sa

Preparado para uma aventura que vai fazer você se encantar pelas paisagens naturais que o nosso querido Goiás tem para te oferecer?

Já adiantamos que, em comparação, é mais incrível que um piquenique de pamonha com pequi!

Você pode até achar que Goiás é só um lugar tranquilo, com cidades charmosas e um povo de coração aberto, que parece que já te conhece há séculos. Mas olha, por trás dessa aparência de sossego, tem um mundo subterrâneo esperando para você explorar. São as famosas cavernas de Goiás!

Já pensou, desbravar galerias secretas, cruzar passagens misteriosas e ficar pertinho de estalactites e estalagmites? E isso tudo debaixo da terra, no meio do cerrado goiano!

Então, tá na hora de planejar a viagem e preparar a mochila com água, lanterna, um lanchinho e muita disposição, porque a jornada pelo mundo subterrâneo goiano vai ser inesquecível. Vamos te contar tudo, cada cantinho desse universo subterrâneo. Vamos lá?

Para começar o passeio: quando visitar as cavernas em Goiás?

Escolher a hora certa de conhecer as cavernas em Goiás é igual a escolher a melhor hora para saborear uma chipa quentinha - faz toda a diferença! Lá no cerrado, a natureza tem suas peculiaridades, e não é diferente com as cavernas. Se você quer aproveitar ao máximo, fique de olho nessas dicas para saber quando é a hora certa de desbravar essas maravilhas subterrâneas:

Temporada de Chuvas? Nem pensar!

O cerrado é quente, de verdade, mas tem uma época do ano em que a chuva aparece com mais frequência. De novembro a março, chove bastante, fazendo com que as cavernas não fiquem tão convidativas assim. Isso porque a água que escorre pode dificultar o acesso e tornar as trilhas escorregadias. Ninguém quer levar um tropeção no meio do passeio, não é mesmo? Agora, se você quer pegar as cavernas na época mais segura, se programe para o período de maio a setembro, quando o cerrado está mais sequinho e o clima mais ameno.

É a época perfeita para você curtir as trilhas, explorar as formações rochosas e se sentir parte dessa natureza única que Goiás tem. Leve até um casaquinho, que pode bater um vento fresco lá dentro das cavernas, mas nada que um agasalho não resolva.

Dica de ouro: evite feriadão!

É a época em que mais pessoas resolvem curtir esse passeio, o que pode atrapalhar o clima da exploração. Se possível, tente agendar sua visita em datas mais tranquilas.

Bom...Agora você já sabe dos cuidados para levar em consideração sobre a natureza goiana, e entendeu que a hora certa de visitar as cavernas é na temporada seca, quando a chuva não atrapalha seu passeio, e as trilhas ficam mais firmes. Agora tire essa ideia do papel e se jogue nessa aventura subterrânea!

Ah! E se você estiver se perguntando o que é uma “chipa”? - que citamos ali no início -, aproveita pra dar uma olhada nesse nosso conteúdo sobre comidas típicas de Goiás! Juntar duas experiências no mesmo passeio vai fazer tudo ser ainda mais inesquecível.

Por que as cavernas de Goiás são tão únicas?

Sabe o cerrado que cobre boa parte de Goiás? Pois então, é isso que deu origem a essas cavernas incríveis. São formações rochosas que levaram anos e anos para se formar, cada gota de chuva e cada sopro de vento contribuindo para o resultado final. E a história é de arrepiar. Lá dentro dessas cavernas, você estará pisando onde antigamente povos indígenas e quilombolas faziam das cavernas suas casas e abrigos. Os registros que eles deixaram nas paredes das cavernas são como um recado direto do passado, é impressionante.

E fica de olho, que tem muito mais coisa boa para te contar sobre essas maravilhas escondidas em solo goiano!

O que as cavernas de Goiás se relacionam com o turismo esotérico?

Turismo cultural e turismo gastronômico você certamente já ouviu falar, não? Mas e quanto ao turismo esotérico? Porque as cavernas de Goiás têm um clima meio místico, então já dá para se preparar para muito mistério e energia positiva no seu passeio. Além de serem um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre a natureza e a história, também têm um lugarzinho especial no coração do pessoal que tem um estilo mais alternativo. Isso porque acredita-se que esses lugares carregam uma energia diferente, como se fossem um canal de conexão com dimensões escondidas e com forças misteriosas que você, geralmente, só vê em filmes.

E isso não é de agora, já tem um tempo que povos antigos usavam essas cavernas para rituais, meditações e práticas espirituais.

Hoje em dia, muita gente ainda gosta bastante de passear por essas cavernas, não só pelo visual e pela história, mas também para se conectar com essa energia boa que tem por lá. Se você se interessa pelo turismo esotérico, já tem mais um motivo para botar as botas e ir desbravar as cavernas de Goiás. 

