Vai chegando junho, e com ele vem a comemoração mais querida de muita gente: a festa junina. É nesse momento que separamos nossa roupa xadrez e aproveitamos as comidas típicas dessa celebração. Para curtir ainda mais, é importante aprender como dançar quadrilha e montar a coreografia. 

O Blog do Rio Quente vai ensinar os passos de quadrilha para que você possa aproveitar ao máximo a comemoração. Além disso, vamos contar um pouco mais sobre o Arraiô, a festa junina do nosso complexo que acontece nos meses de junho e julho. Vamos pro arraiá?

Como surgiu a quadrilha?

Antes de aprender a dançar a quadrilha caipira, vamos entender mais sobre a sua origem. Criada na Inglaterra no século XIII, a dança se popularizou nos bailes da França em XVIII e se tornou uma verdadeira febre entre a nobreza europeia, incluindo Portugal.

Com a influência da corte portuguesa no Brasil, a quadrilha foi incorporada à nossa cultura no Rio de Janeiro, que era sede da monarquia. Depois de alguns anos, a dança passou a ser um sucesso entre o povo e foi sofrendo algumas alterações até chegar no estilo que conhecemos hoje.

Conheça todos os detalhes da quadrilha

Essa coreografia de festa junina é uma representação do casamento entre duas pessoas; é dançada em pares, sendo que o destaque sempre vai para o noivo e a noiva. Além dos dançarinos, temos um orador, que serve como o narrador da história e diz frases divertidas como:

  • Olha a cobra! É mentira!
  • Olha a chuva! Já passou!
  • O caminho da roça.

Além dos noivos, pode haver outros personagens para deixar o teatro ainda mais realista. Entre eles, estão o padre, o pai da noiva, o delegado e o juiz. Se você quer aprender como dançar quadrilha, saiba que a caracterização com roupas caipiras e coloridas, como chapéu de palha e camisa xadrez, é muito importante.

Na música caipira para quadrilha, alguns instrumentos são essenciais para a melodia certa, como a sanfona, o triângulo, o violão e a viola. A trilha sonora bem animada e regida pelo orador ajuda a integrar até quem está de fora da coreografia. 

Quais são os passos típicos de uma quadrilha?

Para aprender como dançar quadrilha e montar a sua coreografia, é preciso conhecer alguns passos tradicionais dessa festa. A nossa dica é usar a criatividade e criar uma sequência de passos que torne o momento divertido e superespecial. Confira alguns movimentos:

Balancê

Na quadrilha junina, o balancê é um passo em que todos balançam os braços e o corpo no ritmo da música. Ele se repete durante a coreografia e pode ser comandado para que apenas as mulheres ou homens façam em alguns momentos.

Olha o túnel

Sabendo o que é uma quadrilha, você sabe que é dançada em pares. Então, no passo “Olha o túnel”, as duplas ficam de frente uma para a outra e formam um túnel com as mãos. Depois, cada uma delas entra nesse corredor e sai do outro lado. É um movimento superdivertido. 

Caracol

Depois de formar uma grande roda, a noiva solta uma das mãos do noivo e segue puxando os demais para o círculo. Conforme eles se movimentam, essa corrente de pessoas forma um caracol. Quando chega no centro, ela faz o caminho inverso e recomeça a brincadeira.

Imagem de um grupo de pessoas vestidos com roupas típicas de Festa Junina para dançar quadrilha.

Qual é a ordem dos passos da quadrilha?

Se quiser seguir a quadrilha mais tradicional, existe uma ordem de passo para a coreografia. Antes de começar, as duplas montam uma fila e entram, se apresentando para o público. O orador vai guiar todo mundo, então é sempre legal estar atento a ele. Confira o roteiro mais comum para essa dança:

  • balancê;
  • cumprimento às damas;
  • cumprimento aos cavalheiros;
  • grande passeio;
  • túnel;
  • anavan;
  • caminho da roça;
  • olha a cobra!;
  • é mentira!;
  • caracol;
  • desviar;
  • grande roda;
  • coroar as damas;
  • coroar os cavalheiros;
  • damas ao centro;
  • grande roda;
  • despedida.
Viu como é fácil aprender como dançar quadrilha? O mais importante é que esse momento seja divertido para todos. Nada de se pressionar para que tudo saia perfeito. O mais legal é estar ao lado de pessoas queridas e aproveitar uma das festas mais amadas do Brasil.

Arraiô: a festa junina do Rio Quente!

Que tal curtir a festa junina em meio às belezas do Cerrado goiano? No Arraiô, isso é possível. Nesse evento incrível que rola no Rio Quente em junho e julho, temos uma programação completa com espetáculos, música ao vivo, casamento caipira, charadas e desafios itinerantes e muitos mais.

Para curtir o evento, basta se hospedar no Rio Quente nesses meses. Mas fique atento, já que a programação pode ser alterada sem aviso prévio. Para conferi-la e tirar dúvidas, acesse a nossa central de atendimento, as redes sociais ou o WhatsApp da Sol (assistente virtual da Aviva).

Durante a sua estadia, você pode escolher entre cinco opções de hospedagens. Todas têm regime de meia pensão, com café da manhã e jantar inclusos, além de acesso a atrações incríveis, como Hot Park e Parque das Fontes.

Então o que está esperando? Venha aprender como dançar quadrilha com a gente e tenha uma viagem segura e inesquecível. Isso, porque estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a covid-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira os nossos pacotes promocionais e agende a sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos