Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor se tornou um evento de ofertas e descontos, bastante aguardado por lojistas e clientes. Mas, você já se perguntou qual é a sua origem?!

Para responder essa e outras perguntas sobre a importância do Dia do Consumidor, a equipe do blog do Rio Quente preparou este artigo recheado de informações. Venha com a gente e confira!

O que é o Dia do Consumidor?

Para começar, nada melhor do que entender o que é o Dia do Consumidor. Basicamente, trata-se de uma data promovida para destacar a importância dos direitos dos consumidores. 

Celebrado anualmente no dia 15 de março, o evento conta com a participação de varejistas do mundo inteiro. Entretanto, atualmente ganhou uma cara mais comercial, já que para homenagear os consumidores o comércio aproveitou a data para oferecer descontos, ofertas, promoções e condições especiais.

Dessa forma, a comemoração se tornou uma das datas mais importantes para o varejo, principalmente aqui no Brasil, onde é a segunda maior temporada de compras — atrás apenas da Black Friday.

Como surgiu?

Como surgiu o Dia do Consumidor? A data foi inspirada em um discurso feito no dia 15 de março de 1962 pelo então Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, direcionado ao Congresso. Nele, o presidente determinava que o comprador deveria contar com uma série de direitos na hora de adquirir um produto.

O discurso apontava entre os direitos fundamentais dos consumidores o direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido. A mensagem gerou inúmeros debates, e o dia tornou-se um símbolo. Somente em 1985, através da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o dia foi reconhecido mundialmente.

No Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Consumidor ajuda a movimentar a economia em um dos períodos mais fracos para o comércio. Inclusive, de acordo com dados da Ebit, o faturamento durante a semana do Dia do Consumidor em 2019 atingiu cerca de R$ 1,174 bilhão, um valor crescente. 

Todo esse sucesso é respaldado por um conjunto de regras, que asseguram os direitos do consumidor e estão presentes na própria Constituição Federal de 1988, através do artigo 5º.

Além disso, para garantir o direito dos clientes, foi instituído em 11 de setembro de 1990 o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O mecanismo foi estabelecido pela Lei nº 8.078/1990 e vigora em todo o Brasil desde 1991. 

Graças ao código, também surgiu o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o famoso Procon. O órgão formado em 1976 é responsável por proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores, fiscalizando os comércios e serviços de todos os estados e municípios do país.

mulher segurando sacolas de compras no dia do consumidor

Aproveite as ofertas e venha para o Rio Quente!

Agora que você já sabe um pouco mais do que se trata o Dia do Consumidor e como ele funciona no Brasil, que tal aproveitar o evento para garantir a sua viagem dos sonhos? Confira tudo o que rola no Rio Quente!

Semana do Consumidor

Durante a Semana do Consumidor, o complexo de hotéis do Rio Quente disponibiliza os mais diversos descontos. Entre as opções, é possível encontrar pacotes com datas, quantidade de diárias e até mesmo opções de lazer diferenciadas. 

Tudo isso planejado para que você possa economizar e ainda curtir ao lado de toda a família. E para garantir as ofertas, é muito fácil: basta acompanhar as novidades aqui no site ou através das redes sociais (Facebook e Instagram).

Corujão

Não tem como pensar nas promoções do Dia do Consumidor sem mencionar o Corujão do Rio Quente. Você com certeza já ouviu falar do corujão nas companhias aéreas, né? Aqui no Resort, em vez de passagens com descontos, você organiza a viagem dos seus sonhos com preços imperdíveis.

Para isso, é necessário ficar ligado no que rola no site, principalmente durante a madrugada. Se quiser, você também pode assinar a newsletter do complexo, para não deixar nada passar!

Conheça as instalações do complexo!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe o que vai garantir no próximo Dia do Consumidor? Se a ideia for uma viagem inesquecível, não deixe de conferir tudo o que o Rio Quente tem a oferecer!

Hospedagens

Localizado a cerca de 200 quilômetros da capital de Goiás, o complexo de hotéis oferece 5 opções incríveis de hospedagem: Rio Quente Cristal Resort, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino e Hotel Luupi. Todas contam com acomodações aconchegantes e completas, perfeitas para os seus dias de folga.

Atrações

Para quem quer se divertir, atrações não faltam! Entre elas está o Parque das Fontes, que abriga cerca de 8 piscinas com águas termais, além de duchas e ofurôs, uma opção perfeita para relaxar. Já o Hot Park disponibiliza mais de 22 atividades relaxantes, radicais e megadivertidas. Demais, né?

Segurança e conforto

E se o assunto é conforto e segurança, o Rio Quente é referência. Desde a retomada do turismo, o complexo segue todas as medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, não precisa se preocupar! Confira os pacotes promocionais e faça a sua reserva.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos