Se você ama esportes radicais, não pode deixar de conhecer o rafting. Garantindo muita emoção e adrenalina, a modalidade é megadivertida e pode ser praticada por toda a família. 

Pensando nisso, a equipe do blog do Rio Quente trouxe mais detalhes sobre o esporte para você. Leia este artigo e descubra o que é, quais são os benefícios e onde é praticado o rafting!

O que é o rafting?

Mas afinal, o que é o rafting? Considerada um esporte radical aquático, a modalidade é sinônimo de adrenalina e pode ser praticada por qualquer pessoa que deseja desbravar corredeiras a bordo de um bote. O objetivo é desviar dos obstáculos naturais que aparecem ao longo do percurso e remar até o destino final. 

A prática é ideal para reunir a família e os amigos, já que pode ser realizada em grupos de quatro a oito pessoas. Fora isso, a descida de rafting possui diferentes graus de dificuldade, portanto acomoda iniciantes e profissionais.

O principal desafio é ativar o espírito de coletividade e união, para que, juntos, os participantes consigam concluir o percurso. Normalmente, para garantir a segurança de todos, os envolvidos recebem equipamentos de proteção e são acompanhados até o fim por um instrutor de rafting.

Equipamentos do rafting

E quais são os equipamentos do rafting? Para assegurar a proteção e a diversão dos aventureiros, durante a descida é necessário utilizar capacetes com regulagem interna, colete salva-vidas com um sistema de fechamento com presilhas reguláveis e um flutuador para a cabeça.

Fora isso, você também conta com os remos, que servem para gerar os impulsos necessários para garantir a movimentação do seu bote, onde também deve haver uma corda de resgate — cabo elástico com cerca de 20 metros, utilizado em casos de queda na corredeira.

Quais são os benefícios do rafting?

Árvores, plantas, pássaros e a própria água são paisagens recorrentes que o rafting oferece ao longo do percurso. Esse contato é uma excelente aposta para melhorar a sua saúde física e emocional, já que a relação com a natureza traz uma experiência revigorante.

Além disso, entre os benefícios do rafting está a superação. Isso, porque durante a descida os participantes encontram diferentes desafios que propõem o enfrentamento de questões como medo e insegurança. A experiência também é ideal para criar memórias inesquecíveis e se desvencilhar das complicações do dia a dia.

Por ser um esporte que exige muito esforço físico, o rafting também proporciona uma grande queima de caloria e fortalece os músculos, principalmente bíceps e ombros. Isso acontece porque a modalidade demanda bastante empenho do participante, que deve manter o equilíbrio do bote.

rafting meio

Dicas para se preparar para o rafting!

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do rafting, que tal algumas dicas para se preparar para essa aventura? Venha com a gente e confira as nossas sugestões!

Alimente-se bem e use roupas confortáveis

No dia da descida, tente se alimentar bem. Afinal, você precisará de bastante energia durante o percurso, e o seu corpo deve aguentar o impacto da atividade. Além disso, caso tenha algum problema de saúde, faça uma consulta prévia com o seu médico para que não haja transtornos.

Antes de subir no bote, aposte também em roupas leves e confortáveis, como as peças de academia, pois elas secam rápido e mantêm o corpo protegido. Lembre-se também de investir em tênis que deem estabilidade e comodidade — não se esqueça que isso será necessário durante o percurso.

Leve os itens necessários na mochila

Quando estiver se preparando para a aventura, não se esqueça dos itens importantes e coloque-os em uma mochila. Entre os objetos, inclua filtro solar e repelente, já que a modalidade é realizada ao ar livre e com bastante exposição ao sol. 

Separe também um recipiente com água potável, porta-documentos, toalhas e peças de roupas secas para se trocar. Deixe uma sacola na bolsa para guardar as peças molhadas e aproveite a paisagem para registrar tudo em uma câmera com proteção contra a água.

Evite acessórios que podem enroscar ou machucar

Ao longo da aventura, evite utilizar acessórios como brincos, colares e pulseiras. Esses itens podem enroscar ou machucar, atrapalhando a diversão. A dica é deixá-los guardados em casa ou no hotel.

Como se jogar nessa aventura?

O primeiro passo para se jogar nessa aventura é procurar uma boa empresa de rafting no Brasil. Dessa forma, você e toda a sua família poderão se divertir sem preocupações ou riscos.

Entre as opções, o Hot Park é considerado um dos melhores lugares para fazer rafting. Afinal, no parque é possível encontrar uma infraestrutura adequada, com equipamentos seguros e em excelentes condições.

Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para se instalar no Rio Quente Resorts e garantir acesso ilimitado ao parque. Dessa forma, além de se aventurar, você pode relaxar em um paraíso de águas termais e ainda curtir acomodações superaconchegantes. Assim, não tem como resistir, né?

Então, não perca tempo! Aproveite os seus dias de folga e venha conhecer o rafting do Hot Park! Confira agora mesmo os nossos pacotes promocionais e faça já a sua reserva!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos