* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Organizar as malas pode ser uma das tarefas mais trabalhosas na organização da viagem. Afinal, precisamos levar roupas, acessórios, eletrônicos e outros itens essenciais sem ultrapassar o limite da bagagem de mão e da mala despachada.

Existem diversas regras relacionadas à bagagem de mão. Por isso, é importante saber quais itens podem ser levados e quais devem ser despachados. Assim, você evita imprevistos no momento do embarque. 

Então, se você quer viajar de avião com tranquilidade, confira as nossas dicas sobre preparação de malas. O Rio Quente vai te explicar o limite da bagagem de mão, os itens que podem ou não ser levados e até conselhos de planejamento de viagem. Veja mais!

A diferença entre bagagem despachada e bagagem de mão

A bagagem despachada nada mais é do que as malas de viagem com roupas, sapatos, acessórios e tudo o mais que levaremos para o passeio. No momento do check-in, elas são encaminhadas para o compartimento de carga do avião.

Ainda, o passageiro tem direito de levar uma bagagem de mão sem pagar taxas. Portanto, ela não é despachada e deve ser acomodada no bagageiro superior ou colocada sob o assento da frente — depende da orientação da companhia aérea com a qual você está viajando. 

Além disso, você pode levar mais uma bolsa ou mochila como item pessoal, acompanhando a bagagem de mão. Vale lembrar que o peso e a quantidade de bagagens permitidas são definidos pela companhia aérea. Então, verifique todas as normas da empresa antes de adquirir a passagem e organizar as malas.

O essencial para saber sobre bagagem de mão

Existem muitas dúvidas relacionadas à bagagem de mão: qual é o limite? O que pode levar? O que não pode levar na bagagem de mão? Como montar uma mala completa? Para responder suas dúvidas, separamos as principais informações para você não cometer nenhum erro. Confira abaixo:

Limite da bagagem de mão

O limite da bagagem de mão está relacionado às dimensões físicas e ao peso da mala. Segundo a  Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), as dimensões máximas da bagagem de mão — tanto para voos nacionais quanto internacionais — são 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Ou seja, qualquer bolsa, mala ou mochila que tenha dimensões iguais ou menores a essas pode ser levada dentro do avião. Além disso, o limite de peso para bagagem de mão definido pela ABEAR é 10 kg.

Entretanto, as companhias aéreas podem adotar padrões diferentes. Por isso, é válido consultar o site da empresa e verificar as indicações sobre o limite da bagagem de mão para voos nacionais e internacionais. Os preços podem variar até mesmo de acordo com qual classe você viaja.

limite bagagem de mão

O que levar na bagagem de mão

A bagagem de mão costuma ser usada para levar documentos, medicamentos e itens frágeis e importantes que você pode precisar durante o voo ou que podem quebrar no bagageiro.

Além disso, é permitido levar roupas, itens de higiene pessoal, smartphones, notebooks, livros, alimentos leves, travesseiros e cobertores, desde que não ultrapassem o limite da bagagem de mão estabelecido pela companhia aérea. Desse modo, você estará preparado caso a sua mala despachada seja extraviada.

Há também alguns itens com regras próprias que devem ser seguidas para maior segurança nos voos. Portanto, se você levar consigo objetos como lapiseiras, álcool em gel e bastão de selfie, fique atento às regras. Confira algumas delas:

  • Lapiseiras e canetas-tinteiro menores que 15 cm;
  • Lixas de unha metálica sem ponta perfurante ou aresta cortante e com o limite de 6 cm;
  • Em viagens internacionais, o transporte de líquidos só pode ser realizado em embalagens transparentes com até 100 ml;
  • Em voos domésticos, há o limite de cinco garrafas de bebida alcoólica de até 1 litro cada, que precisam estar lacradas e ter teor alcoólico inferior a 70%.

O que não levar na bagagem de mão

Além de saber qual o tamanho da bagagem de mão, é necessário estar ciente das regras que envolvem esse tipo de bagagem. Essa mala embarca com o passageiro, por isso, alguns itens não são permitidos. Confira alguns exemplos:

  • Armas e réplicas de armas;
  • Objetos cortantes ou pontiagudos (tesouras, canivetes, navalhas);
  • Substâncias inflamáveis, químicas, tóxicas e explosivas;
  • Instrumentos que possam ferir (martelo, bastões, alicate);
  • Em voos internacionais, substâncias líquidas devem ser armazenadas em recipientes transparentes de até 100 ml. Além disso, cada passageiro pode levar, no máximo, 1 litro de líquido, somando todos os recipientes da bagagem de mão.

Venha para o Rio Quente!

Agora que você já sabe o tamanho de mala para avião, o peso máximo e o que pode ou não levar, está pronto para embarcar na sua próxima aventura. O Rio Quente Resorts é o destino ideal para quem quer aliar diversão e descanso em uma mesma viagem!

Localizado na região de Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo, o Rio Quente aproveita totalmente as águas quentinhas. São piscinas sensacionais, ofurôs maravilhosos e vistas inesquecíveis! Além disso, o resort conta com spa e uma programação perfeita para você relaxar.

Há ainda uma novidade incrível: ao se hospedar no resort, você ganha acesso ilimitado ao Hot Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. Lá, você curte toboáguas fantásticos, a Praia do Cerrado e mais de 20 brinquedos. Então, escolha um de nossos pacotes promocionais e venha para o Rio Quente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

Demais localidades