Quem ama colocar o pé na estrada e desbravar novos destinos dentro do Brasil, com certeza, já ouviu falar sobre turismo doméstico. Grande aposta do setor de turismo para retomada no pós-pandemia, o conceito se refere ao ato de turistar sem sair do solo nacional.

Se você ainda não sabe do que se trata ou não está familiarizado com o termo, não se preocupe. Separamos alguns detalhes para ajudar você a entender o que é turismo doméstico, como ele funciona e quais são os principais destinos para fazê-lo no país. Confira!

O que é turismo doméstico?

Ideal para quem deseja explorar os destinos nacionais, o turismo doméstico é uma modalidade crescente em todo o Brasil. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), ele nada mais é que um tipo de turismo em que os visitantes priorizam destinos nacionais em vez de internacionais.

Caracterizado por valorizar a cultura, a história e todos os traços locais, o turismo doméstico serve como uma forma de estimular o setor de turismo internamente. Além disso, ele garante inúmeros benefícios à população, fortalecendo o comércio e a economia. 

Para fazer um turismo doméstico, você pode escolher entre diversas finalidades. Decida se deseja algo mais cultural, de aventura ou se prefere somente desfrutar de dias de sossego. Em todos os casos, se quiser ficar por dentro de tudo que rola em solo brasileiro, assim como os costumes e os hábitos de povos locais, esse é o tipo de turismo perfeito para você!

Destinos para conhecer e fazer turismo doméstico no Brasil

Agora que você já sabe do que se trata o conceito, que tal descobrir alguns dos melhores destinos para fazer turismo doméstico no Brasil? Confira e decida o ponto de desembarque da sua próxima viagem.

Manaus - Amazonas

Conhecida pela biodiversidade, a capital amazonense é um ótimo lugar para quem deseja fazer turismo doméstico no Brasil. Berço das mais lindas paisagens, a região tem uma cultura rica e garante experiências únicas para toda a vida.

Envolvida por grande parte da Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical do mundo, o local surpreende até nativos. Assim, é uma ótima opção para a sua próxima viagem!

Porto Seguro - Bahia

Sendo oficialmente a primeira região a ser descoberta no Brasil, Porto Seguro faz parte da lista de destinos turísticos que todo brasileiro deveria conhecer. Localizado no sul do estado da Bahia, o local atrai e encanta inúmeros turistas durante todo o ano.

Tendo como principais atrações as praias paradisíacas, é um excelente lugar para quem busca desfrutar de um bom turismo doméstico. Se for para lá, não deixe de ir ao Centro Histórico e conferir pontos que moldaram a história do país.

Rio Quente - Goiás

Abrigando os mais lindos cenários do Centro-oeste brasileiro, o Rio Quente é um excelente destino para quem busca por descanso e diversão. A poucas horas de Goiânia, em Goiás, a região ainda é sede do maior parque aquático com águas naturalmente aquecidas da América Latina, o Hot Park. 

Reconhecido pelas piscinas de águas termais e pela incrível biodiversidade, o local é uma ótima pedida entre as opções para o turismo doméstico no Brasil. Assim, ele não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens!

Outros principais tipos de turismos

Além do turismo doméstico, o Ministério do Turismo (MTur) classificou outras diferentes modalidades que fazem parte e contribuem para o setor. Entre eles, estão:

Turismo de aventura

Entre os tipos de turismo, o turismo de aventura é ideal para quem gosta de uma boa adrenalina. Ele é caracterizado pela prática de esportes como trekking, mergulho, rafting e arvorismo. Essa modalidade é voltada a locais que favorecem atividades radicais e possuem estrutura para diferentes tipos de entretenimento.

Turismo gastronômico

Diferentemente do turismo doméstico, não se limitando aos destinos nacionais, o turismo gastronômico é um segmento designado a locais reconhecidos pela culinária. Então, se você gosta de experimentar novos sabores e garantir experiências únicas, não hesite em se jogar nessa!

Ecoturismo

Também conhecido como turismo ecológico, o ecoturismo é um segmento voltado para o meio ambiente. Basicamente, ele utiliza a sustentabilidade, o patrimônio natural e cultural, a preservação e a conservação dos lugares para garantir experiências diferenciadas aos viajantes.

Turismo cultural

Focado na imersão dos visitantes, o turismo cultural é uma modalidade ligada a áreas e eventos que valorizam as tradições locais. Ideal para quem deseja aumentar a bagagem cultural, ele está presente em regiões que contam com museus, catedrais, galerias de arte e sítios arqueológicos.

Venha turistar no Rio Quente Resort

Além de ser um excelente lugar para desfrutar do turismo doméstico no Brasil, o Rio Quente Resort garante diferentes atividades turísticas em um só lugar. Por isso, coloque esse destino em sua rota e venha desfrutar do melhor do turismo aqui!

Estamos seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pela Organização Nacional de Saúde (OMS), como disponibilização de álcool em gel e uso de máscara em ambientes coletivos. Então, é só conferir nossos pacotes promocionais e fazer já sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos