Visão panorâmica da cidade de Goiás

Quem acompanha a gente por aqui sabe que nosso negócio e contar um pouco de tudo que há de mais incrível em Goiás, certo? E não tem como fazer isso sem falar de um bairro goianiense que carrega consigo as raízes profundas da história de Goiânia. Hoje, é dia de te levar para um passeio pelo bairro de Campinas.

Imagine caminhar por entre ruas movimentadas, onde o comércio se mistura ao trânsito agitado, mas que, acima de tudo, esconde tesouros históricos e locais muito emblemáticos! E talvez você não saiba, mas Campinas é o berço da história da capital Goiânia. Entre as movimentadas vias, você encontrará casas históricas e lugares que respiram a cultura e a alma do bairro.

Desde a Matriz de Campinas até o Mercado, a Praça Joaquim Lúcio e a Biblioteca Municipal Cora Coralina, há uma riqueza de experiências aguardando por você!

Explore conosco a história deste charmoso bairro goiano

Carinhosamente chamado de Campininha, o bairro com mais de dois séculos de vida, celebra orgulhosamente seus 214 anos em 2024.

No ano de 1810, um povoado conhecido como Arraial de Campinas ganhou destaque por sua natureza e as águas serenas do Rio Meia Ponte e do Córrego Cascavel. Por volta de 1843, surgiu a capela que viria a se tornar a famosa Matriz de Campinas. Com os padres alemães que chegaram à região convidados pelo bispo de Goiás, Campinas viu avanços significativos como a chegada da luz elétrica, até o estabelecimento de trabalhos em serralheria e a produção de vinhos, elementos que marcaram o progresso e o crescimento do local.

É assim, com suas raízes profundas entrelaçadas em cada esquina e construção, que Campinas conta sua história!

Conheça as riquezas da gastronomia de Campinas, em Goiânia

Bom, você precisa saber que o bairro não só transpira história, mas também é uma ótima opção para os amantes dos pratos típicos do estado. E vamos combinar que não há lugar melhor pra experimentar comida tradicional, que em um bairro repleto de tradição.

E o que você vai encontrar? Desde o sabor da gastronomia típica até pratos de diversas culturas, como culinária italiana, japonesa, árabe e muito mais! Se o seu paladar pede por novas experiências, não deixe de explorar os pratos locais nos restaurantes e bares da região.

E já fica aqui uma dica valiosa para você: a Avenida Anhanguera e a região central de Campinas são os polos gastronômicos que não podem passar batido durante a sua viagem!

Os pontos turísticos de Campinas tornam sua viagem ainda melhor

Um bairro com tanta história para contar, com certeza conta com pontos turísticos imperdíveis em sua visita. E para já deixar mapeado o que você precisa conhecer por lá, separamos alguns lugares importantes.

Estádio Antônio Accioly

O Estádio Antônio Accioly é um ícone esportivo de Campinas e um ponto de encontro para os amantes do futebol, principalmente para os torcedores do clube Atlético Goianiense. Mas, mesmo que você não seja torcedor deste time, vale a visita ao estádio! Confira se nos dias que você estiver por lá vai rolar alguma partida.

Partindo do centro da cidade, você vai seguir pela Av. Goiás em direção à Avenida Perimetral. Após cerca de 2,5 km, pegar à direita na Avenida Perimetral e continuar por mais 500 metros até avistar o Estádio Antônio Accioly, localizado no número 921.

Mercado Municipal de Campinas

Prato de arroz com pequi no Mercado Municipal de Campinas

Quem não adora fazer umas comprinhas no mercado municipal? Ainda mais se você está conhecendo uma região nova! Visitar mercados municipais é sempre uma aventura riquíssima. Seja para explorar os sabores e aromas da região ou para incentivar os produtores e produtoras locais, vale muito a pena. Nesse caso em específico, uma visita ao Mercado Municipal de Campinas é uma verdadeira imersão na culinária local, e também na variedade de produtos que refletem a riqueza da cultura e da gastronomia goiana.

Você vai encontrar corredores repletos de produtos frescos e tradicionais, com frutas típicas da região como pequi, por exemplo, além de deliciosos quitutes! Tudo isso enquanto se envolve com a agitação e a simpatia dos comerciantes locais.

As conservas e compotas do mercado são uma ótima opção de presente para quem não pode te acompanhar nessa viagem, então já fica aí uma dica valiosa!

O Mercado Municipal de Campinas fica na Avenida 24 de Outubro, número 929.

Basílica Matriz de Campinas

Vista de baixo para cima de uma das torres da Basílica Matriz de Campinas

Quando estiver em Campinas, reserve um tempo para conhecer a Basílica Matriz!

Ela é um marco histórico e cultural do bairro, com uma história que marca um capítulo importante de Goiânia. Para você ter uma ideia, a jornada da Matriz de Campinas remonta a 1843, 90 anos antes do nascimento de Goiânia. Naquela época, Campinas era conhecida como “Campininha das Flores”, um pequeno povoado no coração do interior de Goiás.

Ah, e a igreja hoje é a maior de Goiânia!

Para chegar lá saindo do centro da cidade, siga pela Av. Goiás em direção à Praça Cívica. Após aproximadamente 2 km, vire à direita na Rua Rio Grande do Sul. Continue por alguns metros até alcançar a Praça Santo Afonso, onde está localizada a Basílica Matriz de Campinas.

Biblioteca Cora Coralina

Dentro do antigo Palace Hotel, inaugurado em 1939, hoje você encontra a Biblioteca Municipal Cora Coralina. Este espaço é uma reverência à renomada poetisa vilaboense, uma das principais expressões culturais do Estado de Goiás.

Para você ficar por dentro de mais detalhes, saiba que o prédio da biblioteca, erguido no estilo Art Déco na década de 30, presenciou discursos significativos de notáveis políticos, incluindo os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.

A biblioteca fica na Avenida 24 de Outubro, número 120, e oferece um acervo impressionante com cerca de 23 mil livros! Vale a pena conhecer.

Catedral Metropolitana de Goiânia

Outro marco religioso significativo de Goiânia é a Catedral Metropolitana. Localizada na Praça Cívica, no centro da cidade, ela é um símbolo de fé e arquitetura imponente. Seu projeto, concebido pelo renomado arquiteto brasileiro Atílio Corrêa Lima, reflete uma mistura única de estilos, trazendo elementos do gótico e do modernismo.

A Catedral é um espaço de reflexão, fé e beleza arquitetônica. Então, além de ser um ponto turístico significativo, é também um local de importância religiosa para a comunidade local.

Parque Campininha das Flores

Você vai adorar conhecer o Parque Campininha das Flores. Além de ser uma homenagem ao início do vilarejo que se tornou o bairro mais tradicional de Goiânia, ele ainda conta com 32 mil metros quadrados de área e é o ponto de encontro para os moradores do bairro e regiões vizinhas.

Você vai encontrar pista de caminhada, um parquinho infantil para a diversão das crianças, uma estação de ginástica para exercícios ao ar livre, além de bancos de madeira para relaxar e curtir a natureza ao redor.

O Parque Campininha das Flores fica na Rua 18-B, s/n.

Praça Joaquim Lúcio

Localizada na Avenida 24 de Outubro, a Praça Joaquim Lúcio é um espaço que respira história e tradição! Ela precede até mesmo a própria fundação de Goiânia. Seu nome é uma homenagem ao coronel goiano nascido na cidade de Silvânia em 1853, um homem cujo legado ecoa nas ruas de Campinas até os dias atuais.

Então pode saber que a Praça Joaquim Lúcio é mais do que um espaço público, é um testemunho vivo da história e do amor dos moradores por esse bairro tão especial!

Confira este roteiro para ir do Setor Campinas em Goiânia até o Rio Quente Resorts

Agora, caso você esteja planejando esse passeio incrível pela capital goiana, por que não estender a viagem e passar uns dias inesquecíveis em um complexo de hotéis all inclusive, no coração do cerrado? E o melhor de tudo é que o Rio Quente Resorts fica pertinho de Goiânia.

Caso tenha batido a vontade, aqui está um roteiro para te guiar nessa viagem repleta de possibilidades!

Se você está pensando em pegar a estrada por conta própria, ótimo! Saindo de Campinas, você pode seguir pela GO-020 em direção a Bela Vista de Goiás. Depois, continue na GO-020 por aproximadamente 123 km até chegar a Caldas Novas. A partir de Caldas Novas, siga as placas indicativas para o Rio Quente Resorts, percorrendo cerca de 30 km pela GO-213. O trajeto dura, em média, 2 horas.

Agora, se você prefere relaxar e curtir a viagem sem se preocupar com a direção, há opções de ônibus ou transfers que fazem o percurso. Várias empresas de turismo oferecem esse serviço, com horários e preços variados. Entre em contato com uma das agências locais e viaje sem se preocupar com a logística.

Independentemente do meio de transporte escolhido, a jornada até o Rio Quente Resorts é repleta de belas paisagens. Aproveite o caminho e se prepare para uma experiência incrível em um dos destinos mais fantásticos de Goiás!

A sua viagem para a capital pode ficar ainda mais inesquecível. Vem conhecer o Rio Quente!

Vista panorâmica do complexo do Rio Quente Resorts

E aí, ficou com vontade de se jogar no centro da história de Goiânia? Então já comece a organizar essa viagem! E como falamos logo aqui em cima, as suas férias podem ficar ainda melhores.

Não deixe de vir para o Rio Quente Resorts. Nada melhor do que aproveitar a natureza local em sua melhor forma: relaxando nas piscinas de águas termais, ou se aventurando nas atrações do Hot Park.

Estaremos esperando você de braços abertos!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos