Você sabia que existem vários tipos de turismo? Isso acontece porque cada um tem suas preferências na hora de viajar. Seja para escolher os pontos turísticos, as atividades que vai fazer ou até mesmo os pratos típicos que vai provar. Além disso, essa classificação ajuda as Secretarias de Turismo a se organizarem melhor.

Existem alguns tipos de turismo sustentável, outros voltados para a culinária e até mesmo aqueles focados em atividades que dão um friozinho na barriga. Para ajudar a entender melhor sobre o assunto, o blog do Rio Quente separou seis exemplos dessa classificação. Está pronto para descobrir qual combina com você?

Ecoturismo: pelo bem do meio ambiente

O ecoturismo tem como objetivo conscientizar a população local e os visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente. Nele, os bens naturais da região, como florestas, praias, montanhas e lagos, são utilizados de forma responsável em atividades de lazer.

No Brasil, esse é um dos tipos de turismo mais popular. Isso se dá por conta da natureza vasta e diversificada presente no nosso país. No Rio Quente, por exemplo, o ecoturismo é presente em toda a estrutura do resort por conta do uso das águas termais na região.

Além disso, a gestão do resort disponibiliza diversas atrações, que focam em recuperar áreas ao redor e em todo município de Rio Quente. Você pode desfrutar o ecoturismo em atividades como tirolesa, ecopesca, rafting no Eko Aventura Park e muitas outras.

Turismo de aventura: para quem gosta de adrenalina

O turismo de aventura é uma opção para quem adora atividades radicais. Nele, você vai em atrações que envolvem algum desafio com risco controlado e assumido de forma consciente. Quem opta por esse modelo pode experimentar uma ótima sensação de liberdade e superação.

Uma das opções para quem quer fazer esse tipo de turismo no Brasil é o Rio Quente. O resort conta com atrações incríveis, que conectam as pessoas com a natureza e dão aquele friozinho na barriga. Tobogãs, tirolesas, rafting e mergulho são algumas das atividades disponíveis neste paraíso em Goiás.

Turismo cultural: um mergulho na história

Esse é um dos tipos de turismo que conecta você com a história da região escolhida para visitar. Quem opta por esse modelo tem um contato direto com os costumes da população local e está interessado em aprender tudo sobre o destino. É a escolha ideal para quem gosta de visitar museus, pontos turísticos, galerias e muito mais.

A pessoa que escolhe o turismo cultural ainda pode visitar eventos específicos para alguma época do ano, como festivais culinários. Esse tipo pode ser feito em qualquer destino, é só montar um roteiro que foque na história do local. No Rio Quente, por exemplo, você pode conhecer tudo sobre o Cerrado brasileiro.

Turismo de saúde: o bem-estar em primeiro lugar

Esse é um dos tipos de turismo focado em beneficiar a saúde, seja do corpo ou da mente. Aqui, o destino escolhido traz uma sensação de bem-estar e felicidade ao entrar em contato com a natureza ou qualquer ponto turístico oferecido pelo local.

Para relaxar, você pode fazer atividades como mergulho ou banho de sol. Esse modelo de turismo também pode ser feito em vários lugares, como é o caso do Rio Quente. O resort conta com águas naturalmente aquecidas e repletas de minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio, ótimos para saúde.

Turismo de sol e praia: entre em contato com a água

O turismo de sol e praia é um dos mais populares no Brasil, e com razão. Há muitas opções de lugares para quem quer se conectar com a água, a areia e a luz solar. É uma modalidade que cresce muito nos meses da alta temporada e em feriados prolongados.

Esse contato com a água não precisa ser necessariamente no mar. Lagos e rios também entram na classificação do turismo de sol e praia. É o tipo ideal para quem quer descansar em paisagens paradisíacas ou até mesmo praticar esportes que estejam ligados a essa parte da natureza.

Algumas atividades ligadas a esse turismo na praia são surf, futebol de areia, banana boat, mergulho, passeios de barco e até mesmo um simples banho de sol. No Rio Quente, você pode praticar surf nas águas aquecidas da Praia do Cerrado.

Turismo gastronômico: aproveite a culinária local

O turismo gastronômico é perfeito para quem gosta de explorar os diferentes tipos de culinária que existem no nosso país. Para montar um roteiro nesse modelo, você pode explorar lugares de produção, venda e consumo dos alimentos típicos da região.

Além de conhecer mais sobre a nossa cultura, a pessoa que escolhe esse turismo pode ajudar a população local ao consumir e comprar os produtos. No complexo do Rio Quente, você tem várias opções gastronômicas para provar todas as delícias da culinária brasileira.

Já sabe qual é o seu tipo de turismo?

Após entender esses seis tipos de turismo e suas características, que tal marcar sua próxima viagem em um paraíso goiano? O Rio Quente conta com atrações e restaurantes para você explorar todas as classificações que listamos. Além, é claro, de cinco opções de hotéis incríveis para escolher.

Prezando sempre pela sua segurança e conforto, o resort está seguindo todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos