Na hora de planejar uma viagem, é importante ficar atento e se certificar que não está esquecendo nada. Nesse caminho, saber quais são os documentos para viajar de ônibus é fundamental.

Assim, você pode se preparar e garantir que tudo ocorra bem até chegar ao destino. Pensando nisso, a equipe do Rio Quente preparou um guia com mais detalhes sobre os principais documentos para viagem de ônibus! Confira.

Adultos

Vai viajar de ônibus sozinho, com a família ou com os amigos? Então, já separe seus documentos pessoais. Afinal, para embarcar rumo a diferentes destinos em território nacional, é obrigatório apresentar pelo menos um documento de identificação com foto. Entre eles, você pode optar por:

  • RG original ou cópia autenticada em cartório; 
  • identificação profissional da categoria trabalhista com foto emitida por órgãos reconhecidos em território brasileiro;
  • carteira de trabalho;
  • passaporte brasileiro;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • boletim que comprove roubo ou furto da identidade, emitido em até 30 dias antes da viagem.

Menores de 12 anos acompanhados

No caso de uma viagem com crianças menores de 12 anos, o processo é um pouco mais delicado. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os documentos necessários são:

  • carteira de identidade (RG), passaporte ou certidão de nascimento, caso acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • certidão de nascimento original e documento original com foto (RG), caso acompanhados pelos avós, bisavós, tios ou irmãos maiores de 18 anos;
  • modelo de autorização de viagem disponibilizado pelo Tribunal de Justiça, redigida pelos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida em cartório e identidade com foto (RG) ou certidão de nascimento, caso acompanhado de pessoas sem grau de parentesco;

Acompanhantes

Em relação aos acompanhantes, é obrigatória a apresentação de pelo menos um documento com foto indicado para adultos. Assim, é possível embarcar tranquilamente e comprovar o grau de parentesco em casos familiares.

Menores de 16 anos desacompanhados

Segundo o artigo 83 do Estatuto da Criança e Adolescente, nenhum menor de 16 anos pode viajar para fora da região em que reside desacompanhado dos pais ou sem a autorização judicial.

Dessa forma, para poderem transitar sozinhos em território nacional, é necessário que apresentem um documento com foto e a autorização dos pais conforme um formulário autenticado em cartório. Ele exige todos os dados dos responsáveis, como RG, CPF, endereço, telefone para contato e assinatura.

Maiores de 16 anos desacompanhados

Os adolescentes maiores de 16 anos podem circular por todo o país sem a autorização dos seus responsáveis legais. No entanto, é obrigatória a apresentação de documentos atualizados com foto na hora do embarque. Nesses casos, a certidão de nascimento não é aceita.

Descontos para crianças e estudantes

Quem vai viajar de ônibus com crianças, adolescentes ou estudantes pode garantir alguns descontos durante o processo. Entre eles, menores com até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que não ocupam assentos, estão isentos de pagamentos segundo a Lei nº 14.834/2016.

Além disso, de acordo com o Estatuto da Juventude, estudantes que comprovem baixa renda têm direito a 50% de desconto no valor das passagens. Para isso, basta apresentar o documento disponibilizado pela Secretaria Nacional da Juventude, o ID Jovem, dentro do prazo de validade, com uma carteira de identidade com foto na hora da compra.

documentos para viajar de onibus

Dicas para quem vai viajar de ônibus pela primeira vez

Agora que você já sabe quais documentos precisa para viajar de ônibus, que tal algumas dicas para garantir uma viagem tranquila? Prepare o bloco de notas e veja elas a seguir:

1. Mantenha os documentos em mãos

Ter os documentos para viajar de ônibus em mãos é um bom caminho para garantir uma viagem tranquila. Assim, sempre que precisar, você pode apresentar a identidade.

2. Prepare-se com antecedência

Organizar a viagem e se preparar mantém tudo conforme o planejado. Por isso, caso precise de alguns documentos para viajar de ônibus que sejam específicos, certifique-se que estarão prontos dentro do prazo e arrume tudo antes do grande dia.

3. Escolha roupas confortáveis

Não esqueça de escolher roupas confortáveis para enfrentar o percurso. Com isso, você pode ficar bem a vontade no caminho e aproveitar a viagem para apreciar a paisagem, ouvir uma boa música ou descansar.

4. Leve snacks e água

Além dos documentos para viajar de ônibus, uma coisa que não pode ficar de fora da sua bagagem são snacks e água. Dessa forma, se a viagem for muito longa, você pode encher a barriga e se manter hidratado. Lembre que existem companhias que fornecem esses produtos no avião, então a dica é verificar isso antes de embarcar.

5. Fique atento aos protocolos de proteção

Durante a pandemia, foram criados diferentes protocolos contra a Covid, a fim de manter a segurança dos passageiros durante uma viagem de ônibus. Por isso, fique atento às medidas de higiene adotadas pelas companhias e não esqueça a máscara de proteção.

Curta a viagem e venha conhecer o Rio Quente!

Gostou das dicas? Então que tal separar seus documentos para viajar de ônibus, fazer as malas e vir conhecer o Rio Quente Resorts? Aqui, você encontra as acomodações superaconchegantes e pode aproveitar o que há de melhor no Cerrado brasileiro.

Lembrando que estamos seguindo todos os protocolos de saúde orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, é só conferir nossos pacotes promocionais e fazer sua reserva.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos