Planejando uma viagem de férias com toda a família, uma das primeiras decisões a tomar é qual tipo de hospedagem reservar. Porém, é claro que sempre vem aquela dúvida: hotel ou pousada?

Normalmente, junto a essa dúvida, surgem novas indagações, como: o que é mais barato, hotel ou pousada? Qual oferece mais benefícios? Afinal, escolher uma boa acomodação é fundamental para fazer a viagem perfeita.

Nesse caminho, para você entender a diferença entre hotel e pousada, e escolher a melhor opção para sua aventura, preparamos este artigo recheado de informação. Veja a seguir e aproveite!

O que é um hotel?

Bom, para começar, vamos entender o que é um hotel. Basicamente, trata-se de um tipo de hospedagem que cobra por diárias e possui serviço de recepção, oferecendo alojamentos mobilados e exclusivos para uso do hóspede. 

O tamanho de quartos e comodidades oferecidos variam de acordo com o tamanho dele. Além disso, os hotéis podem oferecer serviços de alimentação, como café da manhã, almoço e jantar, mas não é uma característica obrigatória. O mesmo serve para opções de lazer e entretenimento. 

Dentro das acomodações, é comum encontrar ao menos uma cama, televisão, armário, frigobar e um banheiro, que pode ser privativo ou compartilhado. A qualidade dessa acomodação é medida por estrelas, em uma escala que vai de uma até cinco, sendo os hotéis cinco estrelas os mais luxuosos, com diversos serviços, comodidades e preço mais elevado.

Vantagens de se hospedar em um hotel

Na hora de escolher hotel ou pousada, é importante avaliar os benefícios de cada um para saber quais atendem às suas expectativas. Em relação aos hotéis, uma grande vantagem é o conforto e as comodidades que oferecem. Afinal, esse tipo de hospedagem pode contar com diversas opções de lazer, serviços e até restaurantes diversificados.

Um hotel mais básico é a opção ideal para fazer uma viagem rápida, de negócios ou visita a parentes. Já em casos de viagens mais longas, como as férias, vale a pena escolher um hotel maior, com várias opções de lazer, localizado próximo às principais atrações do destino.

O que é uma pousada?

Então, o que é uma pousada? De acordo com a definição feita pelo Ministério do Turismo (MTur), as pousadas são estabelecimentos majoritariamente horizontais com, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Os prédios também não podem ter mais de três andares.

Normalmente, uma pousada oferece serviço de recepção e alimentação. Os alojamentos podem fazer parte de um prédio único ou estarem disponíveis como chalés e bangalôs. Eles também são classificados por estrelas que vão de uma a cinco.

Diferenciando-se dos hotéis, as pousadas possuem um clima mais aconchegante e acolhedor. As acomodações contam com ao menos uma cama, frigobar, armário, televisão e um banheiro privativo ou compartilhado. As demais comodidades dentro ou fora dos aposentos variam de acordo com o tamanho e a infraestrutura do lugar.

Vantagens de se hospedar em uma pousada

Se a ideia é relaxar em um ambiente tranquilo, escolher uma pousada vale a pena! Afinal, a principal característica desse tipo de hospedagem é o clima aconchegante. 

Além disso, é comum que as pousadas tenham um custo mais baixo em comparação aos hotéis, o que é ótimo para quem vai fazer uma viagem em família. Elas também oferecem uma decoração personalizada, geralmente seguindo as tradições da região em que estão localizadas.

Conheça o Hotel Pousada do Rio Quente Resorts!

Agora que sabe o que é e conhece as diferenças, você já pode escolher entre um hotel ou pousada! Entretanto, se quiser garantir o aconchego e a tradicionalidade de uma pousada sem abrir mão da estrutura de um hotel na sua próxima viagem, o Hotel Pousada no Rio Quente Resorts é a melhor opção.

Localizado dentro complexo do Rio Quente, a aproximadamente 200 km da capital, esse hotel em Goiás oferece um clima superaconchegante para você aproveitar como quiser ao lado de quem ama. Nas instalações, você pode desfrutar de:

Acomodações

No Hotel Pousada do Rio Quente, é possível escolher entre quatro tipos de acomodações completas, desenvolvidas para oferecer o máximo de conforto aos hóspedes. 

  • Suíte Master: acomoda até quatro pessoas;
  • Suíte Família: acomoda até quatro pessoas e ainda pode contar com um berço para os pequenos;
  • Standard PNE: acomoda até duas pessoas e possui quarto adaptado para pessoas com necessidades especiais;
  • Standard Casal: acomoda até duas pessoas e também pode receber um berço para os pequenos.

Opções Gastronômicas

Além da variedade de acomodações, hospedando-se no Hotel Pousada, é possível desfrutar de diferentes opções gastronômicas. Entre elas, temos o Marolo Café, perfeito para tomar aquele cafezinho a qualquer momento do dia, já que fica aberto das 10h às 3h. 

Outra opção superapetitosa é a Sorveteria Bello Gelatto, com diversos sabores de dar água na boca. Também é possível desfrutar de um chopp geladinho no Clube Chopp Brahma ou fazer uma refeição completa no Restaurante de Cora e na Pizzaria Oliva.

Atrações

Quem se hospeda no Hotel Pousada do Rio Quente também pode se divertir entre as diversas atrações do complexo, que inclui o Parque das Fontes, com piscinas, duchas e ofurôs de águas termais; e o SPA Manacá, repleto de serviços para garantir o relaxamento do corpo e da mente. 

Além disso, quem escolhe o hotel garante acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos temáticos da América Latina. Demais, né?! Então, agora que você sabe qual é a melhor opção entre hotel ou pousada, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais e faça sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos