Pizzas, risotos, lasanhas e outras massas fazem parte do vasto repertório presente na culinária italiana. Famosa em todo o mundo, essa gastronomia possui características distintas, que marcam presença e destacam diferentes pratos.

Para você conhecer um pouco mais das particularidades e da influência da culinária italiana no Brasil, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

Curiosidades e características da culinária italiana

Com raízes traçadas no século IV a.C., a culinária italiana possui influências hebraicas, árabes e bizantinas da gastronomia etrusca, da antiga Grécia e Roma. Evoluindo ao longo dos séculos, juntamente da descoberta do Novo Mundo, a América, ela ganhou novos sabores, incluindo alimentos como batata, tomate e milho nos pratos. 

Bastante popular pelo mundo,  a cozinha italiana é conhecida pela diversidade. Isso porque, na Itália, cada região possui características culinárias próprias: primeiro, ao nível regional, depois, provinciano — daí a resposta para tantos pratos deliciosos! 

Por conta da influência mediterrânea, a gastronomia italiana possui uma forte presença de azeite de oliva, temperos, especiarias, hortaliças, frutas secas e oleaginosas. Inclusive, esses ingredientes foram bastante difundidos no Brasil graças aos imigrantes italianos.

No Brasil

Devido à qualidade e à variedade de pratos, a culinária italiana influenciou a gastronomia de diversos países. No caso do Brasil, isso aconteceu graças à imigração italiana, no período entre 1880 e 1930, no qual os imigrantes recém-chegados passaram a mesclar sabores e aromas típicos da terra natal com os ingredientes oferecidos pelo país.

Dessa forma, alimentos pouco populares começaram a compor a culinária brasileira. Entre eles, a berinjela (muito cultivada na Itália e encontrada em abundância no Brasil), o fubá (ingrediente principal da polenta e da broa, tradicionalmente italianos), os embutidos (a mortadela, por exemplo, surgiu na Itália há mais de 2 mil anos), o molho de tomate e até o pão feito de trigo.

Pratos mais famosos

Por ser tão famosa e popular, a culinária italiana possui pratos bastante aclamados pelo mundo.  Abaixo, listamos as opções mais conhecidas e amadas. Veja!

Spaghetti

Não tem como falar sobre os pratos italianos mais famosos sem citar o spaghetti. Originado na região de Campânia, no sudoeste da Itália, a massa é muito consumida em todo o país e no resto do mundo! O prato pode ser servido com diversos tipos de molho, sendo a versão mais famosa aquela que conta com tomate e manjericão.

Lasanha

Muitos povos criaram pratos semelhantes à lasanha antes da popularidade desse prato. Porém, foram os italianos que desenvolveram a receita que saboreamos e amamos hoje em dia! Assim como qualquer comida italiana típica, existem diversas variações de lasanha, sendo a mais popular aquela que leva molho bolonhesa com queijo e presunto.

Risotto

O risotto está entre as receitas italianas mais famosas. De acordo com estudiosos, o prato surgiu no Norte da Itália, por meio dos árabes, no século XI. Porém, a receita mais famosa, feita de arroz arbóreo, cebola, açafrão, vinho branco, manteiga, carne ou legumes e outros ingredientes, foi desenvolvida no século XVI, em Milão.

macarrão típico da culinária italiana servido em uma tigela

Restaurantes italianos para conhecer no Brasil

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características e os pratos mais famosos, que tal conferir nossa lista e descobrir onde saborear o melhor da culinária italiana no Brasil?

Aguzzo Cucina Italiana — São Paulo

Quem está à procura de um restaurante para comer comida italiana na região Sudeste do Brasil vai se apaixonar pelo Aguzzo Cucina Italiana. Oferecendo um ambiente com mesas espaçadas e decoração clássica, o local conta com deliciosos pratos típicos no cardápio, como antepastos, massas, carnes, risottos, frutos do mar, peixes e gelatos.

Cantina Pastasciutta — Rio Grande do Sul

No Sul do país, é possível encontrar as delícias da culinária italiana na Cantina Pastasciutta. Contando com uma decoração rica em detalhes, com as cores predominantes da bandeira italiana, verde, branco e vermelho, o local possui um cardápio vasto. Inclusive, você pode criar sua própria combinação de sabores, escolhendo entre as diversas massas e molhos.

Barbarico Bongiovanni — Pernambuco

Para quem quer saborear pratos italianos no Nordeste do Brasil, o restaurante Barbarico Bongiovanni é uma excelente aposta. Oferecendo um cardápio com variedade de embutidos, entradas, massas, molhos, cafés e sobremesas, o espaço é descontraído e superacolhedor.

Giardino Restaurante — Goiás

Se você deseja viver uma experiência única em um dos melhores restaurantes italianos no Brasil, não pode deixar de conhecer o Giardino Restaurante. Localizado no Centro-Oeste do Brasil, mas especificamente no complexo de hotéis do Rio Quente, o local conta com uma decoração contagiante, que remete às clássicas cantinas da Itália. 

Prometendo momentos inesquecíveis para toda a família, o espaço possui um cardápio variado, com pratos italianos tradicionais, além de sucos, refrigerantes e sobremesas para todos os gostos, servidos diariamente no café da manhã e no jantar. Tudo isso sem contar com a localização privilegiada, próximas às diversas atrações do Rio Quente. Demais, não é?

Venha saborear o melhor da culinária italiana no Rio Quente!

Quer aproveitar os dias de folga para relaxar em um paraíso de águas termais e ainda saborear o que há de melhor na culinária italiana? Então, não perca tempo e venha conhecer as instalações do Rio Quente Resorts.

Localizado a 200 km  da capital de Goiás, o nosso complexo conta com acomodações superaconchegantes e atrações para todas as idades, seguindo as medidas de prevenção orientadas pela OMS. Então, não deixe de conferir nossos pacotes promocionais e fazer sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos