação e também as suas expectativas para aquela viagem.

No caso do hotel, uma das grandes vantagens é o conforto e as comodidades que ele oferece. Afinal, esse tipo de hospedagem pode oferecer diversas opções de lazer, serviços e até restaurantes diversificados.

Um hotel mais básico é a opção ideal para fazer uma rápida viagem de negócios, mas, para uma viagem de férias, vale a pena escolher um hotel com opções de lazer e que esteja localizado próximo às principais atrações do destino.

Vantagens de escolher uma pousada

Apesar das semelhanças de serviços e comodidades que existem entre hotel e pousada, o segundo tipo de acomodação é feito para quem deseja relaxar em um ambiente totalmente aconchegante.

Outra grande vantagem desse modelo de hospedagem é o baixo custo aliado à qualidade. Além disso, a decoração das pousadas é totalmente personalizadas e geralmente segue as tradições da região em que estão localizadas.

Por ter um ambiente aconchegante e mais acolhedor, as pousadas se tornam a melhor opção para viagens mais longas em família. Afinal, elas unem conforto e qualidade à sensação de estar em casa.

Hotel ou pousada? No Rio Quente, você encontra os dois!

Não dá para negar que os dois modelos de hospedagem são incríveis, não é mesmo? Na hora de escolher entre hotel ou pousada, basta pensar nas principais necessidades da sua família e no clima que você quer durante a viagem.

E vamos combinar que o melhor destino para curtir com toda a família é o complexo Rio Quente! Afinal, são inúmeras opções de lazer, piscinas de águas naturalmente quentes para relaxar e um parque aquático que é pura diversão.  

Se a sua escolha for hotel ou pousada, não importa, pois no Rio Quente você encontra os dois, e com todos os serviços e comodidades necessários para uma estadia perfeita. 

Está esperando o quê? Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais e faça a reserva na hospedagem ideal para a sua família!

Nossos Telefones

WhatsApp

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo (24Hs)

Uberaba

Uberlândia