Presente em território brasileiro desde 2006, o turismo de experiência tem ganhado a atenção e o interesse dos viajantes. A nova forma de explorar lugares promete uma imersão cultural incomparável, resultando em lembranças inesquecíveis.
 
As viagens de experiência são vistas como ferramentas transformadoras, capazes de potencializar o envolvimento do visitante com o destino e de contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Pensando nisso, preparamos este artigo com detalhes sobre esse e outros tipos de turismo no Brasil. Confira e aproveite!

O que é turismo de experiência?

Mas afinal, o que é turismo de experiência? Ao contrário do turismo que estamos acostumados a praticar, o turismo de experiência foge do senso comum, que costuma se resumir a visitas a pontos famosos em determinada região, city tour e restaurantes renomados. 
 
Na verdade, o viajante que escolhe viver essa aventura tem a oportunidade de experienciar mais de perto a cultura local. Assim, adentra na realidade daquele povo e conhece suas histórias, costumes e tradições. 
 
Dessa forma, o turismo de experiência no Brasil (um país quase continental) é capaz de aproximar e encurtar diferenças. Tudo isso torna a viagem ainda mais importante e especial, repleta de aprendizados. 

Para entender melhor

Um dos exemplos de turismo de experiência são as visitas às regiões de uva e vinho, no Rio Grande do Sul. Inclusive, esse foi o ponto de partida desse tipo de turismo no Brasil. 
 
A região não costumava ser ponto de parada de turistas, mas, atualmente, o belíssimo local atrai vários viajantes. Assim, essa modalidade turística permite que todos conheçam mais a fundo a cultura gaúcha, que tem, entre seus destaques, uma das melhores produções de vinhos nacionais.

Outros tipos de turismo no Brasil

Além do turismo de experiência, é possível investir em diferentes tipos de turismo no Brasil. Cada um possui características distintas e proporciona diversas aventuras. Confira a seguir os principais tipos e escolha o seu favorito!

Turismo cultural

Para aqueles que são fãs de arte, história e arquitetura, o turismo cultural é o mais indicado. Aqui, o foco das visitas está nas igrejas, museus e demais patrimônios históricos. 
 
Nesse tipo de turismo, o visitante também aprende muito sobre a cultura de determinado povo, tanto no passado quanto nos dias atuais. No Brasil, os pontos mais proveitosos para turismo cultural são Olinda (PE) e Ouro Preto (MG). 

Ecoturismo

O ecoturismo é uma ótima opção de turismo para quem gosta de se conectar com a natureza. Seu objetivo é levar para os viajantes mais informação sobre o ecossistema, o meio ambiente, a fauna e a flora da região. 
 
Essa modalidade incentiva a conservação dos locais e a preservação do meio ambiente. Aqui, comumente são visitados rios, lagos, parques naturais, hotéis-fazendas e afins. Bons exemplos de destinos para o ecoturismo são Amazonas e Mato Grosso.

Turismo de estudo e intercâmbio

O objetivo desse tipo de turismo não é apenas conhecer uma região nova.  Na verdade, o visitante busca atividades e programas de aprendizagem que podem promover seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio de vivências interculturais.
 
Dessa forma, o turista, de fato, vive em meio a cultura local, conhecendo de perto toda a região e seu povo. Afinal, como o próprio nome sugere, a viagem por si só já é um objeto de estudo.

Turismo rural

O turismo rural, também conhecido como turismo de experiência rural, é praticado por fãs da vida no campo. Assim, eles podem  vivenciar, mesmo que por pouco tempo, o dia a dia em sítios e fazendas.
 
Normalmente, algumas das atividades desse tipo de turismo envolvem colher o próprio alimento, andar a cavalo, pescar, fazer trilhas em cachoeiras e, ainda, provar a comida feita no fogão à lenha.

Turismo de sol e praia

Um dos mais praticados pelos brasileiros, levando em consideração as várias praias do país, é o turismo de sol e praia. Ideal para quem gosta de sol e água fresca, geralmente é realizado nos meses de férias, com viagens ao litoral e aos resorts.

Turismo é no Rio Quente Resorts!

Gostou de saber mais sobre o turismo de experiência e as demais categorias? Então, que tal colocar todo esse aprendizado em prática no Rio Quente Resorts? Venha criar as melhores memórias com seus amigos e familiares em atrações envolvidas pelos mais lindos cenários do Cerrado brasileiro
 
Ao se hospedar no complexo de hotéis, você pode escolher entre cinco tipos de hospedagens incríveis: Rio Quente Cristal Resort, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino ou Hotel Luupi. Todas contam com acomodações aconchegantes e acesso às atividades do resort. 
 
Além disso, você poderá desfrutar de todos os benefícios das águas termais, naturalmente aquecidas. Assim, não tem como resistir, né?! Por isso, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais e faça sua reserva.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos