Você sabia que a náusea é um dos contratempos mais comuns na hora de viajar? Ela afeta tanto as crianças quanto os adultos, que podem sentir incômodos nos passeios de carro, avião e ônibus. Por isso, uma das dúvidas mais comuns entre os passageiros é: o que fazer para não enjoar na viagem?

O enjoo de movimento, também chamado de cinetose, pode se manifestar com mal-estar ou, em casos mais severos, sudorese, dor de cabeça, palidez, tontura e até mesmo sensação de desmaio. Isso acontece porque, durante a viagem de ônibus, carro ou avião, o cérebro recebe informações confusas da visão, da audição e dos nervos periféricos. 

Para deixar sua viagem muito mais confortável, separamos algumas dicas incríveis para você aprender como evitar o enjoo durante os passeios. Então, pegue seu bloco de notas e confira!

1. Evite alimentos pesados e gordurosos

A primeira dica para prevenir o enjoo em viagem é ficar de olho na sua alimentação. Antes de sair, coma de maneira equilibrada. Você vai perceber que isso faz toda diferença para evitar o desconforto. 

Por exemplo, a maçã é uma aliada da saúde do seu estômago, já que ela elimina substâncias que causam mal-estar. A fruta pode ser consumida antes da viagem ou durante o trajeto, caso você se sinta doente. Outro alimento recomendado é o biscoito de água e sal. O amido presente nele ajuda na absorção dos ácidos. 

Lembre-se também de sempre ficar hidratado. A dica é manter uma garrafa de água fresquinha à mão. A seguir, listamos alguns alimentos que devem ser evitados pelas pessoas com predisposição à cinetose:

  • café;
  • bebidas alcoólicas;
  • bebidas gaseificadas;
  • alimentos que fermentam, como, brócolis, couve-flor, melancia, leite e derivados; 
  • refeições gordurosas;
  • doces.

    2. Tome cuidado no transporte

    Uma das principais dicas sobre o que fazer para não enjoar na viagem é escolher o melhor assento. Sempre que possível, prefira os bancos centrais em carros, ônibus ou aviões. Eles ficam em um ponto que balança menos, diminuindo o risco de você sentir náusea.

    Em casos de trajetos de carro ou ônibus, prefira manter as janelas abertas. A ventilação previne o mal-estar, evitando que você se sinta desconfortável durante o passeio. Por fim, é possível fixar os olhos em um ponto imóvel da estrada para impedir que eles fiquem em movimento.

    Imagem de um homem e uma mulher dentro de um carro

    3. Entenda os sinais do seu corpo

    Você sabia que o seu corpo dá sinais de que algo não está certo em viagens de avião, carro ou ônibus? Não existe uma fórmula correta para todas as pessoas. Afinal, algumas podem ler ou até mesmo trabalhar em movimento, enquanto outras ficam enjoadas com facilidade.

    Como você viu, a náusea acontece porque o cérebro entra em conflito com os sinais enviados pela visão. Os olhos pensam que você está parado, mas o labirinto passa a informação de que o seu corpo está em movimento. Assim, o organismo não entende qual das alternativas é a correta.

    É uma experiência particular de cada um, que pode se manifestar de diferentes formas. Por isso, para saber o que fazer para não enjoar na viagem, é importante conhecer as manifestações do corpo. Observe como ele reage aos estímulos durante o trajeto e evite reproduzir qualquer situação que seja um gatilho para a náusea.

    4. Use medicamentos apenas com orientação médica

    Uma solução prática é utilizar remédio para enjoo na viagem. Existem medicamentos específicos para isso, mas é importante só recorrer a essa alternativa com a orientação de um médico. 

    Lembre-se que o remédio é uma boa solução para casos mais extremos. Por isso, é fundamental seguir nossas dicas sobre o que fazer para não enjoar na viagem. Entender como o seu organismo se comporta, alimentar-se de forma adequada e hidratar-se antes do passeio faz toda a diferença!

    Conheça o Rio Quente Resorts!

    Agora que você já sabe o que fazer para não enjoar na viagem, que tal conhecer o Cerrado goiano com conforto? O Rio Quente conta com seis opções de hotéis e vários restaurantes incríveis para apreciar a culinária de Goiás e de outras regiões. Além disso, existem programas para todas as idades!

    No Rio Quente, está localizado o Hot Park, um parque aquático maravilhoso, com águas naturalmente aquecidas. Com mais de 15 atrações, ele fica no meio da natureza exuberante de Goiás. Quem se hospeda no resort, têm acesso ilimitado ao local

    Aqui, sua viagem é segura, pois seguimos todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, confira nossos pacotes promocionais e aproveite sua estadia nesse paraíso goiano!


    Quer falar com a gente?

    É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

    Central de reservas

    Capitais

    4000-1449
    (Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

    Demais localidades

    DDD + 4000-1449
    (Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

    Eventos