Mas, se você não é assim tão esotérico, ainda dá para aproveitar o visual incrível, as formações únicas e a sensação de estar em um lugar que muita gente já usou como refúgio e palco de histórias antigas.

Existem lendas associadas às cavernas de Goiás?

Lago na entrada de uma caverna em Goiás, com pedras em primeiro plano e vegetação de cerrado ao fundo

Com o clima esotérico que comentamos, é claro que existem lendas sobre as cavernas de Goiás!

Enquanto você for se aventurar pelas formações rochosas únicas que Goiás tem a oferecer, prepare-se para se deparar com histórias que têm sido contadas por gerações. Cada caverna esconde seus próprios segredos e folclores que fazem parte da cultura local.

A gruta que sussurra

Dizem que nas profundezas de uma das cavernas mais famosas de Goiás, se você ouvir atentamente, pode captar sussurros suaves e misteriosos. Será a voz da natureza ou algo mais? Prepare-se para ouvir e tirar suas próprias conclusões.

Tesouros escondidos

Quem não ama uma boa história de tesouros perdidos? Algumas cavernas goianas têm sido associadas a lendas de piratas e exploradores que esconderam seus tesouros nas profundezas escuras.

Será que você vai ser o sortudo a encontrar uma riqueza escondida?

Guardiões do subterrâneo

Algumas lendas falam de seres misteriosos que habitam as cavernas, cuidando das riquezas escondidas ou protegendo os aventureiros desavisados.

Ao explorar essas maravilhas naturais, você pode até sentir a presença deles... ou será apenas sua imaginação brincando?

Encantos da noite

Em certas cavernas, a escuridão ganha vida com histórias de seres mágicos que emergem à noite para dançar e cantar. As lendas falam de festas subterrâneas incríveis. Quem sabe, em uma noite de lua cheia, você não ouvirá os acordes de uma música misteriosa ecoando pelas paredes? 

Então, o que você acha? As lendas fazem parte do passeio! E caso você goste do tema, a gente tem um conteúdo inteiro falando sobre as principais lendas de GoiásLembrando que, independentemente de acreditar nas lendas ou não, a verdade é que cada caverna de Goiás tem sua própria personalidade, com estalactites e estalagmites que parecem até de mentira - mas é claro que são todas obras da natureza.

Agora, é só pegar sua lanterna e embarcar nessa jornada inesquecível!

Algumas das principais cavernas em Goiás para conhecer:

Já que falamos das cavernas que carregam as principais lendas da região, chegou a hora de você saber mais sobre elas. Agora, falando de suas características reais!

Caverna dos Ecos

A Caverna ou Gruta dos Ecos, em Cocalzinho de Goiás, é simplesmente incrível. Com 1.275 metros de extensão entre suas entradas, e uma profundidade de cerca de 150 metros, ela é um convite para explorar os segredos do subsolo goiano.

Você vai caminhar por entre formações rochosas que têm mais histórias para contar do que você pode imaginar. São seis salões esperando por você: o Salão de Entrada dá as boas-vindas, enquanto o Salão das Nuvens já deixa você boquiaberto com a beleza natural. A Galeria Açu e a Galeria Mirim vão surpreender seus olhos e a Galeria do Lago, acredite, é o lugar onde está o maior lago subterrâneo da América do Sul, com uma extensão incrível de 300 metros.

Ainda, tem o Salão dos Morcegos, também conhecido como Salão das Catacumbas. O nome por si só já desperta a curiosidade, não é mesmo? E falando em curiosidade, não pense que vai sair correndo por esses salões. A Gruta dos Ecos oferece uma caminhada de cerca de cinco horas para aproveitar cada centímetro de suas formações de micaxisto.

Para os aventureiros de coração forte, o rapel é uma opção emocionante. E se o rapel não é exatamente o seu estilo, quem sabe dar um mergulho nas águas cristalinas do lago subterrâneo? Claro, sempre respeitando as medidas de segurança indicadas e com a companhia de guias experientes.

Fica a 208 km de Goiânia, pela BR-153, BR-414 e BR-070; e 70 km de Brasília, pela BR-070.

Caverna Terra Ronca

Imagine uma gruta de rochas dolomíticas e calcário que ganhou esse nome por causa do som peculiar do rio Lapa, que faz um ronquinho enquanto atravessa suas entranhas. Incrível, né?

Aqui vai um fato interessante: a Terra Ronca não é só uma caverna, mas sim duas! São dois pedacinhos de paraíso subterrâneo: Terra Ronca I e Terra Ronca II. Elas são como irmãs gêmeas com personalidades próprias. Juntas, formam um espetáculo que você não vai querer perder. E não para por aí: colunas gigantes, flores de cálcio, pérolas de calcário e até travertinos dão um toque único a esse cenário subterrâneo.

Você também vai encontrar uma pitada de história geológica. Há milhares de anos aconteceu um colapso épico ali, dividindo a caverna em dois pedaços. E a Terra Ronca, inteligente que é, virou uma aula viva da evolução das rochas.

Fica a cerca de 350 km de Brasília.

Caverna de São Mateus

Olha, essa aventura começa logo de cara. O acesso? Através de uma estreita fenda que quase some no meio das formações rochosas. E se você acha que isso é emocionante, espere só até dar uma espiadinha na descida íngreme que te aguarda.

É um lugar onde as formações rochosas internas são tão suaves que parecem feitas de algodão doce (ok, nem tanto, mas você entendeu o visual). E aqui, a escuridão não é amedrontadora, mas sim um convite para descobrir as imensas salas e galerias que mais parecem catedrais subterrâneas. A Caverna de São Mateus é a prova de que a natureza é uma mestra da arquitetura. Ela está lá, prontinha para te surpreender com suas formações únicas.

Se você está em Goiânia, é um pulinho de cerca de 218 km.

Caverna Angélica

Essa não é uma exploração comum, é uma travessia impressionante. Imagine 14 km de pura aventura, com direito a pernoite dentro da própria caverna?

Isso mesmo, você vai poder dormir entre as formações rochosas! A jornada leva cerca de 24 horas, seguindo o curso do Rio Angélica. É como se você estivesse seguindo o mapa que a natureza desenhou para você. E falando em desenho, espere até você conferir os salões inferior e superior da caverna. Sabe o que te espera lá dentro? Espelhos e cortinas naturais incríveis!

Cada passo é uma descoberta, cada olhar é um vislumbre de algo que você nunca viu antes. E o mais legal? A sensação de pernoitar no coração da terra, rodeado por suas maravilhas naturais.

Se você está pensando em partir de Goiânia, é uma viagem de aproximadamente 203 km.

Quais cuidados tomar para visitar as cavernas em Goiás?

Explorar as cavernas em Goiás é emocionante, mas também requer cuidados especiais para uma experiência segura e agradável.

Aqui estão algumas dicas essenciais para você aproveitar ao máximo a sua aventura:

Escolha cavernas adequadas: Procure informações sobre os níveis de dificuldade e extensão da exploração antes de chegar!

Use roupas e calçados adequados: Vista roupas confortáveis, preferencialmente roupas leves e de manga longa para se proteger de possíveis arranhões. Use calçados fechados e antiderrapantes, ideais para terrenos irregulares.

Leve uma lanterna: Apesar de algumas cavernas serem iluminadas naturalmente, é sempre bom ter uma lanterna de cabeça ou de mão como backup.

Protetor solar e repelente: Mesmo que você esteja entrando em um ambiente subterrâneo, algumas cavernas possuem áreas externas onde esses itens podem ser úteis.

Água e lanches leves: É claro que para aguentar os passeios sem perrengue você precisa se manter hidratado durante a exploração. Leve uma garrafa de água e alguns lanches leves para repor a energia.

Respeite o meio ambiente: Não toque, danifique ou retire as formações naturais. Leve uma sacolinha para juntar todo o lixo que você produzir para levar consigo e descartar certinho depois.

Medidas de segurança: Siga todas as instruções de segurança que os guias orientam. Não se separe do grupo e evite correr ou se afastar.

Agora que passamos essas dicas, fique com um checklist de itens essenciais que separamos para você:

  •  Roupas confortáveis
  •  Calçados fechados e antiderrapantes
  •  Lanterna de cabeça ou de mão
  •  Protetor Solar e Repelente
  •  Água e snacks
  •  Documentos pessoais
  •  Mochila ou bolsa pequena
  •  Kit de primeiros socorros
  •  Câmera ou Celular com bastante espaço para as fotos e vídeos
  •  Dinheiro em espécie

É importante lembrar que cada caverna pode ter requisitos específicos, então confira com antecedência com o guia ou operadora responsável!

Para fechar o passeio com um descanso merecido, Rio Quente espera por você!

Depois de cansar bastante nas cavernas, fazendo trilhas, rapel e toda essa aventura que você vai viver, que tal um descanso merecido?

O Rio Quente Resorts fica pertinho da capital de Goiás, a cerca de 174 km. Separe um tempo da exploração nas cavernas para relaxar em águas termais, ou para se divertir ainda mais no Hot Park, que é um parque de diversões aquático dentro do resort!

Estaremos esperando você por aqui com muita comida boa, diversão, piscinas de águas naturalmente quentes e tudo que há de bom!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos