* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Depois de tanto tempo em casa, você mal pode esperar para conhecer outros lugares, ter contato com a natureza e culturas diferentes, certo? Seja férias, seja um compromisso de trabalho, é um tempo para relaxar. Por isso, na hora de planejar sua viagem, é importante entender bem quais são as restrições de COVID

Caso esteja se perguntando se, em viagens nacionais, precisa de teste de COVID ou o porquê de alguns lugares exigirem seguro específico para cuidados com a pandemia, não se preocupe! A equipe do Blog do Rio Quente preparou esse conteúdo com informações sobre as restrições da COVID-19. Saiba mais!

Exigências para a entrada no Brasil

Muitos brasileiros que vivem no exterior passaram todo esse tempo de pandemia longe de seus familiares. Além disso, os estrangeiros querem conhecer nossas paisagens exuberantes. Por isso, na hora de marcar viagens para o Brasil, é importante observar o que é exigido para entrar.

O teste negativo de COVID é uma das exigências mais comuns. Ele deve ser do tipo RT-PCR, feito com uma espécie de cotonete para coletar secreção do nariz e da boca. A validade é de 72 horas antes de decolar. Portanto, fique sempre atento para marcar seu exame com antecedência!

O Brasil proíbe a entrada de pessoas que estejam sem a Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Esse formulário pode ser encontrado no site da Anvisa e também deve ter a mesma validade do teste. Tais restrições para viagens de avião se aplicam a pessoas de qualquer nacionalidade. 

Exigências para viagens internacionais

Se você vai para fora do Brasil, é importante observar sempre as restrições de viagem impostas por cada destino. A administração interna da pandemia é feita de maneira individual pelos países. Além disso, tente sempre prestar atenção nas orientações para visitar lugares. Afinal, é seu momento de relaxar!

Restrições leves

Nesse caso, é exigido que o passageiro esteja apenas com comprovante de vacinação ou resultado negativo de teste para COVID-19. A orientação é a mesma para voos ao Brasil, nos quais a testagem deve ser feita 72 horas antes de embarcar.

Restrições moderadas

Os países com restrições moderadas exigem as mesmas condições das leves, porém com o diferencial de precisar fazer uma quarentena ao chegar e ao voltar do seu destino. Sempre se atente a quanto tempo é exigido para programar sua viagem contando com esses dias a mais.

Restrições fortes

Em casos assim, há duas possibilidades. A primeira é que o país não está aceitando nenhum tipo de entrada de viajantes. Já a segunda são os lugares onde apenas cidadãos com a nacionalidade comprovada e estrangeiros que estejam dentro dos parâmetros impostos podem entrar.

Esses procedimentos permitem que pessoas estrangeiras que possuem algum tipo de conexão com o país destino, como residência, trabalho e estudo, possam retornar para continuar com a rotina. Além disso, alguns lugares permitem outras exceções, como no caso de diplomatas, atletas e quem vai realizar uma atividade essencial.


Seguro-viagem: como contratar para viajar na pandemia?

Outra restrição que os países vêm aplicando é relacionada ao seguro-viagem para COVID. Essa garantia já é conhecida por quem ama viajar, pois traz conforto para resolver possíveis contratempos relacionados à saúde e bagagens. Existem vários tipos de pacotes para se adequar a cada caso específico. 

Um seguro-viagem comum não tem cobertura para casos em que o viajante contraia a COVID-19. Por isso, as empresas especializadas aumentaram o alcance de seus pacotes para poder incluir os cuidados para a pandemia. Então, se for viajar, consulte os planos disponíveis para deixar você e sua família protegidos.

O que fazer se precisar cancelar ou adiar sua viagem

Imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para isso, principalmente na pandemia. Caso esteja com sintomas da COVID, você pode adiar ou cancelar sua viagem, enquanto faz o isolamento para se recuperar. As companhias aéreas estão oferecendo as seguintes alternativas:

  • Reembolso: o valor completo da sua viagem é devolvido na forma que escolher, em até trinta dias;
  • Remarcação: caso queira fazer a viagem, você pode adiá-la para outras datas;
  • Crédito: há também a opção de um crédito no valor que gastou para você poder usar durante um período.

É importante sempre avisar a companhia com antecedência, em casos de infecção. Isso garante que o contratempo seja resolvido com rapidez e você possa se recuperar com calma.  

Há também os voos que são cancelados devido ao lugar de destino e suas restrições de COVID. Nesses casos, a empresa deve notificar o passageiro e podem ser oferecidas as mesmas opções de situação de infecção.

Cuidados em viagens nacionais

Vai viajar pelo Brasil? Fique atento aos cuidados com a pandemia! Companhias aéreas e rodoviárias exigem o uso de máscara durante o trajeto, então é importante que você pesquise qual o modelo permitido para a sua viagem. Além disso, lembre-se sempre de manter o distanciamento, lavar bem as mãos e usar álcool em gel.

Embora não seja exigido exame para viagens nacionais, há um lugar que tem suas restrições de COVID próprias. Fernando de Noronha pede aos turistas que estejam com duas vias do teste negativo RT-PCR, uma para o embarque e outra para chegada. Ele deve ser realizado 48 horas antes da viagem.

Na chegada à ilha, alguns passageiros serão sorteados para realizar novo exame e todos os presentes deverão assinar um termo de responsabilidade para a estadia. Além disso, se for a Fernando de Noronha, precisará baixar o aplicativo “Dycovid - Dynamic Contac Tracing” e manter um controle diário enquanto estiver lá. 

Preparado para a sua próxima viagem?

Sabendo as restrições de COVID-19 e como viajar de forma segura, está ansioso para conhecer um lugar novo para relaxar, certo? Num dos lugares mais bonitos de Goiás, o Rio Quente oferece atrações para toda a família, seguindo as orientações para prevenção da COVID. Aproveite nossos pacotes promocionais e agende sua estadia!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - São Paulo

Grupos (WhatsApp) - Acima de 15 Ingressos