* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
O verão é a época perfeita para fazer passeios ao ar livre, especialmente em destinos que oferecem atrações com água — pode ser um parque aquático, uma praia ou belas cachoeiras. Para quem gosta de conhecer novas quedas d’água, é fundamental saber o que levar para a cachoeira para aproveitar o passeio ao máximo.

Neste artigo, vamos te mostrar itens essenciais que não podem faltar na sua mochila para um passeio na cachoeira. Lembrando que quem viaja com crianças deve ficar atento à idade e às necessidades especiais de cada uma delas. Vamos descobrir o que levar para a cachoeira? Confira!

Protetor solar

Item essencial em qualquer tipo de viagem, o protetor solar é um item de segurança que ajuda a tornar a sua viagem mais tranquila. Ele deve ser usado sempre que houver exposição solar por um período mais longo e seguindo as orientações do dermatologista.

Com o uso adequado do protetor solar, você elimina o risco de queimaduras e incômodos durante a viagem e pode aproveitar com tranquilidade os passeios ao ar livre. Lembre-se de que crianças e pessoas com condições especiais devem usar um produto adequado às suas particularidades. 

Repelente

Ao montar a lista com o que levar para a cachoeira, não se esqueça de incluir o repelente. Geralmente, as cachoeiras estão localizadas em matas, e os insetos vivem nesses espaços. Assim, o repelente reduz o risco de picadas e incômodos ao longo do passeio. 

Água 

Para garantir um passeio perfeito, não se esqueça da hidratação. A água é um item fundamental, especialmente se você for acessar um parque que oferece infraestrutura com restaurantes.

Para passeios longos, uma dica bacana é congelar a água dentro de uma garrafa plástica. Assim, o gelo vai derretendo aos poucos e você garante água gelada durante todo o seu passeio. 

Lanches

Outro item importante que não pode faltar são os petiscos, especialmente para quem vai fazer um passeio mais longo. Mas o que levar para comer na cachoeira

Dê preferência a alimentos mais leves, como sanduíches naturais, barras de cereal, frutas — frescas ou secas — e lanches que não precisem ficar acondicionados em baixa temperatura. 

Se você visitar um parque com cachoeiras que ofereça infraestrutura de alimentação, pode aproveitar os serviços disponíveis nesse local para comprar água e lanches. Sempre se informe antes sobre essa opção para que possa se preparar caso precise levar os itens de casa. 



Toalha

Toalhas de banho são itens essenciais em qualquer passeio que envolva água. Seja para quem quer saber o que levar para a cachoeira, para o parque aquático ou até mesmo para a praia. 

Opte por toalhas de banho pequenas e mais leves, já que será necessário transportá-las dentro da mochila durante a trilha. Lembre-se ainda de levar pelo menos duas sacolinhas plásticas para colocar as roupas e toalhas molhadas e as embalagens de lixo que você vai gerar. 

Roupas secas

Você pode fazer a trilha já usando a roupa para banho por baixo das suas roupas e levar peças de roupas limpas e secas na mochila. Em passeios que envolvem atividades com água, é essencial levar peças secas extras. 

Boné

Para se proteger do sol é recomendado usar um boné, chapéu ou outro acessório de proteção para a cabeça. Ele vai ser importante para trazer conforto durante o passeio, além de evitar dores de cabeça causadas pelo excesso de exposição solar.

Se você quer saber o que levar para a cachoeira, deve considerar não só os itens necessários para o banho, mas também aqueles que vão te trazer conforto durante o trajeto de caminhada e acesso ao local. O boné é um exemplo.

Óculos de sol

Por fim, se você está querendo saber o que levar para a cachoeira, não esqueça dos óculos de sol. O item traz conforto durante todo o seu passeio e oferece proteção para os olhos em ambientes muito iluminados.

Além de todos os itens acima mencionados, outra dica para quem vai aproveitar a visita à cachoeira é mergulhar na fauna e flora locais. Nesse caso, pode ser bacana levar itens como snorkel e/ou óculos de mergulho.

Por fim, passeios em cachoeira demandam uma atenção especial com relação aos calçados que serão utilizados. Alguns calçados não são indicados, como os chinelos de dedos, que não proporcionam aderência para caminhar nas trilhas e acessar os locais onde as cachoeiras se situam.

Use tênis adequados para as trilhas e calçados com solado específico para a água caso vá caminhar em pedras e trechos mais escorregadios, geralmente comuns no entorno próximo às cachoeiras. 

Você gostou de saber o que levar para a cachoeira? Então que tal começar a planejar a sua próxima viagem e viver uma experiência de conexão com a natureza? Conheça os nossos pacotes promocionais e aproveite as ofertas exclusivas que preparamos especialmente para você! 

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

Demais localidades