* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Depois de quase dois anos, o setor turístico do país está retomando gradualmente sua atuação. Nesse caminho, se você não vê a hora de colocar o pé na estrada, nada melhor do que ficar por dentro dos lugares liberados para viajar no Brasil.

Pensando nisso, a equipe do Rio Quente preparou um guia com algumas dicas de viagem, assim como uma lista dos melhores lugares para viajar no Brasil com segurança. Então, prepare seu bloco de notas e confira!

Retomada do turismo no Brasil

Trazendo um cenário nunca visto antes, a pandemia de COVID-19 transformou completamente os nossos hábitos e a maneira como vivemos, o que também atingiu muitos setores importantes do país, como o turismo.

Durante quase dois anos, fronteiras, estabelecimentos e pontos turísticos em diferentes estados passaram por restrições a fim de garantir a segurança de visitantes, moradores e funcionários.

Buscando retomar o setor, o Ministério do Turismo (Mtur) desenvolveu uma cartilha com diretrizes de segurança específicas. Em meio às normas, a implementação de protocolos de saúde e a utilização de mecanismos como o Selo Turismo Responsável visam garantir uma retomada mais segura e confortável.

Assim, com o avanço da vacinação, parte de hotéis e atrações turísticas reabriram, seguindo o estabelecido pelo Mtur. Por isso, se você deseja viajar, não perca tempo. Confira quais são os lugares liberados para viajar no Brasil em 2021 e aproveite!

5 destinos seguros para viajar

Quer saber quais são os destinos liberados para viajar com segurança no Brasil? Veja a lista que preparamos para você e escolha o lugar certo para seus dias de folga!

Alter do Chão - Pará

Situado em Santarém, no Pará, o município Alter do Chão é considerado um dos destinos localizados na região norte do país mais belos e seguros. Cercado pela exuberância da Floresta Amazônica, o distrito, pouco visitado, é banhado pelas belíssimas praias de água doce dos rios Tapajós e Arapiuns.

Costa do Sauípe - Bahia

No litoral norte da Bahia, quem deseja fazer uma viagem segura pode apostar no Resort da Costa do Sauípe. Localizado na cidade de Mata de São João, a 76 km de Salvador, o complexo de hotéis conta com diferentes atrações e oferece um sistema all inclusive perfeito para quem deseja relaxar sem preocupação.

lugares liberados para viajar no brasil

Aparados da Serra - Rio Grande do Sul

Reconhecido por abrigar um dos maiores paredões verticais da América Latina, o Cânion Itaimbezinho, no Parque Estadual de Aparados da Serra, é um ótimo lugar em meio à natureza para viajar durante a pandemia. Contando com paisagens fantásticas e muitas aventuras, o destino é surpreendente e vai encantar você.

Petrópolis - Rio de Janeiro

Petrópolis é uma cidade situada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida por abrigar uma enorme riqueza arquitetônica, cultural e histórica. Basicamente, o local é a escolha perfeita para quem quer aproveitar os dias de folga, aprendendo muito enquanto aprecia a beleza exuberante da Mata Atlântica.

Rio Quente - Goiânia

A cerca de 200 km da capital goiana, Rio Quente é um excelente destino para quem procura os melhores lugares liberados para viajar no Brasil. Envolvida pelas belezas do Cerrado brasileiro, a região é berço das famosas piscinas de águas termais e conta com um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Hot Park.

Cuidados para viajar durante a retomada

Agora que você já sabe quais são as opções mais seguras entre os lugares liberados para viajar no Brasil, que tal algumas dicas para garantir uma experiência ainda mais confortável? Veja a seguir os principais cuidados ao viajar na pandemia:

Siga os protocolos de saúde

Independente do destino da sua viagem, tomar alguns cuidados na pandemia é essencial. Por isso, siga sempre os protocolos de saúde estabelecidos na região. Assim, você garante mais proteção e pode curtir os dias de descanso com tranquilidade.

As normas costumam incluir o uso de máscara em ambientes coletivos e o distanciamento social. Fora isso, os estabelecimentos oferecem álcool em gel para a higienização das mãos e reduzem a capacidade de pessoas em determinadas atrações.

Dê preferência ao ecoturismo

Na retomada dos passeios, uma ótima alternativa é dar preferência para o ecoturismo. Isso porque nessa modalidade as atividades normalmente acontecem em lugares arejados, que diminuem o risco de contaminação e permitem que você recarregue as energias.

Evite períodos de alta temporada

Durante a alta temporada, que acontece nos meses de dezembro, janeiro e julho, o fluxo de pessoas em pontos turísticos aumenta. Por isso, evitar esse período é uma boa forma de curtir os lugares liberados para viajar no Brasil com mais segurança.

Opte por locais com o Selo Turismo Responsável

Uma ótima dica para viajar durante a retomada é optar por locais com o Selo Turismo Responsável. Desenvolvido pelo Mtur em 2020, ele atesta que os estabelecimentos turísticos possuem protocolos eficientes para a prevenção do coronavírus.

Para verificar quais lugares liberados para viajar no Brasil possuem o selo, basta acessar o site do próprio Ministério do Turismo. É só acessar a página de adesão e informar o estado, município ou tipo de atividade sobre a qual deseja consultar os dados.

Dessa forma, além de tomar todos os cuidados de higiene na pandemia, você se certifica de que o estabelecimento em questão também está seguindo as normas. Com isso, é só relaxar e desfrutar cada momento.

Venha conhecer o Rio Quente!

Depois dessas dicas e opções de lugares liberados para viajar no Brasil, deu vontade de planejar uma nova aventura? Não perca tempo e venha conhecer o Rio Quente!

Além de contarmos com o Selo Turismo Responsável, estamos seguindo todas as medidas de saúde orientadas pela OMS. Então, confira já nossos pacotes promocionais, aproveite os descontos e faça sua reserva.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central de Reservas

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia