Preparar as malas pode ser tão trabalhoso quanto todo o planejamento da viagem. Afinal, é preciso colocar tudo o que iremos precisar durante aquele período sem que isso ultrapasse o peso estabelecido pela companhia aérea.
Além disso, é preciso se atentar ao limite da bagagem de mão, afinal, os itens dessa pequena mala são tão importantes quanto os que estão na bagagem maior. E ninguém quer ter imprevistos no momento do embarque, não é mesmo?
Para que você não tenha dúvidas nem surpresas indesejadas quanto à bagagem de mão e a despachada, continue com a gente e descubra tudo para ter uma viagem perfeita!
O que é bagagem de mão?
A bagagem de mão é aquela que levamos dentro do avião sem pagar qualquer taxa. Ou seja, é aquela que não é despachada junto com as outras coisas que levaremos para a viagem.
Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou colocada sob o assento da frente — vai depender da orientação da companhia aérea com a qual você estiver viajando. Além disso, você pode levar mais uma bolsa ou mochila como item pessoal, acompanhando a bagagem de mão.
O que é bagagem despachada?
A bagagem despachada nada mais é do que as malas de viagem com roupas, sapatos, acessórios e tudo o mais que levaremos para a viagem. No momento do check-in, elas são encaminhadas para o compartimento de carga do avião.
O peso e a quantidade de bagagens permitidas são definidos pela companhia aérea. Portanto, quando reservar a sua passagem, verifique todas as normas da companhia escolhida antes de começar a fazer as malas.
Regras da ABEAR para limite da bagagem de mão
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, todas as companhias permitem que os passageiros levem, gratuitamente, pelo menos uma bagagem de mão. O limite de bagagem para voo nacional e internacional é o mesmo.
As dimensões máximas da bagagem de mão tanto para voos nacionais quanto internacionais adotadas pelas companhias aéreas são 55 cm x 35 cm x 25 cm.
Ou seja, qualquer bolsa, mala ou mochila que tenha dimensões iguais ou menores do que essas pode ser levada dentro do avião. Além disso, o peso máximo definido pela ABEAR é 10 kg.
O limite de líquido na bagagem de mão é de um litro por passageiro, sendo que cada líquido precisa estar em potes plásticos transparentes de até 100 ml.
O que podemos levar na bagagem de mão?
O ideal é utilizar o limite da bagagem de mão para levar documentos, medicamentos e itens frágeis e importantes que você pode precisar durante o voo ou que podem quebrar dentro do bagageiro.
Ainda assim, é permitido levar roupas, itens de higiene pessoal, smartphones, notebooks, livros, alimentos leves, travesseiros e cobertores, desde que não ultrapassem o limite de bagagem de mão estabelecido pela companhia aérea.
O que não podemos levar na bagagem de mão?
Apesar das regras sobre limite da bagagem de mão serem basicamente as mesmas para voos nacionais e internacionais, se você for viajar para outro país, verifique as normas do destino para não ter problemas no embarque e desembarque.
No geral, é proibido levar armas — sejam de verdade, réplicas ou de brinquedo — na bagagem de mão. Substâncias inflamáveis, explosivas, químicas, tóxicas e incendiárias também não são permitidas.
Além disso, materiais cortantes e materiais de construção, como martelos, furadeiras e chaves de fenda, estão proibidos.
Aproveite os pacotes do Rio Quente!
Agora que você já sabe tudo sobre o limite da bagagem de mão, é hora de colocar o conhecimento em prática escolhendo o destino de sua próxima viagem. Então, que tal aproveitar para conhecer o Rio Quente resorts?
Ao fazer uma viagem para o melhor resort do Brasil, você já irá contar com a vantagem dos pacotes de viagem que incluem passagem aérea e despacho de bagagem principal.
Além disso, quem não adoraria relaxar em piscinas de águas naturalmente quentes? Ou aproveitar as divertidas atrações do Hot Park enquanto descansa em hotéis confortáveis e sofisticados?
Não espere mais! Confira agora mesmo nossos pacotes promocionais, faça sua reserva e não se preocupe com sua bagagem de mão ou limite da despachada.